Buscar

De acordo com Brasil (2002), a rotulagem é toda e qualquer inscrição, legenda, imagem ou matéria descritiva, gráfica, escrita, impressa, estampada,...

De acordo com Brasil (2002), a rotulagem é toda e qualquer inscrição, legenda, imagem ou matéria descritiva, gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, litografada ou mesmo colada sobre as embalagens de alimentos. Sobre a apresentação das proteínas na rotulagem de alimentos, assinale a alternativa correta:

A ANVISA é órgão brasileiro responsável pela regulamentação da rotulagem nutricional dos alimentos, a qual tornou obrigatória a declaração do valor energético, do conteúdo de lipídios e carboidratos dos alimentos, sendo facultativa a opção da apresentação do teor de proteínas.
A legislação brasileira permite critério de arredondamento e admite uma variabilidade de 20% na informação nutricional, autorizando a obtenção dos dados de nutrientes por meio de análises físico-químicas ou por meio de cálculos teóricos baseados na fórmula do produto. (Alternativa correta)
As proteínas não apresentam valor calórico, por isso não são contempladas no cálculo do valor energético dos alimentos.
As proteínas devem ser apresentadas na embalagem conforme a sua classificação e especificadas como proteínas simples, conjugadas ou derivadas, além da quantidade em gramas de proteínas presentes em cada grupo.
a) A ANVISA é órgão brasileiro responsável pela regulamentação da rotulagem nutricional dos alimentos, a qual tornou obrigatória a declaração do valor energético, do conteúdo de lipídios e carboidratos dos alimentos, sendo facultativa a opção da apresentação do teor de proteínas.
b) A legislação brasileira permite critério de arredondamento e admite uma variabilidade de 20% na informação nutricional, autorizando a obtenção dos dados de nutrientes por meio de análises físico-químicas ou por meio de cálculos teóricos baseados na fórmula do produto. (Alternativa correta)
c) As proteínas não apresentam valor calórico, por isso não são contempladas no cálculo do valor energético dos alimentos.
d) As proteínas devem ser apresentadas na embalagem conforme a sua classificação e especificadas como proteínas simples, conjugadas ou derivadas, além da quantidade em gramas de proteínas presentes em cada grupo.

Essa pergunta também está no material:

Bromatologia II
5 pág.

Bromatologia UNIBFUNIBF

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) A legislação brasileira permite critério de arredondamento e admite uma variabilidade de 20% na informação nutricional, autorizando a obtenção dos dados de nutrientes por meio de análises físico-químicas ou por meio de cálculos teóricos baseados na fórmula do produto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais