Buscar

apol Tecnologia Orgânica 1 - tentativa 1


Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Observe a imagem a seguir: 
 
 
Após esta avaliação, caso queira observar esta imagem, ela está disponível em: CORRADINI, A. D. L. Rota de aprendizagem: Tecnologia orgânica - agroindústria e madeireira. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 7. 
Considerando a imagem e os conteúdos da aula 2 sobre “grãos, sementes, oleaginosas, hortaliças, frutas e alimentação animal” da disciplina Tecnologia Orgânica, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre os processos de conservação dos alimentos: 
1. ( ) a pasteurização é uma técnica de conservação pelo frio 
2. ( ) a liofilização é uma técnica de conservação pelo frio 
3. ( ) a esterilização tem o objetivo de matar microrganismos com o uso do calor.  
4. ( ) o branqueamento é uma técnica de conservação pelo calor.  
Assinale a opção que possui a ordem correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – V – V
Você assinalou essa alternativa (A)
Você acertou!
A sequência correta é F – V – V – V.  As afirmativas II, III e IV estão corretas porque "A pasteurização, esterilização e branqueamento usam o calor como forma de conservar o alimento e a liofilização usa o frio. De acordo com o texto-base da Rota de Aprendizagem da aula 2, p. 9: “Conservação pelo calor: quando se eleva a temperatura, os microrganismos presentes no alimento podem ser eliminados, o que, consequentemente, resultará no aumento do seu tempo de conservação. Constituem os métodos mais conhecidos de conservação pelo calor: Pasteurização: criada por Louis Pasteur em 1864, é um processo que elimina os microrganismos pela ação do calor (de 72 ºC a 75 ºC) por um período curto (de 15 a 20 segundos), ao que se seguem uma refrigeração imediata, em temperatura igual ou inferior a 4 ºC, e o envase. Esse processo preserva o valor nutritivo do alimento. Patógenos como a salmonela, por exemplo, podem ser dessa forma eliminados. O processo é utilizado em bebidas como leites e sucos e sua eficiência para eliminação dos microrganismos pode chegar a algo entre 90% e 95%. Esterilização: tem como objetivo destruir os microrganismos por meio de temperaturas superiores a 100 ºC, durante segundos ou minutos. O processo se completa com o armazenamento do alimento em embalagens adequadas. Branqueamento: é um tratamento térmico em que o alimento é colocado em água quente por um tempo predeterminado. Nesse processo, a temperatura fica entre 70 ºC e 100 ºC por um período que pode chegar a 15 minutos. É utilizado para fixar a cor, paralisar a ação das enzimas e melhorar a textura do alimento. Normalmente, esse tratamento é aplicado em vegetais e frutas. […] Liofilização: é um processo que desidrata os alimentos mediante uma operação que envolve o congelamento e a sublimação. Nesse processo, a temperatura do alimento é rapidamente abaixada a, aproximadamente, -35 ºC, transformando a água do alimento em finas agulhas de gelo.” 
	
	B
	F – F – V – V  
	
	C
	V – F – F – F  
	
	D
	V – V – F – V  
	
	E
	F – V – V – F  
Questão 2/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Observe a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira observar a imagem, ela está disponível em: ABRANTES, A. C. T. G. Rota de aprendizagem: Tecnologia orgânica. Curitiba: InterSaberes, 2022. p. 3.
Considerando a imagem e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 1 – Vistas em corte sobre as maneiras de representar os objetos em três dimensões analise as seguintes afirmativas:
I. As hachuras são linhas que representam a parte oca de um objeto que foi cortado por um plano imaginário.
II. No corte pleno, também conhecido como total, o plano secante atravessa toda a extensão da peça ou equipamento.
III. Quando se deseja representar o detalhamento de um equipamento simétrico, pode-se realizá-lo por meio de uma vista em meio-corte, em que metade do desenho aparece em corte e a outra metade na vista externa.
IV. As hachuras com suas linhas podem indicar o tipo de material do objeto em corte, como sendo de ferro fundido, metal branco e aço inox, por exemplo.
V. O corte em desvio apresenta a imagem de várias superfícies obtidas por um plano secante que segue na mesma direção e sua aplicação é o destaque de detalhes que estão alinhados no objeto. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	I e II
	
	B
	II, III e IV
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV estão corretas. A afirmativa I está incorreta pois "Ao fazer o desenho de um equipamento em corte, a parte maciça que foi cortada pelo plano imaginário é representada com linhas conhecidas como hachuras [...]"; A afirmativa II está correta pois "No corte pleno, também conhecido como total, o plano secante atravessa toda a extensão da peça ou equipamento"; A afirmativa III está correta pois "Quando se deseja representar o detalhamento de um equipamento simétrico, pode-se realizá-lo por meio de uma vista em meio-corte, em que metade do desenho aparece em corte e a outra metade na vista externa"; A Afirmativa IV está correta pois “As hachuras podem ser utilizadas, em alguns casos, para indicar o tipo de material”; A afirmativa V está incorreta pois " [...]o corte em desvio apresenta a imagem de várias superfícies obtidas por um plano secante que muda de direção. Sua aplicação é o destaque de detalhes que estão desalinhados "(texto-base da rota de aprendizagem da Aula 1, p. 4 a 7).
	
	C
	I, III e IV
	
	D
	II, IV e V
	
	E
	I, II, III e V
Questão 3/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o fragmento de texto:
"Os hábitos alimentares mudam ao longo do tempo. Sabemos ainda que o desenvolvimento tecnológico nem sempre leva esse caminho a uma alimentação mais saudável. Embora esse assunto levante opiniões divergentes, é fato que houve um grande aumento de doenças crônicas por conta de hábitos alimentares (diabetes, hipertensão e obesidade são apenas alguns exemplos). Nossos hábitos muitas vezes não muito saudáveis, principalmente quando a nossa alimentação está baseada em produtos industrializados. Assim, os aditivos alimentares ocupam um papel relevante."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRADINI, A. D. Rota de Aprendizagem da aula 5: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 18.
Considerando o trecho anterior e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 5, Tema 4: Aditivos alimentares, da disciplina: Tecnologia Orgânica, relacione os aditivos às suas características:
1. Antioxidante
2. Corante
3. Conservante
4. Acidulante
5. Edulcorante
(  ) Substância que confere, intensifica ou restaura a cor de um alimento.
(  ) Substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento.
(  ) Substância que impede ou retarda a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas.
(  ) Substância que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento.
(  ) Substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos.
Nota: 10.0
	
	A
	1 - 5 - 4 - 2 - 3
	
	B
	2 - 5 - 3 - 1 - 4
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
De acordo com o texto da Rota de Aprendizagem, Aula 5, Tema 4: Aditivos alimentares, da disciplina: Tecnologia Orgânica, p. 18:
Antioxidante: Substância que retarda o aparecimento de alteração oxidativa no alimento.
Corante: Substância que confere, intensifica ou restaura a cor de um alimento.
Conservante: Substância que impede ou retarda a alteração dos alimentos provocada por microrganismos ou enzimas.
Edulcorante: Substância diferente dos açúcares que confere sabor doce ao alimento.
Acidulante: Substância que aumenta a acidez ou confere um sabor ácido aos alimentos.
	
	C
	3 - 5 - 2 - 1 - 4
	
	D
	4 - 5 - 3 - 1 - 2
	
	E
	5 - 2 - 1 - 3 - 4
Questão 4/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho a seguir:
"Você já deve ter visto no mercado os diversos tipos de leite e o seu teor de gordura, isto é, há o leite integral (mínimo de 3 % de teor de gordura), o semidesnatado (de 2,9 a 0,6 % de teor de gordura) e o desnatado (máximo de 0,5 % de teor de gordura). E, quanto ao seu processamento, temos o leite cru refrigerado,o leite pasteurizado, o leite longa vida ou ultrapasteurizado (ultra high temperature - UHT) e o leite em pó [...]. O leite cru refrigerado é aquele produzido nas propriedades rurais e destinado às indústrias processadoras de leite e seus derivados. Normalmente não é destinado ao consumo humano, diretamente."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRADINI, A. D. Rota de Aprendizagem: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 4.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 3, Tema 1: Leite e derivados, da disciplina: Tecnologia Orgânica, assinale V para verdadeiro e F para falso no que diz respeito ao processo pelo qual o leite cru refrigerado deve passar antes de ser destinado ao consumo humano.
1. (  ) O processo consiste em um rápido aquecimento, seguido de uma refrigeração imediata antes do envase e é chamado pasteurização;
2. (  ) Nesse processo o leite é aquecido a temperaturas superiores a 100 °C durante, no mínimo, 30 minutos;
3. (  ) A etapa de aquecimento deve durar entre 15 a 20 segundos e deve ser seguida de refrigeração;
4. (  ) A refrigeração, após o aquecimento, deve ocorrer de forma lenta e sob temperatura ambiente;
5. (  ) O processo é chamado coagulação, e consiste na adição de produtos químicos para preservar a qualidade do leite.
Nota: 10.0
	
	A
	V - F - V - F - V
	
	B
	V - F - V - F - F
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
De acordo com o texto da Rota de Aprendizagem, Aula 3, sobre "Leites, carnes, ovos, pescados, mel e seus derivados", da disciplina: Tecnologia Orgânica, p. 4, o leite cru refrigerado precisa passar por um processo chamado pasteurização, que consiste na conservação pelo calor, com temperatura de 72 a75 ºC, durante 15 a 20 segundos, o que chamamos de processo rápido, seguido de uma refrigeração imediata com temperatura igual ou menor que 4 ºC e posterior envase.
	
	C
	F - V - V - F - F
	
	D
	F - F - V - V - F
	
	E
	V - V - V - F - F
Questão 5/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho a seguir:
"A indústria brasileira de celulose e papel destaca-se pela sustentabilidade de suas ações, sendo capaz de gerar e distribuir riqueza de forma equilibrada entre negócio, sociedade e meio ambiente. As florestas plantadas são responsáveis por gerar benefícios econômicos, sociais e ambientais. Fornecem matéria-prima renovável e reciclável para a totalidade do papel produzido no Brasil. Também protegem a biodiversidade e conservam o solo e a água. Além disso, o processo de sequestro de carbono da atmosfera contribui significativamente para o combate às mudanças climáticas. Fornecem alimentos e sustento para milhões de pessoas, gerando valor social e valorizando pequenos produtores rurais".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MAGINI, L. K. Rota de Aprendizagem da aula 6: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 2.
Considerando o trecho acima e os conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 6, Tema 1: Matérias-Primas fibrosas, da disciplina: Tecnologia Orgânica, analise as afirmativas a seguir:
I. As espécies de madeira usadas no Brasil são: Folhosas (fibras curtas) ou Softwood; e Coníferas (fibras longas) ou Hardwood.
II. Para que uma matéria prima seja utilizada para a produção de papel e celulose, ela deve estar disponível em grandes quantidades, preferencialmente, durante todo o ano e não precisa ser, necessariamente fibrosa.
III. O gênero Pinus engloba mais de 100 espécies. São plantas lenhosas, geralmente arborescentes, podendo atingir grandes alturas, entre 30 e 50 m e suas copas apresentam formato de cone.
IV. Plantas do gênero Eucalyptus são arbóreas, variando de 25 a 54 m de altura, de acordo com a espécie.
V. A espécie Mimosa scabrella (Bracatinga), que também é explorada comercialmente para a produção de celulose, poderia ser aproveitada para a produção de papel para escrita e impressão.
Estão corretas as questões:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e IV
	
	B
	II, III e V
	
	C
	I, II e V
	
	D
	III e IV
Você assinalou essa alternativa (D)
Você acertou!
I. FALSA. (p. 3): Folhosas (fibras curtas) ou Hardwood: Eucalyptus spp. (originário da Austrália e Tasmânia) – saligna, grandis, urophylla, robusta, globulus, teriticornis
etc.; e Coníferas (fibras longas) Ou Softwood:Pinus spp. (originárias dos EUA e América Central): elliotii,taeda, caribaea, patula, radiatta, etc.
II. FALSA. (p. 6): Mas, então, o que define uma boa matéria-prima para a produção de celulose e papel? a matéria-prima precisa ser fibrosa; deve estar disponível em grandes quantidades, preferencialmente, durante todo o ano. No caso de sazonalidade, deve permitir seu fácil armazenamento.
III. VERDADEIRA. (p. 4): O gênero Pinus engloba mais de 100 espécies. São plantas lenhosas, geralmente arborescentes, podendo atingir grandes alturas, entre 30 e 50 m, dependendo da espécie. Possuem tronco reto, mais ou menos cilíndrico, e copa em forma de cone.
IV. VERDADEIRA. (p. 5): Plantas do gênero Eucalyptus são arbóreas, variando de 25 a 54 m de altura, de acordo com a espécie. 
V. FALSA. (p. 3): A espécie Mimosa scabrella (Bracatinga) não é explorada comercialmente para a produção de celulose. No entanto, poderia ser aproveitada para a produção de papel para escrita e impressão.
	
	E
	II e IV
Questão 6/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Observe a imagem abaixo:
Após esta avaliação, caso queira observar a imagem, ela está disponível em: ABRANTES, A. C. T. G. Rota de aprendizagem: Tecnologia orgânica. Curitiba: InterSaberes, 2022. p. 17.
Considerando a imagem e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Tema 5 – Exemplos de diagramas de processos sobre a simbologia utilizada na imagem, assinale V para verdadeiro e F para falso:  
1. ( ) Todos os círculos representando os instrumentos indicam que eles estão em campo.
2. ( ) No diagrama é utilizado apenas uma válvula de controle de temperatura.
3. ( ) TIC indica que o equipamento se refere a um transmissor de temperatura
4. ( ) O elemento primário é o responsável pela transmissão da informação para o controlador e indicador.
5. ( ) O TIC é responsável por ler a temperatura e avisar para o TT  o quanto ele deve abrir ou fechar a válvula em relação a temperatura de referência.
Assinale a opção que possui a ordem correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	V - V - V- F - F
	
	B
	V - V - V- F - V
	
	C
	V - F - V- F - F
	
	D
	F - F - V- V - V
	
	E
	V - V - F- F - F
Você assinalou essa alternativa (E)
Você acertou!
A sequência correta é V - V - F- F - F. As afirmativas I e II são verdadeiras porque "Todos os instrumentos estão localizados no campo [...] 1 válvula de controle de temperatura (TCV)"; As afirmativas III, IV e V são falsas porque "O elemento primário “lê” a temperatura no fluido aquecido (T2), o transmissor repassa esta informação para o controlador e indicador, que informa à válvula o quanto ela deve estar aberta para manter a temperatura T2 dentro do esperado" (Texto-base da rota de aprendizagem da Aula 1, p. 23 a 24).
Questão 7/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o fragmento a seguir: 
"[...] Hidrogenação [...] Esse processo é utilizado em diferentes tipos de indústrias e para as mais diversas finalidades, por exemplo, nas indústrias alimentícia, de combustíveis, farmacêutica, entre outras [...] Para estabilizar óleos, a hidrogenação é feita de forma parcial, mantendo um determinado grau de insaturação no produto final, de forma que a sua fluidez não seja comprometida e ele continue líquido a temperatura ambiente. Já para a produção de gorduras vegetais hidrogenadas, muito usadas para confecção de tortas e bolos, a hidrogenação é realizada de forma quase completa".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRADINI, A. D. Rota de Aprendizagem da aula 4: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 21.
Considerando a passagem de texto e nos conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 4, Tema 4: Hidrogenaçãode produtos, da disciplina: Tecnologia Orgânica, analise as seguintes afirmativas:
I. Os produtos obtidos da hidrogenação de óleos vegetais mais conhecidos são a manteiga e os cremes vegetais.
II. A margarina é uma emulsão estável de gorduras vegetais hidrogenadas, água e leite.
III. Para que a hidrogenação ocorra, é necessário adicionar hidrogênio às duplas ligações dos grupos insaturados, o que promove a conversão de óleo, na sua forma líquida, em um produto semissólido, como é o caso da margarina.
IV. Na reação de hidrogenação são utilizados vários catalisadores, como níquel, platina e paládio, sendo o de paládio o mais comum.
V. A hidrogenação pode formar isômeros (enantiômeros) em grande quantidade, o que pode provocar o aumento do colesterol ruim. Sendo assim, são preferíveis processos como fracionamento ou cristalização na produção de gorduras semissólidas.
Nota: 10.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	II, III e V
	
	C
	II e III
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
I. FALSA. Os produtos obtidos da hidrogenação de óleos vegetais mais conhecidos são a margarina e os cremes vegetais. (p. 22)
II. VERDADEIRA. a margarina é uma emulsão estável de gorduras vegetais hidrogenadas, água e leite. (p. 22)
III. VERDADEIRA. Para que a hidrogenação ocorra, é necessário adicionar hidrogênio às duplas ligações dos grupos do tipo acila insaturados, o que permite a conversão de óleo, na sua forma líquida, em um produto semissólido, como é o caso da margarina. (p. 22)
IV. FALSA. Na reação de hidrogenação, vários catalisadores são ativos, sendo o níquel o metal mais utilizado, e até existem catalisadores mais eficientes, como a platina e o paládio, mas com alto custo.
V. FALSA. A hidrogenação, durante todo o seu processo, pode formar isômeros trans em grande quantidade, determinando que a ingestão de produtos que passam por esse tipo de processo seja associada ao aumento de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol ruim. Por isso, existem processos mais usuais na produção de gorduras semissólidas, como o fracionamento ou cristalização e a interesterificação, mais recomendáveis que a hidrogenação.
	
	D
	III e V.
	
	E
	II e V
Questão 8/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho a seguir e observe a estrutura presente na Figura: 
"Os óleos e as gorduras são constituídos de ácidos graxos, têm origem vegetal ou animal e são pertencentes ao grupo dos lipídios [...] os óleos e gorduras são compostos quimicamente por triacilgliceróis (produtos de condensação entre o glicerol e os ácidos graxos) [...] ácidos graxos consistem em ácidos monocarboxílicos (que apresentam apenas um grupo carboxila) obtidos de óleos e gorduras e que desempenham importantes funções no nosso organismo. Trata-se de substâncias orgânicas que podem ser encontradas em temperatura ambiente nas formas sólida ou líquida ou semissólida, além de pertencerem ao grupo dos ácidos carboxílicos (COOH) [...]"
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRADINI, A. D. Rota de Aprendizagem da aula 4: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 4. 
Baseando-se no fragmento de texto e nos conteúdos da Rota de Aprendizagem, Aula 4, Tema 2: Extração e refino de óleos e gorduras vegetais, da disciplina: Tecnologia Orgânica, assinale V para verdadeiro e F para falso:
1. (  ) O composto representado pela estrutura acima é formado por uma molécula de ácido graxo e três gliceróis;
2. (  ) A estrutura química apresentada é de um triacilglicerol;
3. (  ) Podemos encontrar os seguintes ácidos na estrutura acima: ácido palmítico, ácido oleico, ácido a-linolênico;
4. (  ) As ligações duplas estão localizadas na cadeia de forma não conjugada, ou seja, separadas por grupos metileno (CH2);
5. (  ) Podemos afirmar que o composto apresentado é proveniente de 3 ácidos dicarboxílicos;
6. (  ) Óleos e gorduras fazem parte das substâncias hidrofóbicas, ou seja, que são solúveis em água.
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – V – V – F – V
	
	B
	V – V – V – F – F – V
	
	C
	F – V – V – V – F – F
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
As alternativas 1, 2, 3 podem ser justificadas pelo trecho (p. 6): Estrutura química de um triacilglicerol formado por uma molécula de glicerol e três ácidos graxos: de cima para baixo, ácido palmítico, ácido oleico, ácido a-linolênico.
Alternativa 4 (p. 5): Segundo Nunes (2013, p. 8), “As ligações duplas nos ácidos insaturados estão normalmente localizadas na cadeia de forma não conjugada, ou seja, separadas por grupos metileno (CH2)”.
Alternativa 5 (p. 4): Segundo Dias ([S.d.]), ácidos graxos consistem em ácidos monocarboxílicos (que apresentam apenas um grupo carboxila) obtidos de óleos e gorduras e que desempenham importantes funções no nosso organismo.
Alternativa 6 (p. 6): Como já vimos, os óleos e as gorduras pertencem ao grupo dos lipídeos (Nunes, 2013) e fazem parte dos componentes insolúveis em água, ou seja, que não se dissolvem ao serem misturados coma água.
	
	D
	V – V – V – V – F – F
	
	E
	F – F – V – V – V – F
Questão 9/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Leia o trecho a seguir:  
"O tema dos defensivos agrícolas é polêmico e complexo, de modo que não pode ser resumido a frases soltas ou definições isoladas. Para estudar esse assunto com precisão e responsabilidade, é preciso pensar em toda a cadeia produtiva, os papéis que cada etapa ocupa dentro da história, as responsabilidades de cada um, além da ética e do compromisso social e ambiental [...] Os defensivos têm por finalidade a prevenção, o controle e a eliminação de organismos que são considerados pragas. Para isso, são desenvolvidos a partir de compostos biológicos ou químicos [...] os produtos são agrupados de acordo com a lavoura a tratar e, finalmente, de acordo com as indicações para combate às pragas específicas em cada cultivo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CORRADINI, A. D. Rota de Aprendizagem da aula 5: Tecnologia Orgânica. Curitiba: Intersaberes, 2023, p. 3.
A partir do trecho acima e dos conteúdos do texto da Rota de Aprendizagem, Aula 5, Tema 1: Defensivos agrícolas, da disciplina: Tecnologia Orgânica, relacione os tipos de defensivos às suas características:
1. Herbicida
2. Inseticida
3. Fungicida
4. Produtos domissanitários
5. Agentes biológicos de controle
(  ) Podem eliminar plantas parasíticas e outros organismos semelhantes.
(  ) Organismos vivos que atuam por meio de uma ação biológica como a de parasitismo ou de competição com a praga.
(  ) Há três grandes famílias de compostos químicos: os organossintéticos, os inorgânicos e os botânicos ou bioinseticidas.
(  ) Podem ser segmentados em herbicidas não seletivos e seletivos.
(  ) Suas principais categorias de produtos são divididas em: inseticidas domésticos, moluscicidas, rodenticidas e repelentes de insetos.
Nota: 10.0
	
	A
	5 - 2 - 3 - 4 - 1
	
	B
	4 - 3 - 5 - 2 - 1
	
	C
	3 - 5 - 2 - 1 - 4
Você assinalou essa alternativa (C)
Você acertou!
De acordo com o texto da Rota de Aprendizagem, Aula 5, Tema 1: Defensivos agrícolas, da disciplina: Tecnologia Orgânica, p. 3:
• Herbicidas – produtos destinados a eliminar ou impedir o crescimento de ervas daninhas. Podem ser classificados de acordo com: sua atividade (de contato ou sistêmicos), uso (aplicados no solo, pré-emergentes ou pós-emergentes) e modo de ação sobre o mecanismo bioquímico da planta. Podem ser também segmentados em: herbicidas não seletivos (que destroem todas as plantas) e seletivos (aqueles que atacam unicamente a praga, preservando a lavoura).
• Agentes biológicos de controle – organismos vivos que atuam por meio de uma ação biológica como a de parasitismo ou de competição com a praga.
• Inseticidas – são produtos à base de substâncias químicas ou agentes biológicos destinados a eliminar insetos. Há três grandes famílias de compostos químicos: os organossintéticos, os inorgânicos e os botânicos ou bioinseticidas.
• Fungicidas – são agentes físicos, químicos ou biológicos destinados a combater os fungos. Também podemeliminar plantas parasíticas e outros organismos semelhantes.
• Produtos domissanitários – destinam-se às regiões urbanas, com suas principais categorias de produtos divididas em: inseticidas domésticos, moluscicidas, rodenticidas e repelentes de insetos.
	
	D
	2 - 4 - 1 - 3 - 5
	
	E
	3 - 1 - 2 - 4 - 5
Questão 10/10 - Tecnologia Orgânica (IF)
Observe a imagem a seguir: 
 
Após esta avaliação, caso queira observar esta imagem, ela está disponível em: CORRADINI, A. D. L. Rota de aprendizagem: Tecnologia orgânica - agroindústria e madeireira. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 23. 
Considerando a imagem e os conteúdos da aula 2 sobre “grãos, sementes, oleaginosas, hortaliças, frutas e alimentação animal” da disciplina Tecnologia Orgânica, assinale V para verdadeiro e F para falso sobre os tipos de açúcar: 
1. ( ) açúcar mascavo é aquele que não passou nem por refinamento e nem por cristalização 
2. ( ) o açúcar very high polarization (VHP) é produzido com o uso de anidrido sulfuroso 
3. ( ) o açúcar light adoça menos do que o açúcar refinado 
4. ( ) o açúcar demerara é bem branco porque passa por um refino extra 
5. ( ) o açúcar colorido possui baixo teor de sacarose 
Assinale a opção que possui a ordem correta: 
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – V – F – V  
	
	B
	V – F – F – F – F
Você assinalou essa alternativa (B)
Você acertou!
A sequência correta é V – F – F – F – F.  Apenas a afirmação 1 é verdadeira porque "o açúcar mascavo não é refinado ou cristalizado. O açúcar VHP não usa anidrido sulfuroso na produção. O açúcar light adoça mais que o refinado. O açúcar demerara é de coloração escura porque não é refinado. Conforme o texto-base da rota de aprendizagem da Aula 2 (p. 24): “Açúcar demerara: esse açúcar também não é refinado, e seus cristais têm melaço e resíduo de mel da cana, por isso a sua cor escura. Açúcar mascavo: não passa nem pelo processo de refinamento nem pela cristalização. É úmido e de coloração marrom. Seu uso se dá em bolos, granolas e biscoitos integrais. […] Açúcar very high polarization (VHP): esse tipo é o mais exportado pelo Brasil. Possui coloração mais clara que o demerara e seus cristais são amarelados. Durante o seu processo de branqueamento, não se utiliza anidrido sulfuroso. […] Açúcar light: esse açúcar é menos calórico, no entanto adoça mais que o açúcar refinado. Açúcar colorido: é uma mistura do cristal e do granulado. É um produto com alto teor de sacarose – em torno de 99,96%”.
	
	C
	V – F – V – V – V
	
	D
	F – F – F – V – F
	
	E
	F – V – V – F – F  
image4.png
image5.png
image6.png
image1.jpeg
image7.jpeg
image2.wmf
image3.wmf