Buscar

Treinamento, Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ao falarmos de gestão de pessoas em uma organização, logo nos lembramos do setor de Recursos Humanos, pois este é responsável pela contratação, acompanhamento e desenvolvimento dos colaboradores. No entanto, é indispensável que o gestor acompanhe ativamente todo o processo que os funcionários venham a participar da empresa, ou seja, desde o recrutamento, desenvolvimento, treinamentos e avaliações que venham a acontecer. Após a contratação dos funcionários, descreva as etapas mínimas que a organização precisa passar para o funcionário.
Resposta esperada
A organização precisa socializar, treinar e avaliar o desempenho do funcionário em sua função. O método utilizado para este processo pode ser o tradicional ou até mesmo os métodos mais modernos, porém eles devem ocorrer.
Minha resposta
Uma vez que os colaboradores são selecionados para determinados cargos, é necessário que a empresa faça a socialização desta pessoa na organização, aplique um treinamento para a execução da função que irá desempenhar e uma avaliação de como está o seu desempenho no cargo ocupado.
Retorno da correção
Olá, acadêmico(a)! Sua resposta abordou alguns dos elementos da questão com base nos materiais disponibilizados, porém, poderia ter explorado mais os conteúdos fundamentais da disciplina. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.
2Para que a organização comece um processo de treinamento, ela precisa primeiramente fazer o levantamento das necessidades de treinamento, ou seja, identificar a causa de um problema ou de melhoria no processo. Na organização, existem algumas formas de identificar esta necessidade de treinamento. Portanto, descreva três formas de identificar a necessidade de treinamento.
Resposta esperada
Avaliação de desempenho: permite fazer uma avaliação de desempenho do colaborador e descobrir o grau de dificuldade que o profissional tem para desenvolver sua função.
Observação: verificar as deficiências que ocorrem nas organizações, com a má qualidade na execução das tarefas, quebras de equipamento por falta de treinamento, desperdício da matéria-prima e principalmente a rotatividade de pessoas pela insatisfação.
Questionários: através da pesquisa relacionada ao clima organizacional, apresenta-se um formulário quantitativo aos colaboradores, diante das estruturas físicas, administrativas e comportamentais da organização.
Solicitação de supervisores e gerentes: acontece através da solicitação da cúpula a proporcionar treinamento aos colaboradores.
Modificação do trabalho: propicia a necessidade de capacitação aos novos métodos e processos de trabalho aos funcionários.
Entrevista de saída ou entrevista de desligamento: um diálogo sincero com o profissional que está saindo da empresa proporciona descobrir quais as fragilidades que a organização está oferecendo aos colaboradores.
Análise de cargos: avalia as tarefas relacionadas às funções que devem ser executadas pelos colaboradores.
Minha resposta
Entrevista de saída ou desligamento: quando um funcionário está se desligando da empresa é a hora certa de saber a sua opinião sincera sobre a experiência que teve, descobrir as fragilidades da organização e as razões que motivaram essa saída. Avaliação de desempenho: serve avaliar o desempenho do funcionário, qual o grau de dificuldade que o funcionário tem de desempenhar sua função e se tem a necessidade de um treinamento para melhorar desempenho do colaborador. Análise e descrição de cargos: permite ter informações e avaliações sobre o cargo ou atividade que os colaborares executam.
Retorno da correção
Parabéns, acadêmico(a)! Sua resposta se aproximou dos objetivos da questão, mas poderia apenas ter apresentado mais argumentos acerca dos conteúdos disponibilizados nos materiais didáticos e estudos. Confira no quadro "Resposta esperada" a sugestão de resposta para esta questão.

Outros materiais