Buscar

Prévia do material em texto

Instituto de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA
 Campus Coelho Neto
 Curso de Administração Bacharelado 
 Disciplina: Administração Estratégica 
 
Fusão X Aquisição
Cleiton dos Santos Sousa 
Coelho Neto MA
Fusão Sadia e Perdigão 
Aquisição Semantix e FastOmni
 
 A fusão e aquisição ambas são formas de expansão de empresas, elas permitem que novos empreendimentos corporativos sejam feitos, aumentando em estrutura ou domínio da marca. Essas operações podem trazer retorno financeiro mais rápido do que o crescimento orgânico de uma única empresa. 
 Embora tenham benefícios em comum, fusão e aquisição são procedimentos com características distintas. Essas pode variar de acordo com a natureza da decisão, manutenção da identidade e o porte do negócio.
 Como exemplo de fusão vou usar as empresas Sadia e Perdigão que após um longo período de negociação, foi anunciada em meados de maio a sua fusão, que resultou na criação da empresa BRF - Brasil Foods. A nova empresa nasce como o décimo maior grupo de alimentos das Américas, segunda maior indústria alimentícia do Brasil , atrás apenas do frigorífico JBS Friboi , maior produtora e exportadora mundial de carnes processadas e terceira maior exportadora brasileira.
 Pelo acordo fechado entre as duas companhias, 68% do capital da BRF serão dos acionistas da Perdigão e 32% dos acionistas da Sadia. No mercado doméstico, as marcas Sadia e Perdigão vão permanecer independentes. A estratégia para as marcas no exterior ainda não foi definida, mas tanto Secches quanto Luiz Fernando Furlan, presidente da Sadia, garantiram que não haverá demissões nas fábricas das companhias. "A união das empresas certamente nos possibilitará a conquista de novos mercados. E para isso teremos de aumentar a produção. Então, não há previsão de demissões", disse Furlan.
 Como aquisição vou dar como exemplos as empresas Semantix e FastOmni, o último movimento nessa dança tecnológica aconteceu com a Semantix, empresa brasileira de soluções de Big Data e Inteligência Artificial, que anunciou a aquisição da FastOmni, companhia desenvolvedora de plataforma de software e dados de e-commerce B2C e B2B para grandes e pequenas empresas.
 É a primeira aquisição realizada pela Semantix, que assume a totalidade das operações da FastOmni, incluindo produtos, serviços e carteira de clientes. O quadro, agora, vai contemplar aproximadamente 300 profissionais, entre engenheiros e cientistas de dados, desenvolvedores, especialistas setoriais e responsáveis por vendas no Brasil e países da América Latina.
 Entre os clientes da Semantix, estão players dos segmentos de finanças, telecomunicações, saúde, varejo e indústria. Segundo informações divulgadas pela marca, a Semantix já é uma das 25 maiores empresas de IA do mundo dados da CIO Applications.
 A aquisição da FastOmni faz parte da estratégia de crescimento da Semantix em verticais do mercado de Big Data e Inteligência Artificial na América Latina “Esse mercado tem grande necessidade de acelerar o desenvolvimento em tecnologia nos próximos anos, principalmente o uso de big data e inteligência artificial. Com a aquisição, pretendemos ampliar nossa participação no segmento de varejo e promover o desenvolvimento de soluções cada vez mais completas, automatizadas e eficientes”, explica Leonardo Santos, CEO da Semantix.
image1.jpeg