Buscar

PROVA POLÍTICA EDUCACIONAIS NOTA 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

POLÍTICA EDUCACIONAIS
NOTA 10
1 No Brasil existe número razoável de pesquisas sobre a avaliação, realizadas no interior das escolas de educação básica, apontando seu caráter classificatório, excludente, autoritário e punitivo. Sabe-se que, de modo geral, apenas o aluno é avaliado e somente pelo professor, com o propósito de aprovação ou reprovação.
A avaliação, vista pela perspectiva da legislação, ocorre de modo diferenciado, de acordo com os níveis de ensino. Desse modo, o que diz a legislação acerca dos processos[...]?
R: Na educação infantil a avaliação objetiva apenas o registro e acompanhamento do desenvolvimento da criança, e não a promoção para o ensino fundamental.
2 Cada vez mais, as grandes discussões na área da educação levantam a questão a respeito da participação dos pais como elemento norteador para a organização escolar. Considerando o texto acima, a participação dos pais na escola é fundamental, nesse contexto, analise-as:
I – A escola deve levar em conta o direito que os pais possuem de influenciar sobre o ensino que seus filhos recebem.
II – Integrar a escola e a família é determinante para o sucesso pedagógico.
III – Grandes decisões de caráter pedagógico, financeiro e administrativos devem ser definidas com a participação da família.
IV – Os pais que participam da escolha da equipe diretiva, possuem mais direitos que aqueles pais ausentes.
3 Consta, no artigo 205 da Constituição Federal, promulgada no ano de 1988, que a educação é um direito de “todos”, sendo também um dever compartilhado entre o Estado e a família. Ainda, este mesmo artigo, prevê que a educação objetiva o desenvolvimento pleno da pessoa, preparando-a para o exercício da cidadania e qualificando-a para o trabalho. Na época da promulgação da Constituição Federal a educação era ainda...
R: bandeira de diversos movimento sociais, como por exemplo o dos sindicalistas urbanos.
4 Existe autonomia escolar quando a instituição tem poder de decisão sobre a organização das suas condições de trabalho, tem autoridade para experimentar, tem poder de aperfeiçoamento sobre o seu trabalho, atende às aspirações de sua comunidade, constrói uma filosofia de trabalho na escola. De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, qual o documento, formulado e aprovado pelo Conselho Nacional de Educação , define os conteúdos mínimos, orientando a produção dos currículos escolares?
R: Diretrizes Curriculares Nacionais.
5 Se continuarmos promovendo apenas cursos de qualificação de nível básico ou inicial, treinamentos e capacitações, não alteraremos essa realidade. Cabe, portanto, aos poderes públicos, da esfera federal, estadual, municipal, em conjunto com as demais redes e agências, dentre as quais o Sistema S, desenvolverem uma intensa política nacional de universalização da educação básica, de natureza pública e gratuita ao conjunto dos jovens e trabalhadores que desejarem e necessitarem, na perspectiva de formação da autonomia intelectual, política e ética. GABROWSKI, Gabriel; RIBEIRO, Jorge Alberto Rosa. Reforma, legislação e financiamento da educação profissional no Brasil. In: MOLL, Jacqueline (org.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. O Governo, nas esferas federal, estadual e municipal se responsabiliza pelo sistema educacional brasileiro. No que diz respeito às funções das prefeituras, é correto afirmar que:
R: Os municípios são responsáveis por oferecer a educação infantil.
6 Há cerca de dez anos vem ocorrendo em vários pontos do Brasil a implantação de projetos no setor público de educação fundamental que se caracterizam pela dilatação da jornada escolar diária e pelo aumento das responsabilidades educacionais da escola. Entre essas iniciativas, destacam-se os CIEPs do Rio de Janeiro, os CEIs da prefeitura dc Curitiba, os CAICs em âmbito nacional, além de outras de menor repercussão. CAVALIÉRI. A respeito da jornada e do calendário, analise as sentenças a seguir:
I – O calendário escolar deve, segundo a LDBEN, ser adequado ao contexto no qual a escola se insere, podendo, inclusive, haver redução de carga horária se autorizado pelo sistema de ensino.
II – A legislação, no que concerne à respeito de calendário e jornada escolar, diz que todas as instituições devem, obrigatoriamente, ofertar no mínimo 900 horas anuais, distribuídas em 280 dias letivos.
III – A legislação prevê a ampliação progressiva da jornada escolar, e, nesse sentido, aos poucos a oferta diurna da educação básica deverá atender aos alunos em período integral.
7 Os pais servem de balizadores para os encaminhamentos e tornam-se corresponsáveis pelo processo educacional. E a instituição que instiga a comunidade a debater os problemas escolares, só tem a ganhar. Considerando o texto acima, os pais são sujeitos que influenciam diretamente na qualidade educacional, diante disso, analise-as:
I – Quando há interação com a comunidade, a escola percebe com mais facilidades as dificuldades e potencialidades do contexto no qual está inserida.
II – Quando a escola convida os pais e a comunidade a participar há uma troca, de responsabilidades e compromissos com a educação.
III – Ainda há um grande desafio por parte da educação, que é abrir espaço para a comunidade contribuir nas decisões da escola.
IV – O direito à participação da comunidade está diretamente ligado ao nível da sua participação, a comunidade só pode cobrar quando há participação.
8 O investimento de recursos públicos na área educacional compreende os valores financeiros brutos aplicados pelo setor público no atendimento de demandas educacionais, como no custo de bens e serviços - inclusive bens de capital - e nas transferências, excetuando-se a depreciação e a amortização dos investimentos em estoque. O conceito utilizado para a agregação corresponde à finalidade dos recursos alocados por área de atuação. A respeito do controle de aplicação dos recursos públicos na educação, analise-as:
I – A utilização dos recursos públicos, sempre que destinada à fins educacionais, é considerada regular.
II – Quando existe a suspeita de irregularidade nos gastos, o ministério público pode ser acionado para investigar o fato.
III – Os governos devem controlar internamente a prestação de contas, mas há, também, controle externo, pelo poder legislativo.
IV – Quando uma das instâncias governamentais comete irregularidades pode ser punida e proibida de estabelecer convênios.
9 Nas últimas fases da sociedade industrial, as concepções do desenvolvimento educativo e, conseqüentemente, a maneira como se organizou e se pensou a escola, conforme vimos, estiveram hegemonizadas por teorias transferidas a partir do crescimento industrial, principalmente o taylorismo e a teoria do capital humano. FLECHA. O TAYLORISMO foi uma das técnicas de racionalização da gestão do trabalho industrial ao longo do século XIX. A respeito do taylorismo, analise-as:
I – (F) Os princípios do taylorismo impactaram em diversas esferas sociais, porém, não chegaram a afetar as políticas públicas educacionais.
II – (V) Um dos princípios da gestão empresarial taylorista do trabalho visava a conformação e a obediência dos trabalhadores.
III – (F) Os ideários do taylorismo visam romper com a racionalização do trabalho bem como a divisão do trabalho em micro tarefas.
10 À medida que as condições sociais exigem e a cultura se enriquece, o sistema escolar desenvolve-se e as fronteiras da organização escolar expandem-se. A estrutura do ensino sofre adaptações, entretanto o modelo da estrutura do ensino apresenta um viés universal e duradouro por trabalhar com as consagradas fases evolutivas humanas — infância, adolescência, juventude e idade adulta — correspondendo à educação infantil, educação básica (fundamental e média) e educação superior.CERVI.De acordo com o conteúdo das aulas e o livro-base da disciplina, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 fixou a divisão dos níveiseducacionais em dois: educação básica e superior. Nesse sentido, relacione as etapas de ensino aos seus níveis correspondentes:
1 – Educação Básica: Ensino Médio; Ensino Fundamental e Educação Infantil.
2 – Educação Superior: Graduação e Pós-Graduação.

Continue navegando