Buscar

aol 2 administracao

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nota final Enviado em: 15/11/22 11:49 (ACT)
10
· 
· 
Conteúdo do exercício
Conteúdo do exercício
1. Pergunta 1
No hospital, a distribuição de refeição é feita de maneira diferente para os(as) pacientes, funcionários(as), acompanhantes e visitantes. Na Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) hospitalar, por exemplo, existe o setor de distribuição e consumo, denominado salão de refeição ou refeitório, local designado especificamente para o atendimento desses(as) funcionários(as), acompanhantes e visitantes.
Considerando os sistemas de distribuição de refeições, a opção que oferece uma desvantagem do sistema centralizado é a:
1. maior manipulação dos alimentos.
2. perda de apresentação dos alimentos, pelo excesso de transporte.
3. falta de utensílios apropriados para distribuição das refeições.
4. maior risco de contaminação dos alimentos.
5. supervisão precária por parte do nutricionista.
2. Pergunta 2
A terceirização é uma modalidade de gestão no serviço de alimentação que acontece por meio do fornecimento das refeições formalizado por contrato firmado entre a empresa contratante e a prestadora de serviços (concessionárias), devidamente credenciadas. 
Com isso em mente, qual é o tipo de contrato em que a empresa contratada fornece a refeição já pronta para o consumo?
1. Refeições transportadas.
2. Refeições convênios.
3. Comodato.
4. Preço fixo.
5. Autogestão.
3. Pergunta 3
A Resolução Nº 216 da ANVISA “Dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação”. Com relação aos resíduos sólidos das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), marque a alternativa abaixo que está de acordo com esta.
1. O estabelecimento deve dispor de recipientes identificados e íntegros, de fácil higienização e transporte, em número e capacidade suficientes para conter os resíduos.
2. Os coletores utilizados para deposição dos resíduos das áreas de preparação e armazenamento de alimentos devem ser dotados de tampas acionadas com contato manual.
3. O estabelecimento deve dispor de recipientes identificados em cores específicas, de fácil higienização e transporte, em número e capacidade suficientes para conter os resíduos.
4. Os resíduos devem ser excepcionalmente coletados e estocados em local fechado e isolado da área de preparação e armazenamento dos alimentos, de maneira a evitar focos de contaminação e atração de vetores e pragas urbanas
5. Os resíduos devem ser armazenados em recipientes recicláveis e íntegros, de acionamento manual, e isolados da área de produção de alimentos.
4. Pergunta 4
Pensando na administração de uma Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) por serviço próprio (autogestão), identifique uma característica da autogestão.
1. Salários mais baixos.
2. Inflexibilidade na mudança de cardápios.
3. Taxa de absenteísmo elevada.
4. Maior custo na produção das refeições.
5. Maior preocupação com a qualidade (cardápios, gêneros, per capta).
5. Pergunta 5
Em respeito à Resolução nº 216/2004 da Anvisa, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, qual a instrução adequada ao processo de resfriamento de um alimento preparado?
Assinale a afirmativa correta.
1. No processo de resfriamento, a temperatura de um alimento preparado deve ser reduzida de 60°C para 10°C em até duas horas.
2. No processo de resfriamento, a temperatura de um alimento preparado deve ser reduzida de 70°C para 10°C em até duas horas.
3. No processo de resfriamento, a temperatura de um alimento preparado deve ser reduzida de 60°C para 10°C em até três horas
4. No processo de resfriamento, a temperatura de um alimento preparado deve ser reduzida de 60°C para 20°C em até duas horas.
5. No processo de resfriamento, a temperatura de um alimento preparado deve ser reduzida de 50°C para 10°C em até quatro horas.
6. Pergunta 6
“___________ é o serviço de fornecimento de refeições coletivas, especializado na preparação de alimentos para companhias de aviação, navios, plataforma marítima, entre outros.”
Com isso em mente, assinale a alternativa com a informação que preenche corretamente a lacuna.
1. Buffet.
2. Fastfood.
3. Catering
4. Self-Service.
5. Serviço de hotelaria.
7. Pergunta 7
O Manual de Boas Práticas (MBP) é um documento que descreve os requisitos básicos higiênico-sanitários garantindo o controle de qualidade do alimento preparado.
A respeito do MBP, assinale a alternativa incorreta.
1. O MBP é elaborado por um responsável técnico habilitado e pode ser revisado e reavaliado por outros profissionais da área.
2. O primeiro passo para a elaboração e a implementação do MBP é a realização do diagnóstico situacional, ou seja, o levantamento das condições higiênico-sanitárias do estabelecimento.
3. Deve apresentar documentação comprobatória, como exames de funcionários, controle integrado de pragas e vetores e controle de abastecimento da água.
4. O MBP pode ser usado em diferentes estabelecimentos, sendo universal para todos os estabelecimentos.
5. O MBP oferece ao profissional técnico responsável pela unidade um plano de controle higiênico-sanitário de refeições.
8. Pergunta 8
O lactário é uma área que existe somente em hospitais que contemplam os setores de obstetrícia e pediatria e é destinada para preparar, envasar, esterilizar e distribuir fórmulas infantis, bem como higienizar e esterilizar mamadeiras e demais utensílios.
Especificamente em relação a essa área, assinale a alternativa correta.
1. É obrigatório em hospitais que se tenha atendimento pediátrico com até 15 leitos, com área mínima de 15 m2 e distinção entre as áreas suja e limpa, com acesso independente à área limpa através de vestiário de barreira
2. Sua localização deve ser o mais próximo possível dos centros de esterilização e da área de circulação de acompanhantes pediátricos.
3. É obrigatório em hospitais com atendimentos obstétricos ou pediátricos com até 20 leitos, com área mínima de 20,0 m² e distinção entre as áreas suja e limpa, com acesso independente à área suja através de vestiário de barreira
4. Podem existir ralos em todas as salas, porém, na sala de preparo, ele deve estar situado na extremidade contrária ao fogão e à bancada de apoio.
5. Não deve existir ligação entre a sala de preparo e a sala de limpeza, para que seja garantida a inocuidade das mamadeiras prontas.
9. Pergunta 9
Em relação aos tipos de estabelecimentos para alimentação coletiva, na indústria as Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs) podem ser de diferentes portes, incluindo as de pequeno, médio e grande portes e as de extra porte, onde o planejamento físico será realizado de acordo com o número de refeições servidas. Considerando que a uma empresa oferta 1.000 almoço por dia, ela será classificada como?
1. Pequeno porte.
2. Médio porte.
3. Grande porte.
4. Extra porte.
5. Nenhuma das alternativas.
10. Pergunta 10
Para garantir a qualidade dos alimentos preparados, a RDC nº 216/04 estabelece critérios a serem cumpridos em relação aos manipuladores de alimentos.
Sobre esse tema, leia as alternativas a seguir e assinale a correta.
1. Os manipuladores de alimentos devem utilizar uniformes apropriados e diferenciados daqueles utilizados pelos responsáveis pela atividade de higienização das instalações sanitárias.
2. Os visitantes não necessitam cumprir os requisitos de higiene e de saúde estabelecidos para os manipuladores.
3. Os manipuladores que apresentarem lesões e/ou sintomas de enfermidades que possam comprometer a qualidade higiênico-sanitária dos alimentos não precisam ser afastados da atividade de preparação de alimentos enquanto persistirem essas condições de saúde.
4. O controle da saúde dos manipuladores não necessita ser registrado desde que seja realizado de acordo com a legislação específica.
5. Durante a manipulação, não precisam ser retirados todos os objetos de adorno pessoal e a maquiagem.
Ajuda para a página atual

Continue navegando