Buscar

Criança com 5 anos de idade e atraso vacinal apresenta quadro agudo de febre há 36h, evoluindo com cefaleia e sonolência. Nega vômitos durante a ev...

Criança com 5 anos de idade e atraso vacinal apresenta quadro agudo de febre há 36h, evoluindo com cefaleia e sonolência. Nega vômitos durante a evolução do quadro. Apresentou episódio de crise convulsiva focal e foi levada pelos familiares à Unidade de Pronto Atendimento, onde apresentou novo episódio durante a avaliação médica. Após as medidas iniciais de suporte, qual alternativa descreve o melhor manejo para o quadro:

A. Indicar exame de imagem e após, punção liquórica. Instituir o tratamento com Aciclovir via intravenosa o mais rapidamente possível.
B. Indicar a punção liquórica e, diante da suspeita de meningite viral, oferecer tratamento de suporte, visto que o curso clínico é benigno.
C. O quadro clínico e o exame do LCR com pleocitose linfocítica, além de nível elevado de proteína, sugerem meningite fúngica. Após a instituição do tratamento, o paciente deve ser investigado para quadros de imunossupressão.
D. O quadro clínico e o exame do LCR com pleocitose linfocítica, além de nível elevado de proteína, sugerem meningite tuberculosa. A instituição de terapia antituberculosa associada a glicocorticoides é mandatória.
E. Coleta de hemoculturas e punção liquórica para análise do LCR. A antibioticoterapia deve ser administrada o quanto antes devido à suspeita de meningite bacteriana aguda.

Essa pergunta também está no material:

APROVA MEDWAY 2 2024 PROVA COMENTADA
279 pág.

Residência Medica Universidade Federal do CearáUniversidade Federal do Ceará

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Vamos analisar as opções: A. Indicar exame de imagem e após, punção liquórica. Instituir o tratamento com Aciclovir via intravenosa o mais rapidamente possível. B. Indicar a punção liquórica e, diante da suspeita de meningite viral, oferecer tratamento de suporte, visto que o curso clínico é benigno. C. O quadro clínico e o exame do LCR com pleocitose linfocítica, além de nível elevado de proteína, sugerem meningite fúngica. Após a instituição do tratamento, o paciente deve ser investigado para quadros de imunossupressão. D. O quadro clínico e o exame do LCR com pleocitose linfocítica, além de nível elevado de proteína, sugerem meningite tuberculosa. A instituição de terapia antituberculosa associada a glicocorticoides é mandatória. E. Coleta de hemoculturas e punção liquórica para análise do LCR. A antibioticoterapia deve ser administrada o quanto antes devido à suspeita de meningite bacteriana aguda. Diante do quadro clínico apresentado, a melhor opção de manejo para o caso descrito seria a alternativa E: Coleta de hemoculturas e punção liquórica para análise do LCR. A antibioticoterapia deve ser administrada o quanto antes devido à suspeita de meningite bacteriana aguda.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando