Buscar

trabalho tga. pronto..

Prévia do material em texto

TRABALHO DE TGA
 DECORRÊNCIAS DA TEORIA NEOCLÁSSICA: TIPOS DE ORGANIZAÇÃO
Os neoclássicos dão algumas pinceladas adicionais no conceito de organização formal.
A organização consiste em um conjunto de posições funcionais hierárquica para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Os princípios fundamentais da organização formal são:
•DIVISÃO DO TRABALHO 
•ESPECIALIZAÇÃO 
•HIERARQUIA
•AMPLITUDE ADMNISTRATIVA
DIVISÃO DO TRABALHO
O objetivo imediato é fundamental de toda organização e a produção de serviços. Para ser eficiente a produção deve basear -se na divisão do Trabalho, que nada mais é do que a maneira pela qual um processo complexo pode ser decomposto em uma série de pequenas tarefas que o constituem.
ESPECIALIZAÇÃO 
Como consequência do princípio da divisão do trabalho surge a especialização: cada órgão ou cargo passa a ter funções e tarefas específicas e especializadas.
HIERARQUIA
Outra consequência da divisão de trabalho e a diversificação funcional dentro da organização. A pluralidade de funções imposta pela especialização exige o desdobramento da função de comando, cuja missão é dirigir todas as atividades para que elas cumpram harmoniosamente as respectivas missões. Significa que, além de uma estrutura de funções especializadas, a organização precisa também de uma estrutura hierárquica para dirigir as operações dos níveis que lhe estão subordinados.
AMPLITUDE ADMNISTRATIVA
Significa o número de subordinados que o administrador pode dirigir. Ou seja quando o administrador tem muitos subordinados, sua amplitude de comando é grande e ampla.
AUTORIDADE
Conceituada como poder formal, a autoridade, ou seja o direito de dar ordens, de comandar os outros, para que executem ou deixem de executar algo, de maneira considerada, pelo possuidor dessa autoridade.
A autoridade se distingue em 3 características:
É alocada em posições da organização e não em pessoas.
É aceita pelos subordinados, pois acreditam que eles têm o direito legítimo, transmitido pela organização. De dar ordens e esperar o seu cumprimento.
Fluir para baixo através da hierarquia verticalizada. Onde flui do topo até a base.
RACIONALIZANDO ORGANIZAÇÃO FORMAL
Uma organização e o conjunto de cargos funcionais e hierárquicos no qual todos os membros devem acorrentar suas normas de comportamento Dentro de limites toleráveis. 
ORGANIZAÇÃO LINEAR:
É a estrutura mais simples e antiga. Sua denominação deve-se ao fato de que, entre escalão e os subordinados, existe apenas linha direta de autoridade.
CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO LINEAR
Autoridade linear ou única 
É baseada no nível hierárquico e se restringe aos subordinados. Cada subordinado obedece o seu superior recebendo ordens dele e reportando a somente ele.
As linhas formais de comunicação 
As comunicações são limitadas as relações formais descritas no organograma. Todo cargo exclusivamente possui dois terminais de comunicação: Um orientado para cima e que liga ao órgão superior e o outro para baixo ligando os órgãos dos subordinados.
Centralização de decisões 
Existe uma autoridade máxima que centraliza todas as decisões e o controle da organização.
Aspecto piramidal
Surge por conta da centralização da autoridade no topo da organização, e da autoridade linear de cada superior em relação aos subordinados.
VANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO LINEAR 
-Estrutura simples e fácil compreensão. O subordinado ao se relaciona com seu supervisor, há somente um cargo centralizador.
-Clara delimitação das responsabilidades dos órgãos e uma notável precisão de purificação. Nenhum cargo intervém em outra áreas. 
-Facilidade de implantação. A organização linear possui facilidade em seu funcionamento, controle e disciplina.
DESVANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO LINEAR
-Estabilidade e constância das relações formais, podem levar a rigidez da organização linear dificultando a inovação e a adaptação da organização e novas situações ou condições ex-ternas.
-Autoridade linear baseada no comando único e direto, pode se tornar autocrítica provocando a rigidez na disciplina, dificultando a cooperação e a iniciativa das pessoas.
-A organização linear exagera na função de chefia e comando, torna o chefe um generalista que não pode se especializar em nada. 
-A medida que a empresa cresce, a organização linear provoca o congestionamento das linhas formais de comunicação. As comunicações ficam demoradas, sujeitas a intermediários e a distorções.
ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
Embora nos permita, com evidente vantagem, o uso de especializações e de métodos de produção mais eficientes, ela torna muito difícil o controle disciplinar e a cooperação das diversas funções em virtude da pluralidade de comando.
CARACTERÍSTICAS DA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
-A autoridade funcional é a autoridade de conhecimento, cada subordinado reporta-se a muitos superiores simultaneamente.
-As comunicações entre os órgãos da organização são efetuados diretamente.
-Descentralização das decisões, são delegadas aos órgãos especializados que tem conhecimento necessário para melhor implementa-las.
-Também se baseia na especialização de todos os cargos, em todos os níveis da organização.
VANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
-Proporciona o máximo de especialização nos diversos órgãos ou cargos da organização.
-Permite a melhor supervisão técnica possível.
-Desenvolve comunicações diretas, mais rápidas e menos sujeitas a distorções de transmissão.
-Separa as funções de planejamento e de controle das funções de execução.
DESVANTAGENS DA ORGANIZAÇÃO FUNCIONAL
-Diluição e consequente perda de autoridade de comando.
-Subordinação múltipla.
-Tendência a concorrência entre os especialistas.
-Tendência a tensão e conflito dentro da organização.
ORGANIZAÇÃO DE LINHA DE STAFF
Consiste no tipo linear acrescido de um órgão de acessória ou (staff) cuja função é opinativa, orientadora ou aconselhamento. Os órgãos de staff não tem poder de execução ou de decisão.
Pode se dizer que busca incrementar as vantagens da organização linear e funcional e reduzir suas desvantagens. Na organização staff há o tipo linear e funcional, que proporcionam um tipo de organização mais completa. Há também órgãos de linha que se caracteriza pela autoridade linear e pelos princípios escalar. Os órgãos de staff prestam assessoria e serviços especializados.
Aluna: Laysa da Silva Ribeiro

Continue navegando