Buscar

A compreensão conceitual das medidas de posição e dispersão é de suma importância para o desenvolvimento do estudo estatístico. Muitos livros e cur...

A compreensão conceitual das medidas de posição e dispersão é de suma importância para o desenvolvimento do estudo estatístico. Muitos livros e cursos, porém, dão um enfoque demasiado na resolução dos algoritmos de cada uma dessas medidas. Tendo em vista esse entendimento, analise a relação a seguir, que trata do tempo de reação de jogadores: Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre medidas de posição e dispersão, afirma-se que o número em destaque na figura se refere a uma medida de posição porque:

a) há a possibilidade de representação dos dados em forma de um histograma, objeto matemático que mensura frequências de classes ou intervalos de classes.
b) esse número é definido a partir da moda do conjunto numérico, uma vez que a maior frequência encontrada é de 3 unidades.
c) Correta: trata-se da média de um conjunto, que é a representação de uma equiparação numérica entre os elementos do conjunto de dados. (Resposta correta)
d) o desvio padrão calculado nesse conjunto numérico é o que melhor representa a posição dos dados.
e) a amplitude total é a medida que melhor representa a posição dos dados, uma vez que leva em conta os valores extremos.

Essa pergunta também está no material:

Probabilidade e Estatística - AOL 2
5 pág.

Probabilidade e Estatística Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) porque a média é uma medida de posição que representa a equiparação numérica entre os elementos do conjunto de dados. A média é calculada somando-se todos os valores do conjunto e dividindo pelo número total de elementos. É uma medida de tendência central que indica o valor central do conjunto de dados. As outras alternativas não se referem a medidas de posição, mas sim a outras medidas estatísticas, como a moda, o desvio padrão e a amplitude total.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais