Buscar

apol alfabetizacao jovens e adultos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Alfabetização de Jovens e Adultos
Os estudos da aula 4  revelaram que quando tratamos da educação de jovens e adultos a alfabetização  é palavra de comando, tendo em vista que este público, via de regra, procura na escola a possibilidade de ler e escrever com autonomia. Assim, a aula trouxe as valiosas contribuições de Emilia Ferreiro e Ana Teberoski, expressas na obra Psicogênese da Língua Escrita.
No que diz respeito às contribuições das autoras referente à Psicogênese da Língua Escrita é correto afirmar:
	
	A
	A Psicogênese da Língua Escrita é um método de alfabetização que revolucionou a concepção da leitura e da escrita.
	
	B
	Ferreiro e Teberoski enfatizaram que o sujeito se alfabetiza a partir de das técnicas e métodos de alfabetização propostos pelas pesquisadoras.
	
	C
	Para Ferreiro e Teberoski a língua escrita como um sistema notacional, tendo em vista que a escrita nota no papel partes orais das palavras.
	
	D
	As pesquisas de Ferreiro e Teberoski, realizadas em Buenos Aires entre 1974 e 1976, foram publicadas aqui no Brasil em 1986, sugerindo novos métodos para alfabetizar adultos.
Resposta letra C
Na aula 2 (Tema 2: A profissão docente em busca de uma educação de jovens e adultos democrática e mobilizadora) destacamos que Nóvoa (2009), contextualiza a problemática da docência nas últimas décadas. No que tange a esta temática, conforme os estudos citados anteriormente, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir:
1. Conhecimento
2. Cultura Profissional
3. Tacto Pedagógico
4. Trabalho em Equipe
5. Compromisso Social
(  ) Ser professor é compreender os sentidos da instituição escolar, também integrar-se à profissão, aprendendo com os colegas de trabalho que têm mais experiência.
(  ) Está assentado em novos modos de profissionalidade, há a exigência da dimensão coletiva e colaborativa. Dentro dessa posição: existem as “comunidades de prática” dentro da escola.
(  ) Converge no sentido dos princípios, dos valores, da inclusão social, da diversidade cultural. De tal forma, educar com vistas para conseguir que o sujeito ultrapasse as fronteiras que lhe foram impostas pelo destino, pelo nascimento, pela família, ou pela sociedade.
(  ) É a capacidade de relação e de comunicação, elementos sem os quais, a educação não acontece. Envolve a serenidade de se dar ao respeito, conquistando os alunos para o trabalho escolar.
(  ) Consiste na construção de práticas docentes que conduzem os alunos à aprendizagem. E ninguém pensa no vazio, mas antes na aquisição e na compreensão do conhecimento. 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	3 – 2 – 5 – 1 – 4
	
	B
	2 – 4 – 5 – 3 – 1
	
	C
	1 – 5 – 3 – 2 – 4
	
	D
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
LETRA B (2,4,5,3,1)
Nos estudos da AULA 1 (Tema 1: As Políticas Públicas: um olhar pela História da Educação no Brasil) analisamos que a educação de jovens e adultos, como qualquer outra modalidade de ensino, também apresenta dados e fatos históricos que contribuem sobremaneira para entendermos como este nível de ensino estrutura-se nos tempos atuais.
Em relação à história da EJA e considerando a alfabetização, é correto afirmar:
	
	A
	os jesuítas, no Brasil Colônia, apresentaram um projeto ambicioso para alfabetizar, primeiramente os indígenas, posteriormente toda a população analfabeta do país, para muito além da catequização.
	
	B
	na história da EJA no Brasil é possível perceber ações de alfabetização voltadas aos indígenas, com vistas ao catolicismo para assim, forjar novas crenças, promovendo uma nova cultura para o povo que habitava o Brasil na época.
	
	C
	os dados históricos acerca da EJA no Brasil são vastos e diversificados, especialmente no período colonial e no império. Em virtude dessa vastidão é que foi possível construir uma abordagem crítica desta modalidade de ensino nos dias atuais. É possível afirmar que naquela época as aulas eram ministradas em escolas bem estruturadas, com número reduzido de alunos.
	
	D
	no contexto das primeiras escolas noturnas, no Brasil do período colonial, os professores eram contratados pelo estado com programas públicos amplos que contemplavam aulas para adultos.
	
	
	LETRA B
	
	
	
Questão 4/5 - Alfabetização de Jovens e Adultos
Paulo Freire desenvolveu sua teoria com um objetivo muito mais amplo, que era ensinar adultos iletrados a ler e escrever para que assim, esses sujeitos tivessem maiores oportunidades na vida e na sociedade. No bojo de sua teoria estava o Método Ativo que previa a promoção de entrevistas, que eram realizadas junto aos estudantes. Levando isso em consideração e a abordagem da aula 5 (Tema 4.1- Entrevistas: levantamento do Universo Vocabular dos estudantes), analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas. 
(  ) O Método Ativo previa a promoção de entrevistas, que eram realizadas junto aos estudantes. As entrevistas ancoravam-se em investigações acerca do universo temático dos educandos.
(  ) O entrevistador deveria ser um professor contratado pelo poder público,  pois assim os estados e municípios aproximavam-se mais da cultura das pessoas com as quais iriam trabalhar.
(  ) As entrevistas eram valiosas à medida que deixavam transparecer os usos e costumes das pessoas, de seus modos de produção e consumo, assim como agregavam informações sobre alimentação, saúde e religiosidade.
(  ) As entrevistas  tinham como base perguntas sobre o modo de ver o mundo, a maneira de falar, as expressões mais usuais daquelas pessoas e dos “lugares” em que viviam.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – V – F – F
LETRA B ( V,F,V,V)
Questão 5/5 - Alfabetização de Jovens e Adultos
Morais (2012) agrega conhecimentos relevantes e fundamentais no encaminhamento da alfabetização, quando descreve as propriedades do sistema da escrita alfabética. Levando isso em consideração e os conteúdos da aula 4 (TEMA 5- Alfabetização e letramento), analise as assertivas que seguem e marque V para as asserções verdadeiras, e F para as asserções falsas.
( ) Escreve-se com letras que não podem ser inventadas, que tem um repertório infinito e que são iguais aos números e os outros símbolos.
( ) As letras têm formato fixo e pequenas variações que produzem mudanças em sua identidade (p,q, b, d), embora uma letra assuma formatos variados (P,p).
( ) A ordem das letras no interior da palavra não pode ser mudada;
( ) Uma letra pode se repetir no interior de uma palavra e em diferentes palavras, ao mesmo tempo em que distintas palavras compartilham as mesmas letras.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – V – V
RESPOSTA LETRA D (FVVV)