Buscar

AVALIAÇÃO FINAL DISURSIVA - METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

METODOLOGIA DO ENSINO DA ARTE
AVALIAÇAO FINAL DISCURSIVA
1
Sabemos que existem diversas perspectivas e teorias para conceber o que hoje conhecemos como ARTE. 
Todavia, se você é desafiado a pensar em uma resposta a partir dos estudos sobre a arte na educação, quais os aspectos que constituem a ARTE, em sua perspectiva?
Resposta esperada
A arte é uma produção humana, e está presente em toda a história da humanidade. Desde a Pré-história, as pessoas que neste período viviam, já usavam meios para expressar-se nas paredes das cavernas, por meio do que hoje conhecemos como pinturas rupestres. A arte é também uma possibilidade de perceber o mundo, por meio dos sentidos, das experiências estéticas, artísticas e de um olhar sensível ao que nos acontece. Outra perspectiva importante que perpassa as discussões sobre o conceito de arte, podem ser também as possibilidades de expressão e de elaboração da linguagem que podemos experimentar por meio das diversas linguagens artísticas, como as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro.
2
Sabemos que a organização e a presença da arte na Educação Infantil e no Ensino Fundamental são diferentes, inclusive na estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 
Sobre a Arte no Ensino Fundamental dentro da BNCC, como se estrutura este componente curricular no documento?
Resposta esperada
O ensino da Arte no Ensino Fundamental é composto pelas linguagens das Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. Essas linguagens articulam saberes referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolvem as práticas de criar, ler, produzir, construir, exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. A BNCC propõe que o componente curricular Arte seja lugar de possibilidades de criação, no qual os estudantes sejam protagonistas de sua prática, tendo acesso não apenas às produções culturais legitimadas pelo mercado ou pela mídia, mas também aos saberes e práticas culturais populares. O documento ainda compreende que o saber em arte pode ser compartilhado por meio de diversas formas, como exposições, saraus, espetáculos, performances, concertos, recitais, intervenções e outras apresentações e eventos artísticos e culturais.

Mais conteúdos dessa disciplina