Prévia do material em texto
@studiesrayane | Rayane do Val AVISO PRÉVIO (arts. 487 a 491, CLT + art. 7º, XXI, CF) É o aviso que antecede a rescisão contratual, devendo indicar a data do término do contrato de trabalho - Comunicação de que o contrato está extinto. ▪ Contrato por tempo indeterminado. ▪ A parte contrária tem que ser notificada - natureza receptícia - boa-fé objetiva. ▪ A comunicação deverá ser feita por escrito. ▪ O período do AP é computado no contrato de trabalho, mesmo que tenha sido indenizado. Assim, será contado para todos os efeitos. Exceção: contrato com prazo determinado (art. 481, CLT) – se houver cláusula assecuratória para que não seja necessário pagamento de indenização. O contratante que decidir extinguir o contrato deverá comunicar ao outro contratante com antecedência de: ➢ 8 dias – se o pagamento do salário for efetuado por semana ou tempo inferior. ➢ 30 dias - se o pagamento do salário for efetuado por quinzena ou mensal ou se o empregado tiver mais de 12 meses de serviço. PROJEÇÃO DO AP: 3 dias de acréscimo por ano de prestação de serviço - a partir de 12 meses completos. Exemplo: 01 ano – 33 dias. 2 anos = 36 dias 05 anos – 45 dias 10 anos = 60 dias 20 anos – 90 dias (limite) Ou seja, a duração do aviso prévio ocorre de acordo com o tempo de serviço do empregado. Então, caso o empregado tenha menos de 1 ano de trabalho, o aviso prévio será de 30 dias. Após esse período, o AP será acrescido de 3 dias para cada ano que o trabalhador permanecer no cargo, até o limite máximo de 90 dias. @studiesrayane | Rayane do Val Se o empregado não avisar ao empregador: o empregador descontará o salário correspondente. ➢ Em caso de pedido de demissão, não há projeção do AP. Se o empregador não avisar ao empregado: o empregado receberá o salário correspondente. ➢ Nesse caso (dispensa), há projeção do AP, a partir de 12 meses completos. ➢ Resta garantida a integração desse período para todos os fins. AP INDENIZADO: desligamento imediato – o valor correspondente ao período será pago a outra parte. AP TRABALHADO: art. 488, CLT. Na dispensa: o empregado tem direito há redução da jornada de trabalho (sem prejuízo), e pode optar por: ▪ ter uma redução de 2 horas diárias, ou; ▪ manter a jornada normal e ter 7 dias consecutivos de folga (durante o período de cumprimento). Na demissão: não há redução da jornada. ➢ Ambas as partes (empregado ou empregador) podem optar pelo AP trabalhado ou indenizado. ▪ Súmula 380, TST: dispõe que a contagem segue o art. 132 do CC. ▪ Há integração no tempo de serviço; ▪ O empregador deve dar baixa na carteira no último dia do aviso prévio. ▪ O prazo para recorrer às dívidas trabalhistas é contado a partir da extinção do contrato. Assim, começa a contar a partir do último dia do aviso prévio.