Buscar

A1 - Marketing de Serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ENUNCIADO:
Ao longo de nossa primeira unidade de estudos, verificamos que o processo de decisão de compra do consumidor de serviços é composto por algumas etapas que estão relacionadas a diferentes estímulos da empresa. Nesse sentido, os autores Oliveira e Antonialli (2019, p. 63) apontam que durante a busca por informações, uma das etapas iniciais do processo, a internet pode ser uma importante aliada, pois possibilita "[...]  buscar em uma variedade de fontes de informações, talvez em uma base global; identificação de título, nome ou marca de um produto e o varejista que o vende; busca de informações sobre marcas concorrentes ou sobre um tópico de interesse; e habilidade em comparar vários varejistas por produtos e preços. "
Considerando isso, discorra sobre qual é o papel do gestor de marketing ao guiar e/ou auxiliar o consumidor na busca de informações que levem a um processo de compra de serviços de forma satisfatória. Elabore suas reflexões em um texto objetivo, de aproximadamente 15 linhas, utilizando exemplos práticos (com base em revistas, sites, reportagens etc.) de empresas que auxiliam o consumidor de forma diferenciada. 
RESPOSTA
 É comum que sempre que uma pessoa decida por solucionar um problema ou suprir alguma necessidade, ela inicie a busca por informação.
Dentro desta fase que podemos chamar de pré-compra, as campanhas de marketing elaboradas devem ser objetivas e eficazes. É neste momento onde toda a informação sobre a empresa e o Produto devem estar expostas ao público.
Como estudado em outras disciplinas, o Marketing não trata somente de vender algo, mas sim de como vender. Há necessidade de estudo do perfil do consumidor. No processo decisório de compra, não é somente preço ou atributo físico de um Produto que irão faze-lo decidir pela aquisição ou não, mas sim uma série de elementos que devem ser previamente estudados pelo profissional de Marketing afim de garantir ações estratégicas.
O site Agencia Hey, fez um estudo sobre a Uber, uma empresa que inovou no quesito transporte. Antes do lançamento do aplicativo ser um sucesso, o transporte de pessoas se limitava ao transporte público ou táxis, que ambos ofereciam grandes desvantagens, como tempo maior de locomoção e desconforto (transporte público) e também alto custo (táxis).
A empresa trabalhou no marketing para promover sua inovação e conquistar a confiança de seu público. Neste quesito, o serviço prestado agia justamente na dor do consumidor. Este foi um dos motivos principais para o sucesso deste negócio. A Uber utilizou de estratégias como deixar claro qual a sua missão e também se consolidou com parcerias e promoções estratégicas que atraíram clientes.

Outros materiais