Buscar

NEGOCIAÇÃOINTERNACIONAL E RELAÇÕES MULTICULTURAIS

Prévia do material em texto

NEGOCIAÇÃO INTERNACIONAL E RELAÇÕES MULTICULTURAIS
Aluna: Vanessa de Andrade Gomes Ferreira 
Matricula: 2014201803
Curso: Administração Turno: Noite Campus: Barra 
A) Com base no filme “Indústria americana” (em inglês “American factory” e disponível no Netflix) – que conta o caso real de uma empresa chinesa que compra uma fábrica de vidros automotivos em Ohio (EUA) e tem que gerenciar as diferenças culturais - utilizar a teoria apresentada em aula para identificar o tipo de estratégia de internacionalização utilizada, a oportunidade procurada, o modo de entrada em outro país e as principais diferenças culturais que emergiram no caso.
Resposta: Conforme baseado no filme Indústria Americana, o filme relata de uma empresa de vidros automotivos que fechou e acabou deixando cerca de 2.000 famílias desempregadas, porém a empresa reabriu contatando inicialmente 1.000 funcionários onde eram comprometidos na produção e execução do serviço.
A empresa Fuyao é a maior fabricante de vidro automotivos da China e a segunda maior do mundo, fazendo bastante sucesso ao ponto de ter uma avenida com o nome da empresa. Abriu a sua maior unidade de fábrica de vidros automotivos do mundo em Ohio nos Estados Unidos, onde investiu aproximadamente a cerca de 1 bilhão de dólares, gerando em torno de dois mil novos postos de trabalho.
Com o tempo os gestores americanos começaram a entregar resultados inferiores aos desejados pelos chineses e vários conflitos passam a acontecer. 
Foi identificado falhas na empresa americana uma delas há falta de treinamento para a capacitação de funcionários, como o presidente também havia reclamado com o vice-presidente referente algumas coisas que era a respeito de leis trabalhista e o vice-presidente ainda nem fazia parte do quadro de funcionários quando isso aconteceu e acabou tomando uma chamada sem ele ao menos saber quem fez na época.
Após ser identificado algumas dessas falhas, começaram a entrar em ação para melhorar a empresa. Com isso começaram a realizar treinamentos para os funcionários, reuniões continuas, colocaram a gestão a vista colocando os valores da empresa, as atitudes de líderes na qual estimula mais o comportamento de líder, pois ocorreu em diversas vezes e partes do filme os funcionários reclamando que não eram reconhecidos e valorizados dentro da empresa.
Além de conflitos culturais na empresa, a tecnologia de automação chegou com tudo e com isso ocorreu demissão de vários funcionários, pois investiram em tecnologia e com isso substituiu alguns cargos na empresa e a tendência é crescer esse meio tecnológico, as empresas terem mais automações, pois com isso não teria muito gasto com a segurança e meios trabalhistas e reduziria os custos e modificaria a cultura empresaria da empresa.