Logo Passei Direto
Buscar
1- A ‘rádio peão’ é o processo de comunicação informal típico de qualquer organização. Por meio dela, são divulgados todos os boatos (verdadeiros ou falsos) entre os funcionários de uma empresa, desde ‘quem está pegando quem’, até a previsão de demissões em massa em uma organização. Portanto, a empresa que consegue se equilibrar na comunicação não terá a rádio peão como um problema, mas sim, se transformará apenas numa manifestação natural original do processo humano de comunicação. A partir das ideias do texto e do conteúdo sobre ruído na comunicação, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. O ruído na comunicação ocorre quando a mensagem não é interpretada conforme o emissor planejou. PORQUE II. A não integração entre um ou mais elementos, que compõem o processo de comunicação, é a causadora do ruído. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

mês passado

Vamos analisar as asserções: I. O ruído na comunicação ocorre quando a mensagem não é interpretada conforme o emissor planejou. Essa afirmação é verdadeira, pois o ruído pode ser entendido como qualquer fator que distorça a mensagem original, levando a uma interpretação diferente da intenção do emissor. II. A não integração entre um ou mais elementos, que compõem o processo de comunicação, é a causadora do ruído. Essa afirmação também é verdadeira, pois a falta de integração entre os elementos (emissor, mensagem, canal, receptor, etc.) pode resultar em mal-entendidos e, consequentemente, em ruído na comunicação. Agora, vamos verificar a relação entre as duas asserções. A asserção II explica que a falta de integração é uma causa do ruído, o que justifica a afirmação de que o ruído ocorre quando a mensagem não é interpretada corretamente. Portanto, ambas as asserções são verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. A alternativa correta é: d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A asserção I está correta, pois o ruído na comunicação ocorre quando a mensagem não é interpretada conforme o emissor planejou. Já a asserção II também está correta, pois a não integração entre um ou mais elementos que compõem o processo de comunicação é a causadora do ruído. Além disso, a II é uma justificativa correta da I, pois a falta de integração entre os elementos pode levar a uma interpretação equivocada da mensagem, gerando ruído na comunicação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

3- Enfrentar uma plateia grande não é uma tarefa fácil. Para muitas pessoas é um desafio aterrorizante. Um estudo publicado pelo jornal britânico “Sunday Times” revela que o medo de falar em público é maior do que o medo de enfrentar problemas financeiros, doenças e a morte. Para lidar com o medo de falar em público é necessário:
c) enfrentar a situação/experiência.
a) evitar pensamentos positivos, pois desviam a atenção.
b) desenvolver o hábito da improvisação.
c) enfrentar a situação/experiência.
d) manter atenção somente na sua comunicação verbal.
e) focar em si mesmo e não, na tarefa.

6- No ambiente organizacional quando um líder ou um funcionário não se expressa com clareza, pode gerar má compreensão de funções e retrabalho desnecessário. Além disso, desentendimentos se tornam mais frequentes e a equipe menos unida, logo, ineficiente. Pesquisas apontam que uma comunicação eficiente, praticada nos diversos níveis hierárquicos da empresa, ajuda a manter o engajamento dos colaboradores e resulta em uma taxa de produtividade 26% superior. As direções, em que a comunicação organizacional pode ser realizada, estão relacionadas a seguir. Analise cada uma delas. I. Ao conversar com seu superior, o gerente está utilizando a comunicação horizontal. II. Ao transmitir uma mensagem aos seus colaboradores, o diretor utiliza a comunicação vertical ascendente. III. Para transmitir uma mensagem aos membros de sua equipe, o gerente deve utilizar a comunicação vertical descendente. Está correto o que se afirma em:
b) III, apenas.
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e II, apenas.
d) I, II e III.
e) II e III, apenas.

Sobre a comunicação não verbal utilizada quando falamos em público, é correto afirmar que se deve manter:

a) as mãos sempre livres.
b) expressões faciais "leves".
c) movimentos rápidos e constantes.
d) a cabeça e o tronco relaxados.
e) olhar direcionado exclusivamente ao público-alvo do evento.

Sobre a velocidade do processo de mudança organizacional, é corretor afirmar que:

a) a mudança evolucionária é um processo realizado em grandes etapas, interferindo no status quo.
b) o gap delineado ocorre quando o processo de mudança resulta em quebra de paradigmas e na introdução de novos conceitos.
c) a mudança revolucionária ocorre de forma rápida e, por isso, não causa resistências.
d) a mudança incremental provocam grande entusiasmo, pois afeta a expectativa dos atores envolvidos.
e ) o desenvolvimento sistemático é um modelo de mudança que ajuda a minimizar as resistências, melhorando assim, o apoio ao processo.

Mais conteúdos dessa disciplina