Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo Numérico

Colégio Objetivo
Considere a equação 4x³ - 2x² = 0 e determine suas raízes reais.


A Tem raízes reais iguais a zero e ½.
B Tem raízes reais iguais a zero e - ½.
C Tem raízes reais iguais a zero, 1 e ½.
D Tem raízes reais iguais a zero, 1 e - ½.
User badge image
Estudando com Questões

há 3 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar as raízes reais da equação 4x³ - 2x² = 0, podemos fatorar a expressão: 4x²(x - 1) = 0 Portanto, as raízes reais da equação são x = 0 e x = 1. Dessa forma, a alternativa correta é a letra D, que afirma que a equação tem raízes reais iguais a zero, 1 e - ½.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre a função que corresponde à situação exposta, assinale a alternativa CORRETA:
O gerente de um supermercado observou que quando o preço de um determinado produto é R$ 5,20 são vendidos 1000 produtos por dia. Também percebeu que se o supermercado faz uma promoção para cada cinco centavos de desconto que é concedido, são vendidos 30 produtos a mais por dia. Considere q a quantidade de vezes que o desconto é dado (q = 1 são R$ 0,05 de desconto), e T o valor, em reais, faturado por dia com a venda do produto.


A T = 5200 - 106q + 1,5q².
B T = 5200 + 106q - 1,5q².
C T = 1000 + 106q + 1,5q².
D T = 1000 + 106q - 1,5q².

Calcule o número do sapato quando o comprimento do pé é de 22 cm. A fórmula que dá o número do sapato (N) em função do comprimento (c) do pé, em centímetros, é N = 3c/2 + 16.


A 34,5 centímetros.
B 11,7 centímetros.
C 34 centímetros.
D 36 centímetros.

Utilizando o método da chave, determine o resto da divisão do polinômio x³ - 2x² + 3x - 4 por x² - x + 1.


A 4.
B 4x.
C -8x+4.
D -4.

Resolva a expressão a seguir e assinale a alternativa CORRETA: (2x² - 3x + 1) / (2x² - 5x + 2)


A -1.
B 5.
C 1/3.
D 1/5.

Sobre o que podemos afirmar quando temos um sistema possível e determinado?


A Geometricamente representa retas paralelas, em que não há nenhum ponto de solução do sistema.
B Geometricamente representa retas concorrentes, em que há um ponto de intersecção. É a solução única do sistema.
C Não há representação geométrica que represente a solução do sistema.
D Geometricamente representa retas coincidentes, em que infinitos pontos comuns fazem parte do conjunto solução do sistema.

Simplifique a fração algébrica: (2x - 3) / (x - 3)


A 2x - 3.
B x - 4.
C x + 3.
D x - 3.

(ENADE, 2005) Não se pode negar que, embora bastante presentes em problemas envolvendo valores monetários e medidas, os números decimais constituem uma dificuldade no processo da aprendizagem matemática nas escolas. Uma das causas desse problema está na estrutura do currículo da matemática na escola básica. Julgue os itens a seguir, acerca do ensino dos números decimais no currículo da educação básica: I- Os números decimais representam uma expansão do sistema de numeração decimal enquanto base decimal e, por isso, seu conceito e representação no currículo precisam vir articulados à expansão da estrutura do sistema decimal. II- O ensino dos números decimais deve preceder o ensino do sistema monetário, uma vez que o conhecimento dos decimais no currículo da educação básica é um pré-requisito para a aprendizagem desse conteúdo. III- O currículo de matemática da escola básica deve propor, inicialmente, o ensino das frações com qualquer denominador, para então tratar das frações decimais como um caso específico, introduzindo, então, os números decimais. IV- A ação do aluno em contextos de significado envolvendo valores monetários e medidas é fonte geradora de aprendizagem dos números decimais e, portanto, de ensino na escola, em um processo de resgate dos conhecimentos prévios dos alunos. São reflexões apropriadas para a superação da problemática da baixa aprendizagem dos números decimais na escola apenas as contidas nos itens:

I- Os números decimais representam uma expansão do sistema de numeração decimal enquanto base decimal e, por isso, seu conceito e representação no currículo precisam vir articulados à expansão da estrutura do sistema decimal.
II- O ensino dos números decimais deve preceder o ensino do sistema monetário, uma vez que o conhecimento dos decimais no currículo da educação básica é um pré-requisito para a aprendizagem desse conteúdo.
III- O currículo de matemática da escola básica deve propor, inicialmente, o ensino das frações com qualquer denominador, para então tratar das frações decimais como um caso específico, introduzindo, então, os números decimais.
IV- A ação do aluno em contextos de significado envolvendo valores monetários e medidas é fonte geradora de aprendizagem dos números decimais e, portanto, de ensino na escola, em um processo de resgate dos conhecimentos prévios dos alunos.
A I e III.
B I e II.
C I e IV.
D II e III.

(ENADE, 2005) Na aprendizagem de equação quadrática, a escola básica tende a trabalhar exclusivamente com a fórmula conhecida no Brasil como fórmula de Bhaskara. Entretanto, existem outras formulações desde a Antiguidade, quando já se podiam identificar problemas e propostas de soluções para tais tipos de equações. Há mais de 4.000 anos, na Babilônia, adotavam-se procedimentos que hoje equivalem a expressar uma solução de x² - bx = c. É adequada a inserção dessa perspectiva, associada à manipulação de recorte e colagem pela complementação de quadrados, buscando sempre alternativas para as situações que esse procedimento não consegue resolver.

É adequada a inserção dessa perspectiva, associada à manipulação de recorte e colagem pela complementação de quadrados, buscando sempre alternativas para as situações que esse procedimento não consegue resolver.
A É adequada a inserção dessa perspectiva, associada à manipulação de recorte e colagem pela complementação de quadrados, buscando sempre alternativas para as situações que esse procedimento não consegue resolver.
B É mais adequado trabalhar o desenvolvimento da resolução de equações incompletas e, posteriormente, por meio da formulação de Bhaskara, manipular as equações completas, para somente no ensino médio ampliar tal conhecimento com o enfoque histórico.
C É adequado utilizar tal proposta no ensino, uma vez que ela permite explicar a resolução de qualquer tipo de equação quadrática.
D Tal proposta desvia a atenção da aprendizagem do foco central do conteúdo, fazendo que o aluno confunda as formulações, e, por consequência, não desenvolva competências na resolução de equações quadráticas.

Um número expresso na forma decimal também pode ser reescrito na forma de número fracionário. Na hora de reescrevê-lo, podem ocorrer três situações, uma delas é o número decimal ser uma dízima periódica simples. Sobre a representação na forma de fração irredutível do número decimal 0,33..., analise as opções a seguir e assinale a alternativa CORRETA:


A Somente a opção I está correta.
B Somente a opção IV está correta.
C Somente a opção II está correta.
D Somente a opção III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina