Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

@studiesrayane | Rayane do Val 
 
AVISO PRÉVIO 
(arts. 487 a 491, CLT + art. 7º, XXI, CF) 
 
É o aviso que antecede a rescisão contratual, devendo indicar a data do 
término do contrato de trabalho - Comunicação de que o contrato está extinto. 
 
▪ Contrato por tempo indeterminado. 
▪ A parte contrária tem que ser notificada - natureza receptícia - boa-fé 
objetiva. 
▪ A comunicação deverá ser feita por escrito. 
▪ O período do AP é computado no contrato de trabalho, mesmo que 
tenha sido indenizado. Assim, será contado para todos os efeitos. 
 
Exceção: contrato com prazo determinado (art. 481, CLT) – se houver cláusula 
assecuratória para que não seja necessário pagamento de indenização. 
 
O contratante que decidir extinguir o contrato deverá comunicar ao outro 
contratante com antecedência de: 
 
➢ 8 dias – se o pagamento do salário for efetuado por semana ou tempo 
inferior. 
➢ 30 dias - se o pagamento do salário for efetuado por quinzena ou 
mensal ou se o empregado tiver mais de 12 meses de serviço. 
 
PROJEÇÃO DO AP: 3 dias de acréscimo por ano de prestação de serviço - a 
partir de 12 meses completos. 
 
Exemplo: 
01 ano – 33 dias. 
2 anos = 36 dias 
05 anos – 45 dias 
10 anos = 60 dias 
20 anos – 90 dias (limite) 
 
Ou seja, a duração do aviso prévio ocorre de acordo com o tempo de serviço 
do empregado. Então, caso o empregado tenha menos de 1 ano de trabalho, 
o aviso prévio será de 30 dias. Após esse período, o AP será acrescido de 3 
dias para cada ano que o trabalhador permanecer no cargo, até o limite 
máximo de 90 dias. 
 @studiesrayane | Rayane do Val 
 
Se o empregado não avisar ao empregador: o empregador descontará o 
salário correspondente. 
➢ Em caso de pedido de demissão, não há projeção do AP. 
 
Se o empregador não avisar ao empregado: o empregado receberá o 
salário correspondente. 
➢ Nesse caso (dispensa), há projeção do AP, a partir de 12 meses 
completos. 
➢ Resta garantida a integração desse período para todos os fins. 
 
AP INDENIZADO: desligamento imediato – o valor correspondente ao 
período será pago a outra parte. 
 
AP TRABALHADO: art. 488, CLT. 
 
Na dispensa: o empregado tem direito há redução da jornada de trabalho 
(sem prejuízo), e pode optar por: 
▪ ter uma redução de 2 horas diárias, ou; 
▪ manter a jornada normal e ter 7 dias consecutivos de folga (durante o 
período de cumprimento). 
 
Na demissão: não há redução da jornada. 
 
➢ Ambas as partes (empregado ou empregador) podem optar pelo AP 
trabalhado ou indenizado. 
 
▪ Súmula 380, TST: dispõe que a contagem segue o art. 132 do CC. 
▪ Há integração no tempo de serviço; 
▪ O empregador deve dar baixa na carteira no último dia do aviso prévio. 
▪ O prazo para recorrer às dívidas trabalhistas é contado a partir da 
extinção do contrato. Assim, começa a contar a partir do último dia do 
aviso prévio.

Mais conteúdos dessa disciplina