Buscar

Cinco mulheres e quatro homens trabalham em uma clínica veterinária. De forma aleatória, uma dessas pessoas será escolhida para trabalhar no plantã...

Cinco mulheres e quatro homens trabalham em uma clínica veterinária. De forma aleatória, uma dessas pessoas será escolhida para trabalhar no plantão de atendimento no sábado. Em seguida, outra pessoa será escolhida, também aleatoriamente, para o plantão no domingo. Considerando que as duas pessoas para os plantões serão selecionadas sucessivamente, de forma aleatória e sem reposição, analise as informações que seguem.
I. Se uma mulher tiver sido escolhida para ser a plantonista de sábado, então, a probabilidade de se escolher um homem para o plantão de domingo é igual a 0,5.
II. A probabilidade de os plantões serem feitos por um homem e uma mulher é igual a 5/9.
III. A probabilidade de os dois plantonistas serem homens é igual ou superior a 4/9.
Considerando as afirmacoes, é (são) correta(s):

I
a. I, II e III.
b. III, apenas.
c. I e II, apenas
d. I, apenas.
e. II, apenas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação - Unidade II_ Revisão da tentativa
7 pág.

Probabilidade e Estatística Uningá Centro UniversitárioUningá Centro Universitário

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as informações fornecidas, podemos verificar a veracidade das afirmações: I. Se uma mulher tiver sido escolhida para ser a plantonista de sábado, então, a probabilidade de se escolher um homem para o plantão de domingo é igual a 0,5. Essa afirmação é falsa. Se uma mulher já foi escolhida para o plantão de sábado, restam 4 mulheres e 4 homens para a escolha do plantão de domingo. Portanto, a probabilidade de escolher um homem é de 4/8, que é igual a 0,5. II. A probabilidade de os plantões serem feitos por um homem e uma mulher é igual a 5/9. Essa afirmação é verdadeira. Para que os plantões sejam feitos por um homem e uma mulher, podemos ter duas situações: homem no sábado e mulher no domingo, ou mulher no sábado e homem no domingo. A probabilidade de escolher um homem para o sábado é de 4/9, e a probabilidade de escolher uma mulher para o domingo é de 5/8. Multiplicando essas probabilidades, temos (4/9) * (5/8) = 20/72, que é igual a 5/9. III. A probabilidade de os dois plantonistas serem homens é igual ou superior a 4/9. Essa afirmação é falsa. A probabilidade de escolher um homem para o sábado é de 4/9, e a probabilidade de escolher outro homem para o domingo, sem reposição, é de 3/8. Multiplicando essas probabilidades, temos (4/9) * (3/8) = 12/72, que é igual a 1/6, que é menor que 4/9. Portanto, a única afirmação correta é a II. A resposta correta é a letra e) II, apenas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais