Logo Passei Direto
Buscar
Sobre os métodos químicos de análise de vitaminas, assinale a alternativa correta.

As vitaminas são consideradas substâncias estáveis a diversos parâmetros como pH, temperatura, presença de luz e oxigênio, o que facilita os procedimentos de identificação e quantificação dessas substâncias.
O método para a determinação da vitamina E baseia-se na redução de íons ferro (III) e posterior quelação do ferro (II) com α-α′-dipiridila para determinação de tocoferóis e tocotrienóis. Previamente à reação colorimétrica, a amostra deve ser saponificada para eliminar os lipídios presentes, liberar os tocoferóis e hidrolisar os ésteres de tocoferóis.
Os métodos químicos são considerados mais precisos e eficientes para análise de vitaminas, quando comparados aos espectrofotométricos, devido à possibilidade de eliminar substâncias interferentes.
A preferência pela utilização de métodos químicos para a análise de vitaminas é justificada pela padronização de um único método capaz de analisar todos os tipos e grupos presentes nas amostras de alimentos.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. As vitaminas são consideradas substâncias estáveis a diversos parâmetros como pH, temperatura, presença de luz e oxigênio, o que facilita os procedimentos de identificação e quantificação dessas substâncias. Falso. Muitas vitaminas são sensíveis a esses parâmetros, especialmente a luz e o oxigênio, o que pode dificultar sua análise. II. O método para a determinação da vitamina E baseia-se na redução de íons ferro (III) e posterior quelação do ferro (II) com α-α′-dipiridila para determinação de tocoferóis e tocotrienóis. Previamente à reação colorimétrica, a amostra deve ser saponificada para eliminar os lipídios presentes, liberar os tocoferóis e hidrolisar os ésteres de tocoferóis. Verdadeiro. Esta descrição está correta e reflete o método utilizado para a análise da vitamina E. III. Os métodos químicos são considerados mais precisos e eficientes para análise de vitaminas, quando comparados aos espectrofotométricos, devido à possibilidade de eliminar substâncias interferentes. Falso. Os métodos espectrofotométricos são frequentemente utilizados e podem ser muito precisos, além de serem mais simples e rápidos em muitos casos. IV. A preferência pela utilização de métodos químicos para a análise de vitaminas é justificada pela padronização de um único método capaz de analisar todos os tipos e grupos presentes nas amostras de alimentos. Falso. Não existe um único método químico que seja capaz de analisar todos os tipos e grupos de vitaminas, pois cada vitamina pode exigir métodos diferentes. Com base nas análises, apenas a afirmativa II está correta. Portanto, a alternativa correta é: b) Apenas a afirmativa II está correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b) Apenas a afirmativa II está correta. A afirmativa I está incorreta, pois as vitaminas são substâncias sensíveis a diversos parâmetros como pH, temperatura, presença de luz e oxigênio, o que dificulta os procedimentos de identificação e quantificação dessas substâncias. A afirmativa II está correta, pois o método para a determinação da vitamina E baseia-se na redução de íons ferro (III) e posterior quelação do ferro (II) com α-α′-dipiridila para determinação de tocoferóis e tocotrienóis. Previamente à reação colorimétrica, a amostra deve ser saponificada para eliminar os lipídios presentes, liberar os tocoferóis e hidrolisar os ésteres de tocoferóis. A afirmativa III está incorreta, pois os métodos químicos não são considerados mais precisos e eficientes para análise de vitaminas, quando comparados aos espectrofotométricos. Ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens, e a escolha do método mais adequado depende do tipo de vitamina a ser analisada e da matriz do alimento. A afirmativa IV está incorreta, pois a preferência pela utilização de métodos químicos para a análise de vitaminas não é justificada pela padronização de um único método capaz de analisar todos os tipos e grupos presentes nas amostras de alimentos. A escolha do método mais adequado depende do tipo de vitamina a ser analisada e da matriz do alimento.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

De acordo com Brasil (2002), a rotulagem é toda e qualquer inscrição, legenda, imagem ou matéria descritiva, gráfica, escrita, impressa, estampada, gravada, litografada ou mesmo colada sobre as embalagens de alimentos. Sobre a apresentação das proteínas na rotulagem de alimentos, assinale a alternativa correta:

A ANVISA é órgão brasileiro responsável pela regulamentação da rotulagem nutricional dos alimentos, a qual tornou obrigatória a declaração do valor energético, do conteúdo de lipídios e carboidratos dos alimentos, sendo facultativa a opção da apresentação do teor de proteínas.
A legislação brasileira permite critério de arredondamento e admite uma variabilidade de 20% na informação nutricional, autorizando a obtenção dos dados de nutrientes por meio de análises físico-químicas ou por meio de cálculos teóricos baseados na fórmula do produto. (Alternativa correta)
As proteínas não apresentam valor calórico, por isso não são contempladas no cálculo do valor energético dos alimentos.
As proteínas devem ser apresentadas na embalagem conforme a sua classificação e especificadas como proteínas simples, conjugadas ou derivadas, além da quantidade em gramas de proteínas presentes em cada grupo.
a) A ANVISA é órgão brasileiro responsável pela regulamentação da rotulagem nutricional dos alimentos, a qual tornou obrigatória a declaração do valor energético, do conteúdo de lipídios e carboidratos dos alimentos, sendo facultativa a opção da apresentação do teor de proteínas.
b) A legislação brasileira permite critério de arredondamento e admite uma variabilidade de 20% na informação nutricional, autorizando a obtenção dos dados de nutrientes por meio de análises físico-químicas ou por meio de cálculos teóricos baseados na fórmula do produto. (Alternativa correta)
c) As proteínas não apresentam valor calórico, por isso não são contempladas no cálculo do valor energético dos alimentos.
d) As proteínas devem ser apresentadas na embalagem conforme a sua classificação e especificadas como proteínas simples, conjugadas ou derivadas, além da quantidade em gramas de proteínas presentes em cada grupo.

Proteínas são componentes essenciais a todas as células vivas e estão relacionadas praticamente a todas as funções fisiológicas. São utilizadas na regeneração de tecidos; funcionam como catalisadores nas reações químicas que se dão nos organismos vivos e que envolvem enzimas ou hormônios; são necessárias nas reações imunológicas e, juntamente com os ácidos nucleicos, são indispensáveis nos fenômenos de crescimento e reprodução. Sobre a relação das proteínas com a saúde, assinale a alternativa correta:

A ingestão de proteínas leva ao ganho de peso, pois essas apresentam valor energético elevado, considerado significativo para o valor calórico dos alimentos.
Existe uma relação inversa entre a ingestão de proteína e o risco de doença cardíaca em adultos, pois dietas de proteínas mais altas aparecem entre os remédios naturais para a pressão arterial elevada. (Alternativa correta)
O baixo consumo de proteínas auxilia o bom funcionamento do organismo, o metabolismo e auxilia na perda de peso e ganho de massa muscular.
O colágeno é considerado uma proteína com função enzimática, capaz de catalisar reações bioquímicas.
a) A ingestão de proteínas leva ao ganho de peso, pois essas apresentam valor energético elevado, considerado significativo para o valor calórico dos alimentos.
b) Existe uma relação inversa entre a ingestão de proteína e o risco de doença cardíaca em adultos, pois dietas de proteínas mais altas aparecem entre os remédios naturais para a pressão arterial elevada. (Alternativa correta)
c) O baixo consumo de proteínas auxilia o bom funcionamento do organismo, o metabolismo e auxilia na perda de peso e ganho de massa muscular.
d) O colágeno é considerado uma proteína com função enzimática, capaz de catalisar reações bioquímicas.

As fibras alimentares são compostos que têm muitos efeitos benéficos no organismo, sendo mesmo essenciais para o normal funcionamento do sistema digestivo. No vasto grupo das fibras alimentares, pode-se distinguir as fibras solúveis das insolúveis. Sobre a classificação e a propriedades das fibras, assinale a alternativa correta.

O alto consumo de fibras solúveis pode contribuir também para a redução da formação de gases.
As fibras solúveis podem contribuir ainda para uma diminuição na incidência de certos tipos de câncer, tais como o câncer de cólon (intestino grosso), e estômago. (Alternativa correta)
As fibras alimentares insolúveis são totalmente fermentadas de forma muito rápida. Uma das principais características dessas fibras é sua capacidade de reter água, o que ajuda na eliminação das fezes e previne a constipação intestinal.
A ingestão de fibras solúveis deve ser balanceada, pois embora apresentem efeito benéfico ao bom funcionamento do intestino, prejudicam a digestão de algumas moléculas, como os açúcares e as gorduras.
a) O alto consumo de fibras solúveis pode contribuir também para a redução da formação de gases.
b) As fibras solúveis podem contribuir ainda para uma diminuição na incidência de certos tipos de câncer, tais como o câncer de cólon (intestino grosso), e estômago. (Alternativa correta)
c) As fibras alimentares insolúveis são totalmente fermentadas de forma muito rápida. Uma das principais características dessas fibras é sua capacidade de reter água, o que ajuda na eliminação das fezes e previne a constipação intestinal.
d) A ingestão de fibras solúveis deve ser balanceada, pois embora apresentem efeito benéfico ao bom funcionamento do intestino, prejudicam a digestão de algumas moléculas, como os açúcares e as gorduras.

Sobre a relação das fibras com a saúde, assinale a alternativa correta:


O alto consumo de fibras pode contribuir na melhora do sistema imunológico e controle da glicemia em pacientes com diabetes. Por outro lado, eleva a pressão arterial e favorece o aumento de peso.
As fibras são consideradas como importantes fontes de nutrientes para o organismo. Além disso, contribuem para o bom funcionamento do intestino.
As fibras alimentares, em particular as solúveis, aumentam o conteúdo intestinal que age na diminuição do tempo de trânsito intestinal, reduzindo o tempo de contato entre os alimentos e substâncias indesejáveis (carcinogênicos, por exemplo) com a mucosa do intestino delgado.
O consumo adequado de fibras na dieta usual auxilia na redução do risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas como: doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial e diabetes. (Alternativa correta)

Mais conteúdos dessa disciplina