Buscar

Quais as substâncias do grupo de lipideos

💡 3 Respostas

User badge image

Erick Anderson

Cerídeos, Glicerídios, fosfolipidios e os esteroides.

0
Dislike0
User badge image

izabella

tipos de Lipídeos: Triglicerídeos, Cerídeos, Esteróides e Fosfolipídeos.

1) Triglicerídeos (glicerídeos) –  São as Gorduras e os Óleos. Os Triglicerídeos são compostos pelo glicerol (álcool) associado a três moléculas de ácidos graxos.

– Gordura – possui ácidos graxos saturados, o que garante sua consistência sólida em temperatura ambiente. Apresenta função principal de reserva energética, depósito.O Triglicerídeo, nesta forma, pode ser de origem animal, como gordura do tecido adiposo do boi, porco, Homem. Também apresenta origem vegetal, como manteigas de cacau e coco.

 

Triglicerídeo Óleo – É formado por ácidos graxos insaturados, garantindo consistência líquida à temperatura ambiente. Pode ser de origem animal, como óleo de baleia e de bacalhau. A maioria dos óleos é de origem vegetal, como óleo de oliva (azeite), soja, milho, linhaça, girassol, canola, amendoim.

Esses óleos encontram-se em sementes de vegetais, apresentando função de reserva energética para a germinação. Sementes com alto teor de óleo são chamadas sementes oleaginosas.

2) Cerídeos

– Os Cerídeos são compostos por um álcool diferente do glicerol. Possui consistência sólida. Sua principal função é impermeabilização, evitando a perda de água em superfícies sujeitas à desidratação. Pode ser de origem animal, como cera de abelha, constituindo a colmeia, e cera do ouvido, protegendo o canal auditivo.

 

Também apresenta origem vegetal, como a extraída da carnaúba e do babaçu, envolvendo o caule de cactos, superfície de frutos como maçã.

 

 

3) Esteróides  – veja o Colesterol 

Os Esteróides apresentam uma estrutura química marcada pela presença de quatro anéis interligados. O colesterol é o exemplo mais conhecido, sendo de grande importância. Está presente na membrana plasmática da célula, garantindo sua fluidez, e também é encontrado formando hormônios sexuais, como estrógeno e testosterona. O colesterol é encontrado exclusivamente em animais.

A alta taxa de colesterol é prejudicial, uma vez que o excedente pode se acumular na parede interna de vasos sanguíneos, dificultando a circulação e endurecendo esses vasos, causando uma doença chamada arteriosclerose.

O colesterol da alta densidade, HDL, dito bom, absorve as partículas de colesterol que começam a se depositar nas paredes dos vasos. O colesterol de baixa densidade, LDL, dito ruim, estimula o acúmulo de colesterol nas paredes dos vasos.

4) Fosfolipídeos

– Os Fosfolipídeos são os lipídeos associados ao ácido fosfórico. São moléculas anfipáticas, ou seja, uma região (cabeça) é hidrofílica, e outra região (cauda) é hidrofóbica. Portanto, parte da molécula se combina com a água, e parte, não. São importantes, pois são encontrados formando a membrana plasmática de todas as células.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais