Buscar

O reducionismo acerca da prática do exercício físico leva qualquer indivíduo a acreditar que possui habilidades e competência para prescrever um pr...

O reducionismo acerca da prática do exercício físico leva qualquer indivíduo a acreditar que possui habilidades e competência para prescrever um programa de atividade física. Esse reducionismo levou a acreditar que a capacidade aeróbia deve ser treinada a partir de caminhadas e corridas. De acordo com as diretrizes para prescrição de atividade física para os idosos, uma das capacidades físicas necessárias para compor um programa de atividade física para essa população é a capacidade aeróbia. 

Considerando a reflexão apresentada, assinale a opção correta.

Grupo de escolhas da pergunta



As diretrizes acerca da prescrição do exercício aeróbio para idosos mencionam que a capacidade aeróbia deve ser preconizada mantendo intensidade alta com grande volume, pois a capacidade aeróbia em idosos surte efeito apenas quando trabalhada em grandes intensidades e volumes. Sendo assim, sugere-se sempre a execução em equipamentos ergométricos.


A capacidade aeróbia se dá principalmente pela corrida, assim, a pessoa idosa, mesmo que com baixa intensidade e curto espaço de tempo, deve realizar a corrida. Deve-se priorizar a corrida em esteira rolante, pois o controle da velocidade permite ajustar de maneira adequada a intensidade desejada, pois, em ambiente externo, o controle da intensidade não é possível.


A capacidade aeróbia, principalmente para as pessoas idosas, deve ser estimulada por caminhadas de baixa intensidade e curta duração, preservando, assim, a segurança dos idosos. Evitar esteira rolante, pois ela potencializa a incidência de quedas. Sendo assim, a melhor recomendação é que as caminhadas sejam realizadas em espaços planos e cobertos.


A capacidade aeróbia em idosos pode ser preconizada por qualquer tipo de atividade, entre elas, danças, lutas e esportes coletivos e individuais. Porém deve-se respeitar a intensidade, que pode ser controlada pela frequência cárdica. A recomendação é de que a frequência cardíaca alvo de treino deve estar entre 90 e 95% da frequência cardíaca máxima.


De acordo com as diretrizes de prescrição de exercício para idosos, a capacidade aeróbia deve ser estimulada, porém, não necessariamente deve ser realizada pela caminhada ou corrida. Existem diversas maneiras de trabalhar a capacidade aeróbia, porém devemos nos atentar na intensidade e no volume do exercício escolhido.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A opção correta é: "De acordo com as diretrizes de prescrição de exercício para idosos, a capacidade aeróbia deve ser estimulada, porém, não necessariamente deve ser realizada pela caminhada ou corrida. Existem diversas maneiras de trabalhar a capacidade aeróbia, porém devemos nos atentar na intensidade e no volume do exercício escolhido."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais