Buscar

MODELAGEM ORGANIZACIONAL - EXERCÍCIOS 2 E 3

Prévia do material em texto

MODELAGEM ORGANIZACIONAL – UNIDADE 2
1. Quando o administrador estuda uma organização/empresa, deve visualizar o todo organizacional e o impacto das ações neste todo. Essa visão é chamada de:
Visão sistêmica.
A visão sistêmica é a capacidade de visualizar o todo da organização e o impacto das ações sobre este todo. A tendência é visualizar de forma isolada as partes organizacionais. O administrador deve ter sempre a visão do todo.
2. É uma associação ou instituição com objetivos definidos que, de forma racional e lógica, coordena o esforço coletivo e distribui as tarefas entre seus membros, equacionando a utilização de recursos para produzir determinado bem ou serviço. O conceito é de:
Organização.
A organização é uma associação ou instituição que tem objetivos definidos e, em função deles, coordena e distribui todas as atividades entre seus colaboradores, além de utilizar da melhor forma os recursos para chegar à produção de um bem ou serviço.
 
3. O conceito que trabalha a maneira pela qual se realiza uma atividade seguindo normas prestabelecidas é conhecido como:
Método.
A palavra método tem origem grega, sendo a união de meta + hodos. Meta significa "objetivo"; hodos, "caminho". Então, "caminho que leva ao objetivo". Portanto, é a maneira pela qual se realiza uma atividade seguindo normas preestabelecidas
4. O conjunto de partes que interagem de forma interdependente formando um todo unitário com um objetivo comum é chamado de:
Sistema.
É o conceito de sistema abordado na questão: conjunto de partes interagentes e interdependentes formando um todo unitário com um objetivo comum, como a empresa, na qual as partes são os departamentos que dependem um do outro para chegar ao objetivo da organização, que, de forma geral, é a sobrevivência no ambiente em que está inserida.
5. Organizações, como de negócios ou governamentais, são bons exemplos de sistemas na sociedade, que é o seu ambiente. Para atender às exigências do mercado, que se modifica, ou ao ambiente no qual estão inseridas, é fundamental ser um sistema:
Adaptável.
É um sistema que tem a capacidade de mudar a si próprio ou ao seu ambiente para sobreviver.
6. Uma representação total ou parcial de um elemento, conjunto ou sistema físico e real, que pode ser utilizada para descrever, testar ou predizer o comportamento do sistema físico em situações específicas.
Tal definição se refere à(ao):
Modelagem.
Como destaca Ferreira (2013a, p. 47), as organizações do século XXI, para permanecerem ativas, precisam estar em constante mudança. Tais mudanças acontecem por meio de implementação de novos conceitos, os quais surgem geralmente na forma de modelos, que são bastante diversificados e incluem um conjunto de técnicas aplicadas à melhoria das atividades organizacionais, sempre buscando retratar a realidade do que se deseja modelar.
7. Com esta representação simplificada da realidade (o modelo), é possível suportar o estudo da atual situação (conhecida como _______), analisá-la, redesenhá-la, medir seu desempenho e prover as transformações necessárias para sua melhoria, levando a novos patamares de desempenho dos processos (conhecido como _______) e, por conseguinte, das organizações (ABPMP, 201. Assinale a alternativa que indica corretamente como as lacunas devem ser preenchidas:
AS-IS/TO-BE.
O AS-IS (como é em inglês) representa o estado atual. De acordo com Ferreira (2013a, p. 77), "a modelagem TO-BE consiste na representação gráfica de um processo a ser implementado ou a proposição de um novo (...). Nesta etapa, as interações com os clientes, as diferentes oportunidades de melhorias identificadas na situação atual do processo, e a da caixa preta devem ser observadas".
8. No que tange aos conceitos de gestão de processos e gestão por processos, é correto o que se afirma em:
Uma das vantagens da gestão por processos é facilitar a gestão do conhecimento organizacional.
Ferreira (2013b, p. 18) define gestão (ou gerência) de processos como “o conjunto de ações sistemáticas, baseadas em métodos, técnicas e ferramentas de análise, modelação e controle, que permitem manter estável a rotina e implantar melhorias na qualidade dos processos”. Ainda segundo Ferreira (2013b, p. 21), a gestão por processo se aplica a algo bem mais abrangente: “gerir a organização, considerando a interação entre os processos e entre estes e o ambiente”. Ferreira (2013b, p. 22) também destaca que, apesar das diferenças entre os conceitos de gestão de processos e gestão por processos, há forte vínculo entre eles, pois “a organização orientada por processos precisa, necessariamente, de processos bem monitorados, caso contrário, inviabiliza a possibilidade de tê-los funcionando eficientemente em rede ou de forma sistêmica”.
9. Na função perda, desenvolvida por Genichi Taguchi (1924-201 e mostrada na figura a seguir, é correto afirmar que:
O nível de insatisfação inicia alto, caindo conforme o valor da variável estudada aumenta, revertendo a partir de determinado ponto quando começa a aumentar.
Afastamentos do valor ideal começam a comprometer o bom andamento e os resultados dos processos, gerando insatisfação crescente dos envolvidos quanto maior for tal afastamento.
10. O símbolo que representa o envio de mensagem intermediária, de acordo com o BPMN, é:
Este é o símbolo que representa o envio de mensagem intermediária. O correto é o símbolo que indica a comunicação entre diferentes processos ou do processo com um agente externo.
11. Na escola francesa, destacaram-se estudiosos como Zarifian e Le Boterf no que tange aos estudos sobre competências. Para Zarifian, as competências:
foram estudadas a partir de transformações do mundo do trabalho, dentre as quais é possível elencar: a comunicação, os serviços e a noção de incidente.
A escola francesa, principalmente nos anos 90 com Zarifian, procurou ir além do conceito de qualificação. O debate da escola francesa buscava o desenvolvimento de um modelo que aproximasse o ensino das necessidades reais da empresa. Nos Estados Unidos, e não na escola francesa, o conceito de competências foi fundado com base no modelo taylorista-fordista. Dado o protagonismo da inteligência prática na noção de competência desenvolvida por Zarifian, esta última ganha ainda mais força diante da complexidade das situações que se engendram na cotidianidade do trabalho. Por fim, Zarifian baseou-se nas mutações do mundo do trabalho para desenvolver seus estudos sobre competências, buscando alinhamento, tais como: incidente (aquilo que ocorre de forma não programada);, comunicação (no sentido de compreender o outro e a si mesmo) e serviço (atendimento a cliente dentro e fora das empresas).
12. Mapear significa construir ou confeccionar um mapa de algo ou de algum lugar. Na ambiência organizacional, o mapeamento das competências diz respeito a um processo que objetiva encontrar possíveis lacunas entre as competências disponíveis na organização e as competências necessárias para o atingimento dos objetivos estratégicos da empresa. Com relação ao mapeamento de competências, analise as alternativas abaixo:
I - As competências técnicas a serem mapeadas são as que agregam valor às competências de suporte, diferenciando o perfil profissional dos colaboradores nas empresas.
II - As competências de suporte são as que compõem o perfil profissional para um determinado cargo. Por exemplo, um gestor de pessoas deve possuir competências relacionadas, principalmente, à finanças e à contabilidade.
III - No mapeamento e definição do perfil de competências em uma determinada organização, as reuniões orientadas para consultoria interna, com a presença de gestores, pessoas-chave na organização e diretores, podem ser importantes na medida em que, a partir dessa prática, torna-se possível ampliar as percepções sobre a cultura organizacional e valorizar o profissional interno.
Assinale a alternativa que indica as opções corretas:
III somente.
As alternativas I e II estão incorretas porque as competências de suporte é que agregam valor às competências técnicas,que são (estas últimas) as que compõem um perfil profissional para determinado cargo. Nesse sentido, é possível recuperar um gestor financeiro e suas necessárias competências para finanças e contabilidade, por exemplo. A alternativa III, por sua vez, está correta porque, segundo Gramigna (2007), dentre as vantagens de reuniões voltadas à consultoria interna, estão o conhecimento da cultura organizacional e a valorização do profissional que trabalha na empresa.
13. A produtividade está diretamente relacionada ao conjunto de competências organizacionais. Sendo assim, a competência pode ser compreendida como o conjunto de repertórios de técnicas e comportamentos que as empresas possuem e que as tornam mais produtivas, eficazes e competitivas com relação a outras empresas em determinadas situações de mercado. Tem-se com isso um modelo de competências de determinada empresa e a relação deste com o desempenho e com a gestão estratégica. Com relação a isso, indique a alternativa correta:
A gestão estratégica de recursos humanos, considerando as noções de desempenho e competência (em relação), envolve a atração, o desenvolvimento e manutenção de profissionais que possam auxiliar o atingimento dos objetivos organizacionais; isso ocorre, por exemplo, por meio da utilização de sistemas de recursos humanos consistentes entre si e coerentes com a estratégia da organização.
Dentre os fatores que devem ser considerados para o desenvolvimento de um modelo de competências na ambiência organizacional, existe a cultura organizacional da empresa, a estrutura organizacional da empresa, o perfil profissional desejado para atender às demandas do negócio, a Missão e filosofia da organização, a escolha de uma metodologia de avaliação de potenciais que atenda à organização dentro de seus padrões de qualidade, incluindo a avaliação do desempenho já existente na empresa.
A associação do desempenho com as competências humanas ou com as competências da organização como um todo faz com que tanto a gestão de desempenho como a de competências estejam inseridas em um contexto de gestão estratégica de recursos humanos (TAYLOR; BEECHLER; NAPIER, 1996).
Um modelo de competências requer o projeto e a construção de um banco de talentos para suprir a necessidade de redimensionamento de pessoas em função de cargos, equipes e carreiras-chave, conforme Chiavenato (2016).
Os critérios de escolha devem ser baseados na avaliação do desempenho existente na ocasião, comparando-a com as competências demonstradas no cotidiano. 
A área de RH deve atuar como facilitadora do processo, contando com a participação das demais áreas da empresa. 
14. Com relação às competências organizacionais básicas, essenciais e de suporte, assinale a alternativa correta:
Capacidade empreendedora, capacidade de negociação e estabelecimento de canais de comunicação eficientes e interativos são exemplos de competências de suporte na ambiência organizacional.
As competências organizacionais básicas são “as capacidades indispensáveis à empresa para administrar com eficácia seu negócio, sendo apenas pré-requisitos para que a empresa se mantenha no mercado, não sendo suficientes para garantir o diferencial competitivo”, portanto as alternativas a e b estão incorretas. As competências organizacionais essenciais são as que agregam valor e diferencial competitivo à empresa, logo a alternativa c está incorreta. Criatividade e inovação são exemplos de competência de suporte, conforme Gramigna (2007). A alternativa e, por sua vez, está correta, pois podem ser compreendidas como competências de suporte: autodesenvolvimento e gestão do conhecimento; capacidade de adaptação e flexibilidade; capacidade empreendedora; capacidade negocial; comunicação e interação; criatividade e inovação; cultura da qualidade; liderança; motivação e energia para o trabalho; orientação para os resultados; planejamento e organização; relacionamento interpessoal; tomada de decisão; trabalho em equipe; visão sistêmica (GRAMIGNA, 2007).
15. A partir do modelo de competências, Gramigna (2007) explica que a aprendizagem necessita atingir diferentes níveis para alcançar seus objetivos. Quais são eles?
Níveis cognitivo, afetivo, social, cultural e praxeológico.
Conforme explica Gramigna (2007), a aprendizagem necessita, para atingir seus objetivos, alcançar os níveis cognitivo (conhecimentos, aprendizagem, linguagem, raciocínio, memória, percepção, pensamento, imagem que o profissional tem do contexto), afetivo (autoimagem, engajamento, integração, investimento motivacional e afetivo na ação), social (a expectativa do indivíduo em obter seu autodirecionamento e estabelecer uma integração com o ambiente ou o objeto de conhecimento), cultural (organização cultural do contexto) e praxeológico (parte visível das competências, o desenvolvimento que é o objeto da avaliação social). Não estão incluídos aqui níveis reativos, inconsciente, teorético.
MODELAGEM ORGANIZACIONAL – UNIDADE 3
1. O BSC é uma ferramenta que torna possível acompanhar e avaliar o planejamento estratégico em distintos aspectos de uma organização. A ferramenta foi construída com base em quatro perspectivas, sendo que cada uma delas mapeia uma área específica de uma empresa em relação aos seus planos e estratégias.
Qual das perspectivas indica as medidas capazes de contribuir com a manutenção do capital intelectual da empresa?
De aprendizado e crescimento.
O BSC tem quatro distintas perspectivas, conforme descrito a seguir.
Na perspectiva financeira, as medidas relativas à receita e à produtividade são valiosas e ajudam a demonstrar as consequências econômicas de ações já realizadas. Representa uma das principais perspectivas do BSC.
A perspectiva dos clientes pressupõe definições sobre o mercado e o segmento nos quais a organização deseja competir.
A perspectiva de aprendizado e crescimento está relacionada ao desenvolvimento de medidas para orientar o aprendizado e o crescimento organizacional, bem como a manutenção do capital intelectual da organização.
A perspectiva dos processos internos possibilita que sejam identificados os processos críticos para a realização dos objetivos de outras perspectivas.
A competitividade não representa uma das perspectivas do BSC. O resultado oriundo das perspectivas do BSC visa a aumentar a competitividade da organização.
2. Suponha uma empresa que tem uma estrutura organizacional funcional. Contudo, a fim de dinamizar o negócio, a organização passou por uma série de mudanças e os processos produtivos tornaram-se mais complexos, sendo necessária a ampliação deles, de modo que eles começaram a ser arranjados por projetos. Dada essa situação, a empresa passou de uma estrutura organizacional funcional para uma estrutura matricial.
Entre as desvantagens da nova estrutura em relação à anterior, destacam-se:
dificuldades de coordenação e de responsabilização.
A estrutura matricial tem uma série de vantagens, como o fato de ser estabelecida para oferecer melhoria na resposta ao mercado.
São vantagens desse tipo de estrutura a descentralização do poder, a potencialização do aprendizado organizacional e a possibilidade de otimização de recursos.
Pode ser considerada uma desvantagem da estrutura matricial a dificuldade de coordenação de pessoas e de responsabilização de processos.
3. A estrutura organizacional de uma empresa representa uma série de questões, como aspectos relacionados à tomada de decisão, a centralização do poder e demais questões envolvendo autoridade e responsabilidade.
Em relação à estrutura organizacional, assinale a resposta correta:
A definição precisa de direitos e obrigações dos membros da organização traduzidas em funções bem delineadas é uma característica de organizações mecanicistas.
As estruturas organizacionais têm algumas características, como o fato de que, quanto maior é a descentralização, maior é a quantidade de pessoas para tomar decisões e supervisionar.
Outro ponto é que, no caso de a amplitude de controle ser menor, a organização tendea ficar mais hierarquizada.
Uma questão importante em relação às estruturas organizacionais diz respeito às estruturas informais; embora estas sejam inevitáveis, não estão previstas em planejamento.
Ainda em relação às estruturas organizacionais, é correto afirmar que a autoridade é dual nas estruturas matriciais, e a hierarquização excessiva e a rigidez da estrutura promovem o desenho exato do organograma.
4. As distintas estruturas organizacionais distinguem-se pela forma como expressam o quanto o poder é difuso ou não nas organizações, os distintos níveis hierárquicos e, inclusive, como estão arranjados os processos de produção.
A estrutura organizacional que indica o entrecruzamento de duas ou mais estruturas denomina-se:
estrutura matricial.
A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta, ao mesmo tempo, uma estrutura funcional e uma estrutura horizontal, que, normalmente, se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto, sobrepondo estruturas sobre os mesmos membros de uma organização.
Nesse modelo, tenta-se unir as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento.
A lógica desse modelo é o que chamamos de autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo.
O organograma é uma forma gráfica para representar a estrutura; não é a estrutura em si. A estrutura em linha e staff é equivale à estrutura funcional e utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidades.
A funcional é a clássica estrutura organizacional que utiliza a função como maneira de dividir áreas de responsabilidade e autoridade, sendo esta a estrutura típica da maioria das empresas.
A terceirização não é um tipo de estrutura, mas, sim, uma estratégia organizacional.
5. A departamentalização possibilita o agrupamento de distintas atividades em unidades e setores de uma organização e visa a facilitar a supervisão de atividades na busca pelos melhores resultados. Um dos princípios condutores do processo de departamentalização é o princípio do maior uso.
Em que consiste o princípio do maior uso?
Quem mais realiza um processo é responsável por ele.
O princípio de maior uso diz respeito ao fato de que o departamento ou setor que mais realiza um processo é responsável por ele.
Outro princípio é o de maior interesse, que está relacionado ao fato de que o gestor mais interessado na coordenação da tarefa deve ser responsável por ela.
O princípio da separação e controle define que supervisão e execução devem ser mantidas em setores separados. E o princípio da supressão da concorrência indica que as atividades realizadas por um setor não podem ser realizadas por outro.
A terceirização não é um princípio da departamentalização.
6. Imagine que você trabalha numa empresa que fabrica ônibus e é responsável por comprar peças diversas de fornecedores. Sua empresa, você sabe, possui um rígido controle de qualidade. Afinal, as consequências de um ônibus lotado falhar em alta velocidade pode ser trágicas. Tendo ciência disso, você decide que é necessário exigir de seus fornecedores o mesmo comprometimento com a qualidade dos produtos. No entanto, evidentemente, seus recursos (tempo e funcionários) são escassos. Qual das alternativas abaixo apresenta certificação internacional que poderá ajudá-lo a garantir a gestão da qualidade em toda a cadeia produtiva?
 ISO 9000.
A ISO 9000 é uma certificação, o qual trata-se de um conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Elas podem ser aplicadas em diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins, e se referem especificamente, a qualidade dos processos da organização. Trata-se de um grupo de normas que descreve regras relacionadas a implantação, desenvolvimento, avaliação e continuidade do Sistema de Gestão da Qualidade. Quando uma empresa utiliza as normas ISO 9000, ela apresenta uma certificação que garante solidez, responsabilidade, credibilidade e facilidade nas relações comerciais. Além disso, os usuários dos produtos ou serviços dessa empresa podem ter maior segurança ao consumirem ou utilizarem esses produtos ou serviços, já que essa certificação só será obtida se todos os envolvidos no processo apresentem as mesmas garantias de qualidade e portanto, que também sejam certificadas.  O Kaizen, o Ciclo PDCA e o Controle de qualidade atuam diretamente no produto e no serviço prestado, desenvolvendo ações contínuas de desenvolvimento e o Modelo Japonês se refere ao modelo Toyota de produção, que contém em si várias ferramentas de controle de qualidade.
7. Relativo ao conceito de qualidade, qual das alternativas abaixo demonstra uma melhoria de qualidade?
Diminuição da taxa de falha de um produto.
A qualidade se distingue de grau ou de adição de características. Um produto que faça algo bem feito, por mais simples que seja sua finalidade, é um produto de qualidade. A busca da qualidade não deve ser confundida com a adição de características.
8. Após uma semana de muitas dificuldades e reveses, você se encontra com um amigo que trabalha com administração da qualidade. Ao relatar as inúmeras frustrações da semana e os problemas que te preocupam, este amigo sugere que você lembre do diagrama de Pareto e o utilize para resolver seus problemas pessoais. O que podemos depreender dessa sugestão?
Que você se foque nos pouco problemas que geram as consequências mais graves e que deixe, pelo menos em um primeiro momento, os problemas secundários de lado.
A ideia do Diagrama de Pareto ou regra dos 80-20 é de que poucas causas (cerca de 20%) geram a maioria dos problemas. Isso significa que esses problemas são os que devem ser identificados e sanados, já que são mais custo eficiente.
9. Algumas empresas, como ocorre de forma mais conhecida com a indústria chinesa, optam por não incorporar a administração da qualidade de forma plena. Há motivos para isso?
Sim, a administração da qualidade gera custos que nem sempre são ressarcidos pelo aumento da confiabilidade da marca.
A implementação de uma administração da qualidade gera custos e, dependendo do mercado que se tem como clientela, podem não trazer o retorno esperado. Neste sentido, a má fama dos produtos chineses é compensada pelo seu baixo custo. A prova que isso pode valer a pena é o sucesso industrial chinês.
10. Dado que a administração da qualidade, tal como conhecemos, possui menos de um século de existência, sua inexistência anterior se deve à:
A falta de necessidade de criar uma sistematização profissional da qualidade, pois esta só se tornou necessária a partir da linha de montagem trazida à tona pela administração científica.
A preocupação com a qualidade não é novidade. O que é novidade é uma forma de produzir que requer um controle de qualidade voltado a uma produção quantitativa. Portanto, a qualidade se torna parte da gestão e, assim, desenvolve técnicas que lhe são próprias.
11. Quem foi a primeira pessoa a publicar um conceito de qualidade que relaciona a qualidade do produto ao atendimento da satisfação dos clientes?
Edward Deming.
Deming associou a qualidade ao atendimento da satisfação dos clientes.
12. Qual é a ordem cronológica, ou seja, a ordem da evolução ao longo dos anos dos conceitos de qualidade?
Primeiro a qualidade estava ligada à preferência das pessoas, depois ao atendimento das especificações do produto e atualmente está vinculada a atender e superar as necessidades e expectativas dos clientes.
Esta é a ordem cronológica dos conceitos de qualidade: preferência das pessoas, atendimento das especificações do produto e posteriormente superar as expectativas e necessidades dos clientes.
13. O conceito atual de qualidade está vinculado a questões relacionadas a:
A capacidade da empresa em atender às necessidades e superar as expectativas dos clientes.
Os conceitos modernos de qualidade referem-se ao atendimento das necessidades dos clientes e à superação das suas expectativas.
14. O conceito de qualidade utilizadoatualmente fala sobre o atendimento das necessidades e expectativas dos clientes. As necessidades e expectativas dos clientes podem estar relacionadas:
Ao custo, ao prazo de entrega e às funcionalidades do produto.
As necessidades e expectativas dos clientes podem estar relacionadas ao custo, ao prazo de entrega e às funcionalidades do produto.
image1.png
image2.png

Continue navegando