Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1 CLÍNICA DE AVES E SUINOS
Embora sejam necessárias para induzir a produção da resposta imune, as vacinas contendo vírus vivos que se replicam no trato respiratório das aves, causam danos leves às células epiteliais da traqueia. A vacinação por aspersão é muito difundida para administração de vírus com tropismo respiratório devido à praticidade e bom estímulo da imunidade local. Qual a principal vantagem e desvantagem da vacinação por aspersão?
b. A vacinação por aspersão tem como vantagem atingir todo lote através da distribuição de gotas grossas, além de rápida produção de anticorpos; a principal desvantagem é o risco da reversão da patogenicidade.
Texto da questão
Assinale a alternativa com duas doenças aviárias de notificação compulsória:
e. Doença de Newcastle e Influenza aviária
Texto da questão
A doença de Marek é uma doença linfoproliferativa comum em frangos, onde há formação de nódulos nos folículos das penas que causam perdas devido à condenação da carcaça ao abate. Como ocorre a transmissão desta doença?
e. É facilmente transmitida pela via horizontal entre as aves (via aérea), onde as penas soltas são facilitadores de disseminação do vírus.
Texto da questão
A estrutura anatômica das aves difere de outros animais devido à capacidade de voar, descendência dos répteis e a capacidade de penetrar em cada nicho disponível do meio ambiente. Analise as características anatômicas a seguir: I – Ausência de bexiga e consequente ausência de urina aquosa. II – Presença de sacos aéreos com função de troca gasosa. III – Presença de linfonodos responsáveis pelo retorno dos líquidos extravasculares do sangue, unidos às paredes vasculares. IV – Presença de estômago glandular que secreta muco, ácido clorídrico e pepsinogênio. São características das aves as que se encontram em:
c. I e IV
Texto da questão
A Doença de Newcastle é causada por um vírus da família Paramyxoviridae. Há no total nove sorotipos descritos de Paramyxovirus aviários, designados APMV-1 a APMV-9, sendo que o APMV – 1 é o mais patogênico para aves. Qual é o melhor método de prevenção da doença no Brasil?
b. Por se tratar de uma doença controlada no Brasil se realiza a vacinação de todo lote, com cepas de vírus lentogênicos.
Texto da questão
Assinale a alternativa INCORRETA:
e. A imunização contra o botulismo é realizada como rotina e é de grande eficácia.
Texto da questão
Quais as principais eimerias (coccidias) encontradas nas aves de acordo com a sua localização intestinal?
b. E. acervulina (duodeno); E. máxima (jejuno/íleo); E. tenella (ceco).
Texto da questão
A escolha da via de administração da vacina requer conhecimento quanto à patogenicidade do agente. Sabe-se que os vírus possuem "sítios" preferenciais de localização e multiplicação. O manejo de vacinação deve ser realizado:
e. Horários frios do dia, mantendo a vacina refrigerada até o momento da aplicação.
Texto da questão
A micoplasmose aviária é considerada um dos principais problemas da avicultura mundial. No Brasil, a vigilância oficial para Mycoplasma spp. é exercida pelo MAPA através do Plano Nacional de Sanidade Avícola (PNSA), que conceitua que aves reprodutoras devem:
b. Constatando-se positividade para Mycoplasma synoviae, esses núcleos poderão ser tratados com antibiótico.
Texto da questão
As doenças causadoras de enterites podem ser confundidas entre si, devido a apresentação de diarreias com coloração, volume e frequência que ocorrem de forma semelhante. Baseado na diferenciação entre elas, podemos associar testes. Quais os critérios de escolha?
e. A resposta correta é: Realizar testes diretos seria a melhor opção, como semeadura, antibiograma e PCR, pois podemos utilizar testes com maior sensibilidade (menor taxa de F –) e testes específicos (menor taxa de F+).