Buscar

Atente para o seguinte fragmento de texto: “Os professores em geral mostram a matemática como um corpo de conhecimentos acabado e polido. Ao aluno ...

Atente para o seguinte fragmento de texto: “Os professores em geral mostram a matemática como um corpo de conhecimentos acabado e polido. Ao aluno não é dado em nenhum momento a oportunidade ou gerada a necessidade de criar nada, nem mesmo uma solução mais interessante. O aluno assim, passa a acreditar que na aula de matemática o seu papel é passivo e desinteressante”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje. Temas e debates, v. 2, n. 2, p. 15-19, 1989. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Uma Abordagem Sócio-Crítica da Modelagem Matemática: a perspectiva da educação matemática crítica sobre a modelagem matemática de acordo com a Educação Matemática Crítica, como por exemplo as concepções platonista e formalista da matemática, analise as assertivas a seguir e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Quando fundamentada no platonismo, a modelagem matemática é uma forma de descrever a realidade pré-existente.
II. ( ) A concepção formalista de matemática fundamenta uma abordagem de modelagem matemática como aplicação de conhecimentos apenas algébricos.
III. ( ) As concepções absolutistas de matemática concebem a matemática como um corpo de conhecimentos acabados, inquestionáveis e organizados linearmente.
IV. ( ) O platonismo não abordou a questão da modelagem em sua teoria.
A V – V – F – V
B V – F – V – F

Essa pergunta também está no material:

Tendëncias em educação matemática apol 3

Tendências em Educação Matemática Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: V - V - F - V. I. (V) Quando fundamentada no platonismo, a modelagem matemática é uma forma de descrever a realidade pré-existente. II. (V) A concepção formalista de matemática fundamenta uma abordagem de modelagem matemática como aplicação de conhecimentos apenas algébricos. III. (F) As concepções absolutistas de matemática concebem a matemática como um corpo de conhecimentos acabados, inquestionáveis e organizados linearmente. IV. (V) O platonismo não abordou a questão da modelagem em sua teoria.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais