Buscar

PONTO ISOELÉTRICO DA GLICINA

Quais os pontos isoelétricos de glicina (pKs=2,5 e 9,5), ácido aspártico (pKs=2,5; 4,0 e 9,5), lisina (pKs=2,5; 9,5 e 10) e histidina (pKs=2,5; 6,0 e 9,5)?

b) Calcular as cargas líquidas (aproximadas) de ácido aspártico, lisina ou histidina nos seguintes pHs: pH 1, pH 8, pH 11

💡 7 Respostas

User badge image

jackeline figueiredo

nao sei essa

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

O ponto isoelétrico é o pH no qual um polianfolito tem carga líquida nula. O conceito é particularmente interessante em aminoácidos e também em proteínas.

-----

Neste valor de pH, a solubilidade da substância é quase zero. Para calcular isso, pKa deve ser usado:


\[pI = \dfrac{1}{2}\left( {p{K_{a1}} + p{K_{a2}}} \right)\]

----

Moléculas complexas, como proteínas, combinam com íons de hidrogênio e outros íons presentes na solução, dando origem à carga líquida da molécula. A concentração de iões de hidrogénio, ou o pH, para o qual a concentração do zwitteriónico de uma proteína é alta e o movimento de líquido de moléculas de soluto no campo eléctrico é próximo de zero, é chamado o ponto isoeléctrico. Os aminoácidos podem existir na forma de sal interno, chamado zwitterião. Isto ocorre porque um protão do grupo oxigénio carboxilo é atraído pelo grupo amino (-NH 2 ), como o azoto foi deixado ao longo de dois electrões de valência, isto é alfa e deixando este grupo como amonco (NH3+).

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais