Buscar

Exercicio tec alimentos aol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TECNOLOGIA DOS MEDICAMENTOS QUESTÕES ELABORADAS DA AOL3
1- Quais os tipos de leites existentes e suas diferenças?
São divididos em:
O leite tipo A é pasteurizado imediatamente após a sua retirada, sem manter contato com seres humanos após a ordenha. Isso traz mais segurança ao produto, pois menos microrganismos podem estar presentes;
O leite tipo B possui uma quantidade maior de microrganismos, podendo evoluir para uma deterioração mais precoce;
O leite tipo C é bem mais perigoso, devido às possibilidades de contaminação e proliferação dos microrganismos. Sua coleta pode ser feita manualmente ou mecanicamente, e ele segue sem refrigeração, transportado até os locais de pasteurização, podendo ser mais contaminado ainda devido à multiplicação bacteriana;
O leite tipo UHT (Ultra-High Temperature) é criado por meio do processo de esterilização, que é considerado o mais seguro, do ponto de vista higiênico-sanitário.
2- Qual a finalidade do processo UHT no leite?
O processo UHT tem a principal finalidade de evitar a proliferação microbiana e garantir a qualidade higiênico-sanitária do alimento oferecido. Ele garante um tempo de vida maior para o leite de vaca e, com esse processo, o leite pode ser envasado adequadamente a até armazenado em temperatura ambiente.
3- Quais as etapas do pré-beneficianento do leite?
São as seguintes:
Filtração, necessária para retirar impurezas e materiais sólidos;
Padronização: que consiste na retirada da gordura do leite, para que seja adicionada conforme o tipo de leite ou seu derivado a ser produzido (leite desnatado, creme de leite, manteiga, iogurte, entre outros)
Clarificação, um processo mecânico que visa a retirada de impurezas do leite, sendo feita em centrífugas que possuem discos apropriados para a separação de sólidos e líquidos.
Quando o leite alcança a temperatura desejada na seção de pasteurização é submetido a: 
 Bactofugação, um processo utilizado para eliminar bactérias contidas no leite, utilizando força centrífuga. Para aumentar a eficiência do tratamento, ele é realizado no leite aquecido, pois, dessa forma, ocorre menor resistência ao deslocamento das bactérias. Assim, o bactofugador acaba sendo integrado ao sistema de pasteurização rápida e seguido pela regeneração e o resfriamento. O processo de bactofugação complementa a centrifugação e tem uma eficácia de até 90%, sendo muito eficiente em derivados do leite que necessitam de maior tempo de vida, como o leite em pó, por exemplo;
Microfiltração, necessária para retirar impurezas e materiais sólidos;
Termização, tem como principal objetivo eliminar os microrganismos. Esses processos de aumento de temperatura do leite não possibilitam a eliminação completa da carga microbiana, contudo, podendo atingir cerca de 90% a 99% de eliminação.
Homogeneização: tem o objetivo de evitar a separação da nata, diminuindo e rompendo os glóbulos de gorduras, promovendo mais estabilidade ao leite. Na homogeneização, há a aplicação de grande pressão sobre o leite, com aumento de temperatura (50 a 65 °C), seguido 
Refrigeração: resfriamento (4 °C) e armazenamento refrigerado. Com a aplicação desse processo, o leite fica mais branco, devido ao aumento do número de partículas que fazem a luz refletir. O Processo de refrigeração do leite é essencial à sua conservação, pois inibe a proliferação microbiana.
4- Qual a diferença entre pasteurização lenta, rápida e o processo UHT?
Pasteurização lenta: ocorre com o aumento de temperatura entre 6 ºC e 65 ºC durante 30 minutos, reduzindo a carga microbiana em cerca de 95%. 
Pasteurização rápida: aquece o leite entre 72 ºC e 75 ºC, durante 15 segundos, e possui redução da carga microbiana em cerca de 99,5%.
 O processo UHT: eleva a temperatura do leite entre 130 °C e 150 °C, por cerca de 4 segundos, promovendo uma eliminação mais eficiente de microrganismos e permitindo que o leite seja armazenado em temperatura ambiente por até 180 dias.
5- A coagulação dos queijos é o primeiro processo a ser aplicado na transformação de leite em queijos, podendo ser feito de forma ácida ou enzimática. Cite exemplos dessas enzimas.
Exemplos dessas enzimas são a quimosina e a renina.
6- Na coagulação enzimática, ocorre a ação da enzima coagulante com liberação de uma parte proteica chamada de: 
 Glicomacropeptídeo, que é solúvel e se perde no soro.
7- Qual a finalidade da homogeneização no leite?
Tem finalidade de reduzir glóbulos de gordura, seguida pela pasteurização com desnaturação da caseína, melhorando a incorporação do soro, a consistência e a viscosidade do produto final.
É realizada por dois minutos e, posteriormente, o produto é incubado por quatro horas, para que ocorra a fermentação, essencial ao desenvolvimento das características sensoriais e de acidez adequadas.
8- Segundo a Portaria CVS-5 do estado de São Paulo (2013), como devem ser armazenados os derivados de leite?
 Devem ser armazenados em até 7oC, por até cinco dias.
9- Como é o armazenamento dos queijos segundo a Portaria CRV-5 do estado de São Paulo (2013)?
 Essa portaria determina que os queijos sejam armazenados em estabelecimentos produtores de alimentos ou refeições por até três dias, em uma temperatura de até 4 °C.
10- As carnes vermelhas mantêm diferentes composições, podendo ser compostas por:
 65% a 85% de água, 16% a 22% de proteínas e 3% a 13% de gorduras e substâncias nitrogenadas.
11- Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), a definição de qualidade para as carnes bovinas pode ser resumida em quatro dimensões, quais são elas?
A visual: englobando a apresentação e aspecto da carne;
A gustativa: englobando a sensação durante o consumo;
A nutritiva: englobando os valores de nutrientes essenciais;
A higiênico-sanitária: sendo determinada pelo processo de produção.
12- A correta realização do processo de abate propicia?
Qualidade visual, por evitar a carne escura de animais com sangria inapropriada; qualidade sensorial, por evitar endurecimento da carne ao aplicar estimulação elétrica e correto resfriamento da carcaça; e é determinante na qualidade higiênico-sanitária, pela redução na possibilidade de contaminação ou pela inspeção e liberação de carcaças sem o risco de transmitir doenças.
13- Porque é feita a maturação de carnes?
 Para promover o relaxamento lento do músculo, levando ao amolecimento e amaciamento da carne por meio de enzimas naturais do alimento. A maturação é efetuada após o abate e pode durar até 15 dias em refrigeração, sendo seu principal objetivo a melhora de características sensoriais e organolépticas da carne, aumentando assim a sua aceitação pelos consumidores e o seu poder de comercialização.
14- São exemplos de processamento de carnes: 
A Cura, a defumação, o enlatamento, a cocção, o congelamento, a desidratação e o uso de aditivos, como produtos químicos ou enzimas.
15- A vida útil das A carne processada pode aumentar quando submetida ao congelamento, a que temperatura?
Abaixo de 10 °C, e quando são aplicados processos como a sublimação em cristais de gelo e a rancificação.
16- No caso das carnes congeladas, a temperatura de armazenamento pode variar, indique a temperatura ideal e o prazo de validade.
0 a - 5 (entre zero e cinco graus negativos), prazo de validade 10 dias,
-6 a – 10 (entre seis e 10 graus negativos), prazo de validade 20 dias,
-11 a -18 (entre onze e dezoito graus negativos), prazo de validade 30 dias,
Menor que -18 (menor que dezoito graus negativos), prazo de validade 90 dias
OBS: carnes cruas, temperadas ou pré-preparadas, devem ser armazenadas a uma temperatura de até 4 °C, por no máximo dois dias.
17- Quais as condições de tempo e temperatura para armazenamento de peixes?
Produtos resfriados pescados e seus produtos manipulados crus, temperatura recomendada máximo dois graus, validade três dias.
Produtos resfriados pescados pós-cocção, temperatura recomendada máximo dois graus, validade um dia.
18- De acordo Com a Portaria CVS-5 do estado de São Paulo, qual é a temperatura adequada ao armazenamento de ovos crus?
 A temperatura ideal é de até 10ºC, por até sete dias.
19- As carnes podem ser definidas como qualquer tecido de origem animal que pode ser consumido pelos seres humanos, sendo classificadas em três grupos. Sendo assim, a carne de um javali pode ser classificada como uma: 
Carne de caça.

Continue navegando