Buscar

Educação Física e Desenvolvimento Motor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201602883846)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conceito "um tipo de adaptação, consistindo numa alteração durável da resposta como consequência da prática" refere-se à:
		
	
	adaptação
	
	maturação
	
	desenvolvimento motor
	
	crescimento
	 
	aprendizagem
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201602854017)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Estudos recentes mostraram que o declínio do desempenho humano durante o envelhecimento é determinado, de forma seletiva, pelo desuso das funções sensório-motoras e que esse desempenho mantém-se relativamente estável quando essas funções são estimuladas, com o avançar da idade, por meio da continuidade da prática de determinadas tarefas. Outros estudos demonstraram que, após um programa orientado de atividades corporais, indivíduos idosos apresentaram melhora no desempenho de tarefas praticadas com regularidade. Considerando esses estudos, o que o profissional de educação física deveria propor no atendimento a uma clientela de idosos?
		
	 
	Atividades físicas sistemáticas, uma vez que a diminuição do desempenho relaciona-se mais com o desuso das funções corporais.
	
	Atividades corporais que exercitem funções sensório-motoras já dominadas, pois a inclusão de novas aprendizagens é desaconselhável no trabalho corporal com idosos.
	
	Atividades de treinamento somente para indivíduos idosos que apresentaram grande melhora no desempenho.
	
	Atividades físicas de baixa intensidade, pois o processo de envelhecimento afeta todas as funções corporais e diminui o desempenho dos indivíduos idosos.
	
	Atividades corporais diferentes a cada semana, pois a mudança de rotina contribui para a melhora do desempenho dos indivíduos idosos.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603391190)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desenvolvimento motor é uma contínua alteração no comportamento ao longo da vida que acontece por meio das necessidades de execução de _________________, da biologia do __________________ que implica no auto-conhecimento e propriocepção e do __________________ em que vive. Ele é viabilizado tanto pelo processo evolutivo biológico quanto pelo social. Desta forma, considera-se que uma evolução neural proporciona uma evolução ou integração sensório-motora que acontece por meio do sistema nervoso central (SNC) em operações cada vez mais complexas (Fonseca, 1988).
		
	
	Ambiente, tarefa e individuo;
	
	Indivíduo, ambiente e tarefa;
	
	Tarefa, ambiente e indivíduo.
	 
	Tarefa, indivíduo e ambiente;
	
	Indivíduo, Tarefa e ambiente;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201602858151)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Tomando como referência a primeira etapa do desenvolvimento humano e observando que nesta fase os recursos utilizados são exclusivamente sensório-motores, é correto afirmar que:
		
	
	o ritmo e o processo de desenvolvimento infantil não sofrem influência das diferenças sociais, étnicas e culturais de diversas populações.
	 
	os movimentos intencionais só dependem de estímulo para serem realizados em forma de expressão motora.
	 
	os reflexos passam a constituir, numa próxima etapa, movimentos intencionais.
	
	o ato de sugar será sempre reflexo.
	
	as atividades mentais que sucedem esta fase não dependem de uma rica atividade motora enquanto fonte primária.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603393108)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O desenvolvimento de habilidades motoras e a qualidade de suas manifestações, dependem da maturação do sistema nervoso e dos estímulos provenientes do ambiente. Em relação aos tipos de habilidadees motoras e ao grau de eficiência de sua execução, assinale a afirmativa correta:
		
	
	A primeira área mielinizada no lobo frontal é o córtex pré-frontal e a última, a área motora primária, que permite a execução de movimentos habilidosos
	
	Do ponto de vista organizacional, as habilidades motoras são divididas em abertas, fechadas, randômicas ou em blocos
	
	Como a ansiedade interfere na atenção e resgate das informações na memória, as práticas de ensino de habilidades motoras com crianças devem ser realizadas em ambiente organizado com regras explícitas que punam com severidade os erros motores
	 
	O comportamento habilidoso permite atingir o resultado final com o máximo de certeza, mínimo dispêndio de energia e no menor tempo possível
	
	Habilidades motoras fechadas são aquelas aonde existe uma grande imprevisibilidade ambiental que dificultam a identificação dos estímulos (sinais) e associação de respostas motoras adequadas

Outros materiais