Buscar

DOENÇA DE CROHN Caracteriza-se por inflamação intestinal do tipo transmural e padrão salteado, crônica, de etiologia parcialmente conhecida, que po...

DOENÇA DE CROHN
Caracteriza-se por inflamação intestinal do tipo transmural e padrão salteado, crônica, de etiologia parcialmente conhecida, que pode acometer qualquer segmento do trato digestivo, da boca ao ânus.
Etiologia
A DC é considerada idiopática, pois não se identificou até o momento um agente patológico específico.
Epidemiologia A doença de Crohn é reconhecida em todo o mundo, com maior incidência em países desenvolvidos.
Fisiopatologia
1.Fatores genéticos.
2.Fatores luminais, relacionados com microbiota intestinal, seus antígenos, produtos metabólicos e antígenos alimentares.
3.Fatores relacionados com barreira intestinal, incluindo aspectos referentes à imunidade inata e à permeabilidade intestinal.
4.Fatores relacionados com imunorregulação, tendo por base a imunidade adaptativa ou adquirida.
Um conceito importante é que nenhum desses aspectos de modo isolado explica a doença, mas a interação entre estes é o que realmente determinará sua ocorrência.
Fatores de risco
Idade ao diagnóstico < 30 anos;
Doença extensa, acometimento > 100 cm de intestino;
Acometimento de trato gastrointestinal alto;
Tabagismo;
Úlceras profundas;
Doença perianal;
Doença estenosante ou penetrante;
Cirurgia prévia;
Uso de corticoides no diagnóstico ou corticoependente.
Quadro clínico
Normalmente, manifesta-se com dor abdominal, diarreia crônica e fadiga. Perda de peso, sangramento intestinal, febre baixa, retardo de crescimento e constipação intestinal podem estar presentes. Também pode evoluir com complicações, como fistulização, abscessos, obstrução/ semi obstrução intestinal (estenoses) e perfuração intestinal.
Exame Físico:
Os sinais e sintomas da doença de Crohn são consequências da inflamação intestinal crônica e dependem de apresentação da doença, local de acometimento, extensão e grau de atividade inflamatória.
Exames complementares:
Colonoscopia / Endoscopia
Tomografia de abdome e pelve com enterografia (entero-TC) ou ressonância magnética de abdome e pelve com enterografia (entero-RM)
RM de pelve com ênfase no canal anal
Ultrassonografia intestinal


Essa pergunta também está no material:

Diferenças entre as doenças inflamatórias intestinais (1)
5 pág.

Sistemas Orgânicos Integrados IV Centro Universitário RedentorCentro Universitário Redentor

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A doença de Crohn é uma condição inflamatória crônica que afeta o trato digestivo, desde a boca até o ânus. Sua etiologia ainda não é completamente conhecida, mas fatores genéticos, microbiota intestinal, imunidade e outros aspectos podem estar envolvidos. A doença pode se manifestar com sintomas como dor abdominal, diarreia crônica, fadiga, perda de peso, sangramento intestinal, febre baixa, retardo de crescimento, constipação e outros. O diagnóstico pode ser feito por meio de exames como colonoscopia, endoscopia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia intestinal. É importante ressaltar que cada caso é único e o tratamento deve ser individualizado, podendo envolver medicamentos, mudanças na dieta e, em alguns casos, cirurgia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando