Buscar

apol Tecnologia Orgânica 1 - tentativa 2


Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho que segue:
"Em relação à composição química elementar, não existem diferenças significativas entre as mais variadas espécies de madeira. Os principais elementos químicos presentes são: carbono (C), oxigênio(O) e hidrogênio (H), além de pequenas quantidades de nitrogênio (N). A composição percentual dos principais elementos químicos, em relação ao peso seco da madeira, para diversas espécies de coníferas e folhosas é: 49 a 50% de C, 6% de H, 44 a 45% de O e 0,1 a 1% de N. Além desses elementos, alguns minerais também estão presentes em pequenas quantidades: cálcio (Ca), potássio (K), magnésio (Mg), entre outros. [...] As principais substâncias macromoleculares presentes em todas as madeiras são: celulose, hemiceluloses (polioses) e lignina. Já os componentes minoritários de baixo peso molecular são os extrativos e substâncias minerais."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGINI, L. K. Rota de Aprendizagem da aula 6: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 7.
Considerando o trecho e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 6, Tema 2: Composição química da madeira, assinale V para verdadeiro e F para falso:
1. (  ) Hemicelulose é um polímero linear de alto peso molecular (entre 162.000 e 2.400.000), formado exclusivamente por ß-D-glucose.
2. (  ) As moléculas de celulose tendem a formar interações do tipo dipolo induzido, intermoleculares e ligações de hidrogênio intramoleculares. 
3. (  ) As hemiceluloses são substâncias que estão estreitamente ligadas com a celulose e com a lignina nos tecidos das plantas.
4. (  ) Glucouranoxilanas, Galactoglucomananas, Glucomananas, Arabinoglucouranoxilanas e Arabinogalactanas são os grupos de hemiceluloses que estão presentes em todas as plantas.
5. (  ) A lignina é um polímero de natureza aromática composta por unidades de fenil-propano, formada por um sistema heterogêneo e ramificado, sem nenhuma unidade que se repete. Possui alto peso molecular e o sistema é totalmente amorfo.
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V - F - V - F - F
	
	B
	V - F - F - V - V
	
	C
	F - V - F - V - F
	
	D
	F - F - V - V - V
1. FALSA. Celulose: é o principal constituinte da parede celular da fibra. Praticamente a metade das madeiras deconíferas e folhosas é a celulose. Trata-se de um polímero linear de alto peso molecular (entre162.000 e 2.400.000), formado exclusivamente por ß-D-glucose (p. 8).
2. FALSA. As moléculas de celulose têm forte tendência a formar pontes de hidrogênio intermoleculares(entre moléculas de glucose adjascentes) e intramoleculares (dentro da molécula de glucose). Poresse motivo, feixes de moléculas de celulose se unem na forma de microfibrilas, em que regiõesaltamente ordenadas (cristalinas) se alternam com regiões menos ordenadas (amorfas) (p. 9)
3. VERDADEIRA. As hemiceluloses são substâncias que estão estreitamente ligadas com a celulose e com a lignina nos tecidos das plantas (p. 11).
4. VERDADEIRA. Na sequência, seguem os grupos de hemiceluloses que estão presentes em todas as plantas. Glucouranoxilanas: são polímeros de xilose com ácido poliglucourônico. Encontrados nas madeiras de folhosas, sendo a hemicelulose majoritária (25 a 35% de sua massa seca). Galactoglucomananas: nesses polímeros, unidades de manose e glucose alinham-se ao longo da cadeia, enquanto unidades de galactose encontram-se dispostas lateralmente à cadeia polimérica. Na madeira das coníferas, podem ocorrer em proporções de até 20% de sua massa seca.
Glucomananas: polímeros formados por unidades de manose e glucose. Também sãoencontradas na madeira das coníferas. Arabinoglucouranoxilanas: encontradas na madeira de coníferas nas proporções de 5 a 10%de sua massa seca. É o polissacarídeo mais difícil de ser isolado puro. Arabinogalactanas: são hemiceluloses extracelulares, ou seja, presentes fora da parede celular. Encontradas em quantidades mínimas e são facilmente extraídas pela água (p. 8).
5. VERDADEIRA. A lignina é um polímero de natureza aromática composta por unidades de fenil-propano,formada por um sistema heterogêneo e ramificado, sem nenhuma unidade que se repete. Possui altopeso molecular. O sistema é totalmente amorfo e, provavelmente, está ligado às hemiceluloses damadeira. As ligninas são a fração não carboidrato da madeira. São extremamente complexas e difíceisde caracterizar (p. 12).
	
	E
	F - F - F - V - V
Questão 2/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho a seguir:
"A indústria brasileira de celulose e papel destaca-se pela sustentabilidade de suas ações, sendo capaz de gerar e distribuir riqueza de forma equilibrada entre negócio, sociedade e meio ambiente. As florestas plantadas são responsáveis por gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais. Fornecem matéria-prima renovável e reciclável para a totalidade do papel produzido no Brasil. Também protegem a biodiversidade e conservam o solo e a água. Além disso, o processo de sequestro de carbono da atmosfera contribui significativamente para o combate às mudanças climáticas. Fornecem alimentos e sustento para milhões de pessoas, gerando valor social e valorizando pequenos produtores rurais".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGINI, L. K. Rota de Aprendizagem da aula 6: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 2.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 6, Tema 1: Matérias-Primas fibrosas, da disciplina: Tecnologia Orgânica, analise as afirmativas a seguir:
I. As espécies de madeira usadas no Brasil são: Folhosas (fibras curtas) ou Softwood; e Coníferas (fibras longas) ou Hardwood.
II. Para que uma matéria prima seja utilizada para a produção de papel e celulose, ela deve estar disponível em grandes quantidades, preferencialmente, durante todo o ano e não precisa ser, necessariamente fibrosa.
III. O gênero Pinus engloba mais de 100 espécies. São plantas lenhosas, geralmente arborescentes, podendo atingir grandes alturas, entre 30 e 50 m e suas copas apresentam formato de cone.
IV. Plantas do gênero Eucalyptus são arbóreas, variando de 25 a 54 m de altura, de acordo com a espécie.
V. A espécie Mimosa scabrella (Bracatinga), que também é explorada comercialmente para a produção de celulose, poderia ser aproveitada para a produção de papel para escrita e impressão.
Estão corretas as questões:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	II, III e V
	
	C
	I, II e V
	
	D
	III e IV
I. FALSA. (p. 3): Folhosas (fibras curtas) ou Hardwood: Eucalyptus spp. (originário da Austrália e Tasmânia) – saligna, grandis, urophylla, robusta, globulus, teriticornis
etc.; e Coníferas (fibras longas) Ou Softwood:Pinus spp. (originárias dos EUA e América Central): elliotii,taeda, caribaea, patula, radiatta, etc.
II. FALSA. (p. 6): Mas, então, o que define uma boa matéria-prima para a produção de celulose e papel? a matéria-prima precisa ser fibrosa; deve estar disponível em grandes quantidades, preferencialmente, durante todo o ano. No caso de sazonalidade, deve permitir seu fácil armazenamento.
III. VERDADEIRA. (p. 4): O gênero Pinus engloba mais de 100 espécies. São plantas lenhosas, geralmente arborescentes, podendo atingir grandes alturas, entre 30 e 50 m, dependendo da espécie. Possuem tronco reto, mais ou menos cilíndrico, e copa em forma de cone.
IV. VERDADEIRA. (p. 5): Plantas do gênero Eucalyptus são arbóreas, variando de 25 a 54 m de altura, de acordo com a espécie. 
V. FALSA. (p. 3): A espécie Mimosa scabrella (Bracatinga) não é explorada comercialmente para a produção de celulose. No entanto, poderia ser aproveitada para a produção de papel para escrita e impressão.
	
	E
	II e IV
Questão 3/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho que segue:
"São compostos naturais ou sintéticos que exibem atividade biológica no controle do crescimento e do desenvolvimento das plantas. Quando aplicados em plantas, apresentam ações similares aos grupos dehormônios vegetais ou atuam na inibição da biossíntese ou, ainda, da atividade dos mesmos. As mais diversas classes de reguladores vegetais desenvolvidos e estudados pela pesquisa, ao longo dos anos, têm proporcionado melhorias ao sistema de cultivo de diversas culturas. Em muitos casos, a utilização de reguladores se torna prática indispensável à viabilidade de sistemas de cultivo. Deste modo, o estudo de substâncias que regulam o metabolismo, inibindo, promovendo ou modificando o crescimento e o desenvolvimento de culturas é indispensável para que o potencial produtivo das culturas seja expresso em níveis satisfatórios."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRADINI, A. D. Rota de Aprendizagem da aula 5: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 16.
Com base na citação e nos conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 5, Tema 3: Reguladores vegetais, assinale V para verdadeiro e F para falso:
1. (  ) Reguladores vegetais são compostos que exibem atividade no controle do crescimento e do desenvolvimento das plantas.
2. (  ) Um regulador vegetal, a Citocinina, tem sido utilizada com a função de propagação de plantas devido a sua eficiência no estímulo para a formação de raízes.
3. (  ) Os principais efeitos das Giberelinas são crescimento do caule, indução da germinação de sementes, indução da produção de enzimas durante a germinação e crescimento dos frutos.
4. (  ) Ácido 3-indolacético é um exemplo de Auxina e possui peso molecular igual a 175,2.
5. (  ) Reguladores vegetais e hormônios vegetais são sinônimos.
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V - F - V - V - F
1. VERDADEIRA. São compostos naturais ou sintéticos que exibem atividade biológica no controle do crescimento edo desenvolvimento das plantas (p.16)
2. FALSA. Auxinas: tem sido utilizado durante décadas com a função de propagação de plantas devido a sua eficiência no estímulo para a formação de raízes.
3. VERDADEIRA. Giberelinas: foram isoladas a partir do fungo Gibberella Fujikurou, no qual ocorrem em grandesquantidades (Sponsel, 1995). São sintetizados a partir do ácido mevalônico nos tecidos jovens debrotos e em sementes em desenvolvimento e transportados pelo floema e xilema. Seus efeitos principais são crescimento do caule, indução da germinação de sementes, indução da produção de enzimas durante a germinação e crescimento dos frutos.
4. VERDADEIRA5. FALSO. É comum confundir os reguladores vegetais com os hormônios vegetais, justamente porque estes podem apresentar resultados similares a alguns grupos de hormônios vegetais, atuando na inibição da biossíntese ou em sua própria atividade (Rodrigues; Fioreze, 2015). (p. 16).
	
	B
	F - F - V - V - V
	
	C
	V - V - V - F - F
	
	D
	F - F - V - V - F
	
	E
	V - F - V - F - V
Questão 4/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Observe a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira observar a imagem, ela está disponível em: ABRANTES, A. C. T. G. Rota de aprendizagem: Tecnologia orgânica. Curitiba: InterSaberes, 2022. p. 3.
Considerando a imagem e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 1 – Vistas em corte sobre as maneiras de representar os objetos em três dimensões analise as seguintes afirmativas:
I. As hachuras são linhas que representam a parte oca de um objeto que foi cortado por um plano imaginário.
II. No corte pleno, também conhecido como total, o plano secante atravessa toda a extensão da peça ou equipamento.
III. Quando se deseja representar o detalhamento de um equipamento simétrico, pode-se realizá-lo por meio de uma vista em meio-corte, em que metade do desenho aparece em corte e a outra metade na vista externa.
IV. As hachuras com suas linhas podem indicar o tipo de material do objeto em corte, como sendo de ferro fundido, metal branco e aço inox, por exemplo.
V. O corte em desvio apresenta a imagem de várias superfícies obtidas por um plano secante que segue na mesma direção e sua aplicação é o destaque de detalhes que estão alinhados no objeto. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I e II
	
	B
	II, III e IV
As afirmativas II, III e IV estão corretas. A afirmativa I está incorreta pois "Ao fazer o desenho de um equipamento em corte, a parte maciça que foi cortada pelo plano imaginário é representada com linhas conhecidas como hachuras [...]"; A afirmativa II está correta pois "No corte pleno, também conhecido como total, o plano secante atravessa toda a extensão da peça ou equipamento"; A afirmativa III está correta pois "Quando se deseja representar o detalhamento de um equipamento simétrico, pode-se realizá-lo por meio de uma vista em meio-corte, em que metade do desenho aparece em corte e a outra metade na vista externa"; A Afirmativa IV está correta pois “As hachuras podem ser utilizadas, em alguns casos, para indicar o tipo de material”; A afirmativa V está incorreta pois " [...]o corte em desvio apresenta a imagem de várias superfícies obtidas por um plano secante que muda de direção. Sua aplicação é o destaque de detalhes que estão desalinhados "(texto-base da rota de aprendizagem da Aula 1, p. 4 a 7).
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II, IV e V
	
	E
	I, II, III e V
Questão 5/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Observe a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira observar a imagem, ela está disponível em: ABRANTES, A. C. T. G. Rota de aprendizagem: Tecnologia orgânica. Curitiba: InterSaberes, 2022. p. 17.
Considerando a imagem e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 5 – Exemplos de diagramas de processos sobre a simbologia utilizada na imagem, assinale V para verdadeiro e F para falso:  
1. ( ) Todos os círculos representando os instrumentos indicam que eles estão em campo.
2. ( ) No diagrama é utilizado apenas uma válvula de controle de temperatura.
3. ( ) TIC indica que o equipamento se refere a um transmissor de temperatura
4. ( ) O elemento primário é o responsável pela transmissão da informação para o controlador e indicador.
5. ( ) O TIC é responsável por ler a temperatura e avisar para o TT  o quanto ele deve abrir ou fechar a válvula em relação a temperatura de referência.
Assinale a opção que possui a ordem correta: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V - V - V- F - F
	
	B
	V - V - V- F - V
	
	C
	V - F - V- F - F
	
	D
	F - F - V- V - V
	
	E
	V - V - F- F - F
A sequência correta é V - V - F- F - F. As afirmativas I e II são verdadeiras porque "Todos os instrumentos estão localizados no campo [...] 1 válvula de controle de temperatura (TCV)"; As afirmativas III, IV e V são falsas porque "O elemento primário “lê” a temperatura no fluido aquecido (T2), o transmissor repassa esta informação para o controlador e indicador, que informa à válvula o quanto ela deve estar aberta para manter a temperatura T2 dentro do esperado" (Texto-base da rota de aprendizagem da Aula 1, p. 23 a 24).
Questão 6/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho a seguir:  
“Todos nós dependemos dos alimentos e, consequentemente, de sua produção e conservação, para nossa sobrevivência. Esses processos são complexos e contemplam diversas cadeias de produção que vão desde a colheita (no caso dos produtos de origem vegetal), passam pela captação (no caso de produtos de origem animal) e vão até o seu processamento, armazenamento e distribuição. […] Você sabia que, apesar de muitas pessoas acharem que grãos e sementes são iguais, inclusive visualmente, existe uma diferença significativa entre eles?” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRADINI, A. D. L. Rota de aprendizagem: Tecnologia orgânica - agroindústria e madeireira. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 2. 
Considerando o excerto e os conteúdos da aula 2 sobre “grãos, sementes, oleaginosas, hortaliças, frutas e alimentação animal” da disciplina Tecnologia Orgânica, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre grãos e sementes: 
1. ( ) grãos são usados essencialmente para o consumo in natura ou industrializados 
2. ( ) sementessão organizamos vivos que geram novas plantas 
3. ( ) o sistema de produção de grãos é muito mais rigoroso que o de produção de sementes 
4. ( ) grãos são usados para consumo humano e sementes para consumo animal 
Assinale a opção que possui a ordem correta: 
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	V – V – F – F  
A sequência correta é V – V – F – F.  As afirmativas III e IV são falsas porque "os grãos são usados para alimentação e as sementes para a geração de novas plantas. A produção de sementes é muito mais rigorosa do que a de grãos e os grãos podem ser usados tanto para alimentação humana como animal. De acordo com o texto-base da Rota de Aprendizagem da Aula2, p. 3: “O grão é utilizado essencialmente para o consumo, que pode ser humano ou animal e que, dependendo do grão, pode ser feito diretamente (in natura) ou com grão industrializado. […] Já a semente é um organismo vivo, utilizado para gerar outras plantas. É a base da produção agrícola. O sistema de produção de grãos e de sementes é muito parecido; no entanto, a produção de sementes tem um controle muito mais rigoroso e está sujeita às exigências da legislação”. 
	
	B
	V – V – V – F  
	
	C
	F – F – V – V  
	
	D
	V – F – F – F  
	
	E
	F – V – F – V   
Questão 7/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho a seguir:
"Para a produção da polpa celulósica, essas fibras, unidas por forças coesivas intermoleculares, precisam ser separadas por meio da aplicação de certa quantidade de energia. Sendo assim, define-se polpação ou desfibramento como o processo de separação das fibras da madeira mediante a utilização de energias mecânica, térmica, química ou uma combinação destas. A forma e a quantidade de energia utilizada para isolar as fibras determinam as características da polpa produzida [...] Entre os processos de polpação química e mecânica, há os chamados processos termomecânicos, quimiotermomecânicos e químico-mecânico que envolvem um prévio tratamento químico e/ou térmico dos cavacos, seguido pelo desfibramento mecânico. Nesses processos, as fibras são obtidas inteiras, danificadas e em pedaços."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGINI, L. K. Rota de Aprendizagem da aula 6: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 15.
Com base no trecho e nos conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 6, Tema 3: Preparo da polpa e celulose, analise as alternativas que seguem:
I. Na polpação mecânica obtêm-se fibras inteiras, fibras danificadas, pedaços e aglomerados de fibras.
II. Durante a polpação química as fibras são separadas inteiras, totalmente individualizadas.
III. Pasta Químico-Mecânica e Pasta Químico-Termo-Mecânica (CTMP) são processos de médio e alto rendimento, respectivamente. 
IV. Existem vários processos de polpação química, que envolvem os passos: grau de cozimento, viscosidade, rendimento e teor de rejeitos.
V. O processo Kraft de polpação consiste no cozimento dos cavacos de madeira junto com uma solução de hidróxido de sódio e sulfeto de sódio que visa dissolver a celulose, preservando a resistência das fibras, obtendo-se, assim, uma lignina forte.
Estão corretas as alternativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II e IV
I e II VERDADEIRAS. Polpação mecânica é a denominação do processo de desfibramento realizado por ação mecânica. Neste caso, obtêm-se fibras inteiras, fibras danificadas, pedaços e aglomerados de fibras e finos.
Polpação química é o processo de desfibramento resultante da dissolução quase total da lignina, seguida pela liberação das fibras celulósicas. Neste caso, as fibras são separadas inteiras, totalmente individualizadas (p.15).
III. FALSA. POLPAÇÃO DE ALTO RENDIMENTO: Pasta Químico-Mecânica e Pasta Químico-Termo-Mecânica (CTMP) (p.16).
IV. VERDADEIRA. POLPAÇÃO QUÍMICA: Nos processos químicos, a separação das fibras ocorre pela ação de produtos químicos que atuam, principalmente, sobre a lignina que compõe a lamela média e que une as fibras entre si.
Existem vários processos químicos, mas os de maior importância industrial envolvem a polpação Kraft e a polpação soda (processos alcalinos) e a polpação sulfito (processo ácido). A operação inicial de deslignificação é denominada cozimento ou digestão da madeira. Em um processo de cozimento, procura-se atingir: grau de cozimento, viscosidade, rendimento e teor de rejeitos.
V. FALSA. Processo sulfato ou Kraft: Atualmente, a maior parte das polpas químicas é produzida pelo processo Kraft, devido às vantagens desse processo, tais como os que se seguem. tempos curtos de cozimento. flexibilidade quanto às matérias-primas utilizadas (coníferas, folhosas, resíduos agrícolas). excelente resistência mecânica da celulose obtida. permite a recuperação do licor residual (licor negro).
Esse processo consiste no cozimento dos cavacos de madeira junto com uma solução de hidróxido de sódio e sulfeto de sódio que visa dissolver a lignina, preservando a resistência das fibras, obtendo-se, assim, uma celulose forte (p. 18).
	
	B
	I, II e III
	
	C
	I, III e V
	
	D
	II, III e V
	
	E
	II, IV e V
Questão 8/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho a seguir:  
"O tema dos defensivos agrícolas é polêmico e complexo, de modo que não pode ser resumido a frases soltas ou definições isoladas. Para estudar esse assunto com precisão e responsabilidade, é preciso pensar em toda a cadeia produtiva, os papéis que cada etapa ocupa dentro da história, as responsabilidades de cada um, além da ética e do compromisso social e ambiental [...] Os defensivos têm por finalidade a prevenção, o controle e a eliminação de organismos que são considerados pragas. Para isso, são desenvolvidos a partir de compostos biológicos ou químicos [...] os produtos são agrupados de acordo com a lavoura a tratar e, finalmente, de acordo com as indicações para combate às pragas específicas em cada cultivo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRADINI, A. D. Rota de Aprendizagem da aula 5: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 3.
A partir do trecho acima e dos conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 5, Tema 1: Defensivos agrícolas, da disciplina: Tecnologia Orgânica, relacione os tipos de defensivos às suas características:
1. Herbicida
2. Inseticida
3. Fungicida
4. Produtos domissanitários
5. Agentes biológicos de controle
(  ) Podem eliminar plantas parasíticas e outros organismos semelhantes.
(  ) Organismos vivos que atuam por meio de uma ação biológica como a de parasitismo ou de competição com a praga.
(  ) Há três grandes famílias de compostos químicos: os organossintéticos, os inorgânicos e os botânicos ou bioinseticidas.
(  ) Podem ser segmentados em herbicidas não seletivos e seletivos.
(  ) Suas principais categorias de produtos são divididas em: inseticidas domésticos, moluscicidas, rodenticidas e repelentes de insetos.
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	5 - 2 - 3 - 4 - 1
	
	B
	4 - 3 - 5 - 2 - 1
	
	C
	3 - 5 - 2 - 1 - 4
De acordo com o texto da Rota de Aprendizagem, Aula 5, Tema 1: Defensivos agrícolas, da disciplina: Tecnologia Orgânica, p. 3:
• Herbicidas – produtos destinados a eliminar ou impedir o crescimento de ervas daninhas. Podem ser classificados de acordo com: sua atividade (de contato ou sistêmicos), uso (aplicados no solo, pré-emergentes ou pós-emergentes) e modo de ação sobre o mecanismo bioquímico da planta. Podem ser também segmentados em: herbicidas não seletivos (que destroem todas as plantas) e seletivos (aqueles que atacam unicamente a praga, preservando a lavoura).
• Agentes biológicos de controle – organismos vivos que atuam por meio de uma ação biológica como a de parasitismo ou de competição com a praga.
• Inseticidas – são produtos à base de substâncias químicas ou agentes biológicos destinados a eliminar insetos. Há três grandes famílias de compostos químicos: os organossintéticos, os inorgânicos e os botânicos ou bioinseticidas.
• Fungicidas – são agentes físicos, químicos ou biológicos destinadosa combater os fungos. Também podem eliminar plantas parasíticas e outros organismos semelhantes.
• Produtos domissanitários – destinam-se às regiões urbanas, com suas principais categorias de produtos divididas em: inseticidas domésticos, moluscicidas, rodenticidas e repelentes de insetos.
	
	D
	2 - 4 - 1 - 3 - 5
	
	E
	3 - 1 - 2 - 4 - 5
Questão 9/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho que segue:
[...] Os processos de extração têm como objetivo “[...] separar o óleo ou a gordura da matéria bruta de sua fonte, obtendo um produto isento de impurezas o quanto possível”. Diversas fontes vegetais podem ser usadas para a obtenção dos respectivos óleos ou gorduras. Existem etapas de preparação que podem contribuir para a melhor qualidade do produto final [...]
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRADINI, A. D. Rota de Aprendizagem da aula 4: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 7.
Baseando-se no trecho de texto, nas imagens presentes na Figura e nos conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 4, Tema 2: Extração e refino de óleos e gorduras vegetais, da disciplina: Tecnologia Orgânica, relacione cada imagem à (ou às) alternativas correspondentes:
1. (  ) Ocorre por um sistema de extração por prensagem hidráulica: O material é colocado na prensa envolvido em um tecido resistente. A pressão é aplicada forçando a parte líquida (óleo) passar através dos orifícios do tecido que contém a matéria-prima.
 2. (  ) Sistema de extratores com solventes de óleos vegetais: vertical com caçambas.
 3. (  ) Representa um sistema de extratores com solventes de óleos vegetais, nesse caso horizontal com esteira.
 4. (  ) Extração de óleos ou gorduras vegetais que um sistema de prensa hidráulica para realizar a extração do óleo.
 5. (  ) Extração por prensagem mecânica contínua: é realizada basicamente por uma prensa contínua tipo “Expeller”. A prensa consiste de um cesto com orifícios cujo tamanho varia de acordo com a semente a ser processada. Esse cesto permite a saída do óleo e funciona como um filtro para as partículas da torta.
 6. (  ) Extração com solvente: nesse processo, o óleo é extraído por meio de um solvente orgânico, normalmente o hexano. A escolha desse solvente se deve principalmente devido a sua facilidade para dissolver o óleo sem agir sobre outros componentes dos grãos, além da sua imiscibilidade em água.
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	1 – 2 – 2 – 4 – 4 – 3
	
	B
	4 – 2 – 1 – 4 – 3 – 2
De acordo com CORRADINI, A. D. Rota de Aprendizagem da aula 4: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 11.:
Imagem 1) Figura 9 – Sistemas de extratores com solventes de óleos vegetais: horizontal com esteira (B).
Imagem 2) Extração com solvente: nesse processo, o óleo é extraído por meio de um solvente orgânico, normalmente o hexano. A escolha desse solvente se deve principalmente devido a sua facilidade para dissolver o óleo sem agir sobre outros componentes dos grãos, além da sua imiscibilidade em água. (Nunes, 2013, p. 35, grifos do original)
Figura 8 – Sistemas de extratores com solventes de óleos vegetais: vertical com caçambas (A).
Imagem 3) Extração por prensagem mecânica contínua: a extração mecânica é realizada basicamente poruma prensa contínua tipo “Expeller”. A prensa consiste de um cesto com orifícios cujo tamanhovaria de acordo com a semente a ser processada. Esse cesto permite a saída do óleo e funcionacomo um filtro para as partículas da torta. (Nunes, 2013, p. 34, grifo do original) 
Imagem 4) Extração de óleos ou gorduras vegetais:
a extração do óleo dos grãos pode ser feita por doisprocessos: prensagem ou extração com solvente. Geralmente uma combinação dos dois processosé realizada a fim de aumentar o rendimento do processo.
Extração por prensagem hidráulica:
esse processo utiliza um sistema de presa hidráulica pararealizar a extração do óleo. O material é colocado na prensa envolvido em um tecido resistente. Apressão é aplicada forçando a parte líquida (óleo) passar através dos orifícios do tecido que contéma matéria-prima. (Nunes, 2013, p. 33-34, grifos do original)
	
	C
	4 – 4 – 1 – 3 – 3 – 2
	
	D
	3 – 2 – 1 – 4 – 4 – 2
	
	E
	3 – 3 – 1 – 4 – 2 – 2
Questão 10/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Observe a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira observar a imagem, ela está disponível em: ABRANTES, A. C. T. G. Rota de aprendizagem: Tecnologia orgânica. Curitiba: InterSaberes, 2022. p. 14.
Considerando a imagem e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 4 –Diagramas de processo e simbologia sobre os fluxogramas de processo analise as seguintes afirmativas:
I. A imagem é representada pelo fluxograma de blocos (BFD – Block Flow Process) que é o mais simples para a indústria.
II. Nos fluxogramas de blocos os processos são apresentados com equipamentos e seus acessórios para indicar o seu vínculo e funcionamento.
III. Existe também o fluxograma de os processos conhecidos como PFD (Process Flow Diagram) que são apresentados de forma padronizada utilizando um retângulo para representar cada etapa do processo.
IV. O fluxograma PFD é utilizado para registrar o processo produtivo a fim de conhecer, melhorar e/ou modelar estas relações. 
V. No fluxograma de processos, algumas informações são fornecidas, como a composição e o estado físico das correntes, além de todos os equipamentos que compõem o sistema.
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 0.0Você não pontuou essa questão
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e IV
	
	D
	I, IV e V
As afirmativas I, IV e V estão corretas. A afirmativa I está correta pois "O diagrama de processo mais simples para a indústria é o fluxograma de blocos (BFD – Block Flow Process)"; A afirmativa II está incorreta pois "[...] os processos são apresentados de forma padronizada em uma sequência lógica de ocorrência. Costuma-se utilizar um retângulo para representar cada etapa do processo"; A afirmativa III está incorreta pois "Outro tipo de diagrama de processos muito utilizado na indústria química é o fluxograma de processos conhecido como PFD (Process Flow Diagram), o qual ilustra o vínculo entre os equipamentos e os acessórios"; A afirmativa IV está correta pois "É utilizado para registrar o processo produtivo a fim de conhecer, melhorar e/ou modelar estas relações"; A afirmativa V está correta pois "No fluxograma de processos, algumas informações são fornecidas, como a composição e o estado físico das correntes, além de todos os equipamentos que compõem o sistema" (texto-base da rota de aprendizagem da Aula 1, p. 14 e 15).
	
	E
	III, IV e V
image2.png
image3.png
image4.png
image1.wmf
image5.png
image6.png