Buscar

Questão 1 [0,5 pt] Determine o valor de k para que fX seja função densidade de uma variável aleatória cont́ınua X no intervalo [0; 3].

Essa pergunta também está no material:

CEDERJ - AP3 MÉTODOS ESTATISTICOS 2 2023.1
4 pág.

Métodos Estatísticos II Universidade Federal Rural do Rio de JaneiroUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para que fX seja uma função densidade de uma variável aleatória contínua X no intervalo [0, 3], é necessário que a integral da função fX nesse intervalo seja igual a 1. Portanto, podemos escrever a seguinte equação: ∫ fX dx = 1 A função fX é desconhecida, mas podemos supor que ela seja da forma fX(x) = k, onde k é uma constante. Substituindo na equação acima, temos: ∫ k dx = 1 Integrando a função k em relação a x, obtemos: kx = xk Agora, vamos calcular a integral no intervalo [0, 3]: ∫[0,3] k dx = k ∫[0,3] dx = k(x)|[0,3] = 3k - 0k = 3k Igualando a integral a 1, temos: 3k = 1 Dividindo ambos os lados por 3, encontramos o valor de k: k = 1/3 Portanto, o valor de k para que fX seja uma função densidade de uma variável aleatória contínua X no intervalo [0, 3] é 1/3.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image