Buscar

Q4. Seja f(x) = − x4 / (x4 − 4). (a) (1 ponto) Determine os intervalos de crescimento/decrescimento de f, e os seus pontos de máximo/mı́nimo. (b) ...

Q4. Seja f(x) = − x4 / (x4 − 4). (a) (1 ponto) Determine os intervalos de crescimento/decrescimento de f, e os seus pontos de máximo/mı́nimo. (b) (1 ponto) Determine os intervalos onde f é côncava para cima/baixo e os seus pontos de inflexão. (c) (0,5 pontos) Caso existam, encontre as asśıntotas horizontais e verticais de f. (d) (0,5 pontos) Seja α ∈ (0, 1). Existe solução para a equação f(x) = α? Justifique. (e) (0,5 pontos) Esboce o gráfico de f usando (pelo menos) as informações obtidas nos itens (a), (b) e (c), justificando.
(a) Determine os intervalos de crescimento/decrescimento de f, e os seus pontos de máximo/mı́nimo.
(b) Determine os intervalos onde f é côncava para cima/baixo e os seus pontos de inflexão.
(c) Caso existam, encontre as asśıntotas horizontais e verticais de f.
(d) Seja α ∈ (0, 1). Existe solução para a equação f(x) = α? Justifique.
(e) Esboce o gráfico de f usando (pelo menos) as informações obtidas nos itens (a), (b) e (c), justificando.
Seja f(x) = − x4 / (x4 − 4).
f ′(x) = 16x3 / (x4 − 4)²
f ′(x) = 0 ⇒ x = 0
f ′(x) > 0 se x > 0 com x ≠ √2
f é crescente em (0, √2) ∩ (√2, +∞)
f ′(x) < 0 se x < 0 com x ≠ −√2
f é decrescente em (−∞, −√2) ∩ (−√2, 0)
x = 0 é ponto de mı́nimo local
f ′′(x) = −16x²(5x⁴ + 12) / (x⁴ − 4)⁴
f ′′(x) < 0 se x < −√2 ou x > √2
f é côncava para baixo em (−∞, −√2) ∩ (√2, ∞)
f ′′(x) > 0 se −√2 < x < √2
f é côncava para cima em (−√2, √2)
f não possui pontos de inflexão
x = ±√2 são asśıntotas verticais de f
y = −1 é asśıntota horizontal de f
−x⁴ / (x⁴ − 4) = α ⇔ x = ±4√(4α / (1 + α))
O gráfico de f possui um ponto de mı́nimo local em x = 0, e é crescente em (0, √2) ∩ (√2, +∞) e decrescente em (−∞, −√2) ∩ (−√2, 0). Além disso, f é côncava para baixo em (−∞, −√2) ∩ (√2, ∞) e côncava para cima em (−√2, √2). As asśıntotas verticais são x = ±√2 e a asśıntota horizontal é y = −1.
Existe solução para a equação f(x) = α se, e somente se, 0 < α < 1.

Essa pergunta também está no material:

ma111-prova2-5a-t-gabarito
7 pág.

Cálculo I Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

(a) Para determinar os intervalos de crescimento e decrescimento de f, precisamos analisar o sinal da sua derivada f'(x). Temos que f'(x) = 16x³ / (x⁴ - 4)². Para encontrar os pontos críticos, igualamos a derivada a zero: f'(x) = 0 ⇒ x = 0. Podemos notar que a função não possui outros pontos críticos, pois o denominador nunca é zero. Agora, vamos analisar o sinal da derivada em cada intervalo determinado pelo ponto crítico x = 0 e pelos pontos de descontinuidade x = ±√2. Temos que f'(x) > 0 se x > 0 com x ≠ √2 e f'(x) < 0 se x < 0 com x ≠ −√2. Portanto, f é crescente em (0, √2) ∩ (√2, +∞) e decrescente em (−∞, −√2) ∩ (−√2, 0). O ponto crítico x = 0 é um ponto de mínimo local. (b) Para determinar os intervalos onde f é côncava para cima e para baixo, precisamos analisar o sinal da segunda derivada f''(x). Temos que f''(x) = −16x²(5x⁴ + 12) / (x⁴ − 4)⁴. Para encontrar os pontos de inflexão, igualamos a segunda derivada a zero: f''(x) = 0 ⇒ x = ±√(2√5 / 5) ou x = ±√(−2√5 / 5). Podemos notar que a função não possui pontos de inflexão, pois os pontos encontrados não pertencem ao domínio da função. Agora, vamos analisar o sinal da segunda derivada em cada intervalo determinado pelos pontos de descontinuidade x = ±√2. Temos que f''(x) < 0 se x < −√2 ou x > √2, e f''(x) > 0 se −√2 < x < √2. Portanto, f é côncava para baixo em (−∞, −√2) ∩ (√2, ∞) e côncava para cima em (−√2, √2). (c) Para encontrar as assíntotas horizontais e verticais de f, precisamos analisar o comportamento da função quando x se aproxima de infinito ou de pontos de descontinuidade. Temos que lim x → ±∞ f(x) = −1, portanto y = −1 é uma assíntota horizontal de f. Além disso, temos que lim x → ±√2 f(x) = ±∞, portanto x = ±√2 são assíntotas verticais de f. (d) Para encontrar se existe solução para a equação f(x) = α, precisamos analisar o comportamento da função em relação a α. Temos que −x⁴ / (x⁴ − 4) = α ⇔ x = ±4√(4α / (1 + α)). Podemos notar que a equação tem solução se, e somente se, 0 < α < 1. (e) O gráfico de f possui um ponto de mínimo local em x = 0, e é crescente em (0, √2) ∩ (√2, +∞) e decrescente em (−∞, −√2) ∩ (−√2, 0). Além disso, f é côncava para baixo em (−∞, −√2) ∩ (√2, ∞) e côncava para cima em (−√2, √2). As assíntotas verticais são x = ±√2 e a assíntota horizontal é y = −1. Podemos esboçar o gráfico de f usando essas informações.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais