Buscar

A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é destacada em grande parte dos estudos e pesquisas qu...

A importância da rotulagem nutricional dos alimentos para a promoção da alimentação saudável é destacada em grande parte dos estudos e pesquisas que envolvem a área da nutrição e sua relação com estratégias para a redução do risco de doenças crônicas. O uso das informações nutricionais obrigatórias nos rótulos dos alimentos e bebidas embaladas está regulamentado no Brasil desde 2001. A partir de outubro de 2022 passou a vigorar a RDC nº 429/2020 e Instrução Normativa nº 75/2020 que traz algumas alterações importantes visando tornar mais clara a compreensão por parte do consumidor dos principais componentes presentes nos alimentos, em especial àqueles que sofrem alto grau de processamento. Tudo isso para ajudar na conscientização da população brasileira da importância de uma alimentação mais saudável.

Com relação às alterações inseridas por essas novas normas, algumas assertivas estão descritas abaixo:

I. Foi criada a rotulagem obrigatória frontal para alimentos ricos em açúcar adicionado, gorduras saturadas e sódio acima de determinados limites.

II. A nova tabela de informação nutricional está padronizada quanto ao seu formato para garantir maior transparência na leitura das informações pelo consumidor.

III. Não é mais necessário a informação das porções existentes na embalagem, sendo que na tabela de informação nutricional somente a quantidade dos nutrientes presentes em 100 g ou 100 ml é obrigatória.

IV. Foi retirada a obrigação do informe da quantidade de gorduras trans na tabela nutricional obrigatória.

Assinale a alternativa correta.

Opções de pergunta 4:


Todas as assertivas estão corretas.


Somente as assertivas I, II e IV estão corretas.


A assertiva II não está correta.


As assertivas I, II estão corretas.


As assertivas II, III e IV estão corretas.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Somente as assertivas I, II e IV estão corretas."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais