Logo Passei Direto
Buscar
Um dos aspectos indispensáveis no campo da bioenergética, e que tem importância prática para o planejamento do treinamento esportivo, é a compreensão do funcionamento integrado dos sistemas de produção de energia. A ação desses sistemas ocorre simultaneamente, embora sempre exista a predominância de um determinado sistema sobre o(s) outro(s), dependendo de fatores como a intensidade e a duração do exercício. Analise as seguintes afirmativas e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
( ) Em uma corrida de 100 metros rasos, 80% do ATP produzido provêm da degradação da creatina fosfato, 15% da glicólise anaeróbia e 5% do sistema oxidativo.
( ) Em uma corrida de 800 metros rasos, a produção de energia é assegurada em proporções ou percentuais iguais pelos sistemas glicolíticos (33,3% cada).
( ) Em uma corrida de 1.500 metros, a participação aeróbia responde por 67% da energia necessária, com participação de 23% da glicólise e 10% do sistema fosfagênio. Assinale a sequência CORRETA.

A) F V V
B) V V V
C) ATP-CP, sistema lático e sistema alático
D) ATP-CP, sistema glicolítico e sistema oxidativo
E) Sistema glicolítico, sistema integrativo e sistema aeróbio
User badge image
DireitosHumanizados

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre a produção de energia durante as corridas: ( ) Em uma corrida de 100 metros rasos, 80% do ATP produzido provêm da degradação da creatina fosfato, 15% da glicólise anaeróbia e 5% do sistema oxidativo. É verdadeira (V). Em corridas de alta intensidade e curta duração, como os 100 metros, a maior parte da energia é realmente proveniente do sistema de fosfagênio (creatina fosfato). ( ) Em uma corrida de 800 metros rasos, a produção de energia é assegurada em proporções ou percentuais iguais pelos sistemas glicolíticos (33,3% cada). É falsa (F). Embora o sistema glicolítico desempenhe um papel importante em corridas de média distância, a distribuição de energia não é igual entre os sistemas, pois a intensidade e a duração do exercício influenciam a predominância de cada sistema. ( ) Em uma corrida de 1.500 metros, a participação aeróbia responde por 67% da energia necessária, com participação de 23% da glicólise e 10% do sistema fosfagênio. É verdadeira (V). Em corridas mais longas, como os 1.500 metros, a contribuição do sistema aeróbio é significativa, enquanto os outros sistemas contribuem em menor grau. Portanto, a sequência correta é: V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é: A) F V V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Analisando as afirmativas sobre os sistemas de produção de energia no campo da bioenergética: - Em uma corrida de 100 metros rasos, 80% do ATP produzido provêm da degradação da creatina fosfato, 15% da glicólise anaeróbia e 5% do sistema oxidativo. Esta afirmação é falsa, pois na corrida de 100 metros rasos a principal fonte de energia é o sistema de fosfagênio (ATP-CP), seguido pela glicólise anaeróbia e o sistema oxidativo em menor proporção. - Em uma corrida de 800 metros rasos, a produção de energia é assegurada em proporções ou percentuais iguais pelos sistemas glicolíticos (33,3% cada). Esta afirmação é verdadeira, pois em exercícios de média duração e intensidade moderada, como os 800 metros rasos, a produção de energia é mais equilibrada entre os sistemas glicolíticos. - Em uma corrida de 1.500 metros, a participação aeróbia responde por 67% da energia necessária, com participação de 23% da glicólise e 10% do sistema fosfagênio. Esta afirmação é verdadeira, pois em exercícios de longa duração e baixa intensidade, como os 1.500 metros, a produção de energia é predominantemente aeróbia. Portanto, a sequência correta é: B) V V V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Questão 001 (FCC, 2010) A despolarização da membrana plasmática da terminação do axônio abre, transitoriamente, os canais dependentes de: X A) Cálcio. B) Cloreto. C) Zinco. D) Sódio. E) Potássio.

Questão 003 (ENADE, 2004) Embora o exercício aeróbio seja importante para a prevenção de doenças cardiovasculares, o treinamento de força também pode contribuir para esta prevenção PORQUE existem estudos que mostram que o exercício de força pode ajudar na redução dos níveis de pressão arterial em repouso, bem como na redução da gordura corporal. A esse respeito, pode-se concluir que: X A) as duas afirmacoes são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. B) as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. C) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa. D) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. E) as duas afirmações são falsas.

Questão 005 A fibra muscular também apresenta uma microestrutura de organização que forma o sarcômero, permitindo que o músculo realize as contrações musculares mediante a ligação de proteínas que formam os filamentos fino e grosso. Quais são as proteínas que são classificadas como proteínas contráteis? Escolha a alternativa que contenha a informação correta de forma completa. A) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de actina e miosina. B) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de nebulina e titina. C) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de tropomiosina e troponina. X D) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de actina e tropomiosina. E) Proteínas contráteis formadas pelos filamentos de miosina e troponina.

Questão 007 Os benefícios _______________________________ da atividade física e da participação em práticas esportivas são numerosos, e como sugerido por Warden et al. (2014) persistem na _________________. A participação ao longo da vida em atividades com carga e de maior impacto está associada a uma maior resistência _____________. Detter et al. (2014) mostraram que uma intervenção de exercício escolar de 6 anos teve um benefício substancial para a área óssea total da tíbia diafisária (38% local), sem aumentar risco de fratura. Atividades físicas realizada durante a infância também pode beneficiar ___________________________ (FARR et al., 2012). Componentes específicos da dieta também foram propostos para desenvolvimento muscular e ósseo, particularmente no contexto das interações nutriente-exercício (DALY; DUCKHAM; GIANOUDIS, 2014; LEWIS; LAING, 2015). Estudos tem buscado entender a relação de pelo menos três fatores relacionados à ingestão e seus efeitos na fisiologia musculoesquelética associados aos exercícios: cálcio, vitamina D e ____________________. Complete o parágrafo com as palavras na sequência correta. A) proteínas, muscoesqueléticos, Idade adulta, óssea, adiposidade muscular. B) Óssea, adiposidade muscular, proteínas, muscoesqueléticos, Idade adulta C) Musculoesqueléticos, idade adulta, óssea, adiposidade muscular, proteínas. X D) Adiposidade muscular, proteínas, muscoesqueléticos. idade adulta , óssea. E) Idade adulta, óssea, adiposidade muscular, proteínas, muscoesqueléticos.

Questão 008 O consumo máximo de oxigênio (VO2max) é definido como a maior taxa de captação, transporte e utilização de oxigênio fornecido por gás atmosférico em situações de esforço máximo e exaustivo. Existem testes diretos e indiretos de obtenção da medida de VO2max. Desta forma, qual é a finalidade de utilizar o VO2max em avaliações fisiológicas? Assinale a alternativa correta. A) A medida do VO2max é importante, pois é um bom indicativo do desempenho aeróbio para atletas, mas também oferece parâmetros do estado de saúde como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes. B) A medida do VO2max é pouco importante como indicativo do desempenho aeróbio para atletas. Contudo mostra-se um bom parâmetro do estado de saúde como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes. X C) O VO2max é importante, pois é um bom indicativo do desempenho aeróbio para atletas. Porém pouco oferece como parâmetro do estado de saúde e como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes. D) O VO2max é um pobre indicativo do desempenho aeróbio para atletas e também não oferece parâmetro para avaliar o estado de saúde como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes. E) A medida do VO2max é o parâmetro mais importante do desempenho aeróbio para atletas. Porém nada tem a oferecer como parâmetro do estado de saúde e como um preditor de mortalidade em indivíduos saudáveis e doentes.

Uma das principais e mais importantes adaptações metabólicas a um programa de treinamento são as alterações nos hormônios responsáveis pela regulação do metabolismo, dentre eles os fatores de liberação hipotalâmica e o hormônio:

A) hormônio do crescimento (GH)
B) tiroxina (T4)
C) hormônio adrenocorticotrópico (ACTH).
D) adrenalina
E) antidiurético (ADH)

Mais conteúdos dessa disciplina