Buscar

Aspectos da Terapia Nutricional

Prévia do material em texto

O início tardio da terapia nutricional é uma prática equivocada, porém comum na unidade hospitalar. Pacientes que permanecera m um longo tempo sem receber aporte calórico adequado podem apresentar: 
Síndrome da realimentação. Esta é potencialmente um a condição letal definida como uma alteração hidroeletrolítica grave associada com anormalidade s metabólicas em pacientes que voltaram a se alimentar via oral, TNE ou TNP, após importante privação.
A Avaliação do Estado Nutricional (AEN) de indivíduos hospitalizados é fundamental para a definição dos compartimentos corporais e para a avaliação da ingestão alimentar, frente às necessidades nutricionais. Com relação a AEN, pode -se afirmar:
Na semiologia nutricional, a bola de bichart representa a reserva de gordura.
Na Unidade Hospitalar X, o nutricionista prescreveu uma dieta restrita em resíduo. Aponte o principal alimento que deve ser retirado.
Leite
As dietas hospitalares especiais apresentam modificações do padrão dietético norma l e são classificadas de acordo com suas características físicas. Com relação a essas dietas marque a opção verdadeira.
A dieta pastosa é indicada para pacientes com dificuldade de mastigação. Nesse tipo de preparação é indicado frutas cozidas, arroz papa e carne moída.
Na desnutrição, a deficiência de microelementos na dieta acarretará anorexia, alopecia, baixa imunidade, além de reduzir cicatrizações. Marque a alternativa correta em relação ao mineral envolvido nas complicações acima:
Zinco, dependente de carreadores protéicos para seu transporte
A desnutrição protéico -calórica pode ocorrer em 19 a 80% dos pacientes hospitalizados por divers os estados mórbidos. É considerada uma consequência da desnutrição:
Infecção
É recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o consumo diário de 20 a 35g de fibras, das quais 5 a 10g solúveis. Dentre a s fibras solúveis, destaca-se a betaglucana por sua importante contribuição na redução da glicemia e da síntese do colesterol hepático. O alimento detentor da maior quantidade dessa fibra é:
A aveia.
O marasmo está relacionado a uma deficiência energética que na infância tem como consequência:
Atraso no crescimento
Com relação à desnutrição é correto afirmar:
Desmame precoce e aspectos sócios econômicos e culturais são fatores de risco para a desnutrição. 
A perda de peso com significância clínica corresponde a: 5% em 1 mês
Paciente R. T., sexo masculino, 66 anos, está internado com quadro de doença neurológica, disfagia e consequente prejuízo d o reflexo de deglutição. Mantido em terapia de nutrição enteral. Quando o paciente recobrar o reflexo da deglutição o ideal é prescrever inicialmente uma dieta.
Líquida completa com uso de espessante.
O paciente T,L., 61 anos, sexo masculino, esteve hospitalizado e foi prescrita dieta pastosa com 1580 kcal/ dia, porém o paciente apresentou aceitação alimentar de 70%. Considerando o seu peso atual de 55 kg e estatura de 1,69 m, apresente o seu déficit calórico diário da ingestão alimentar, de acordo c om as necessidades nutricionais.
544 kcal/ d
Com relação às modificações físicas e químicas da diet a normal para atendimento ao enfermo, p ode -se afirmar:
É impossível oferecer uma dieta branda laxativa sem resíduo.
Paciente, sexo feminino, 49 anos procurou o ambulatório da Faculdade Estácio de Sá com quadro de gastrite crônica há aproximadamente 1 ano e artrite reumatóide há 5 anos. Utilizando anti -inflamatório continuamente e omeprazol para tratamento da gastrite. Em relação ao tratamento nutricional dessa paciente, assinale as alternativas corretas:
( ) Recuperar a mucosa com glutamina além de oferecer alimentos reparadores como alecrim e couve.
( ) Oferecer alimentos que contenham enzima s digestivas que possam melhorar o pro cesso digestivo, como mamão.
( ) Avaliar se a paciente a presenta dor e desconforto quando no estado alimentada ou em jejum, para avaliar a necessidade de correção da acidez do estômago.
A melhor via de acesso indicada para Terapia nutricional prolongada (menor que seis semanas), considerando um paciente homem idoso, desnutrido (75% do peso habitual), com comprometimento total da capacidade de deglutição, logo após acidente vascular encefálico, é:
Cateter nasoentérico.
Segundo o Regulamento Técnico para a Terapia de Nutrição Enteral (Resolução 63, ANVISA 2000), cabe ao nutricionista:
Formular a nutrição enteral estabelecendo a sua composição qualitativa e quantitativa, seu fracionamento segundo horários e forma de apresentação.
Na fase de recuperação da pancreatit e crônica , a prescrição nutricional deve ser:
Hipercalórica, hipolipídica e hiperprotéica
Um paciente adulto hospitalizado com 49 anos (sexo masculino), com peso atual de 61kg e estatura de 1,79m que esteja apresentando hipertemia (38 C), por mais de 24 horas deve se oferecer oferta calórica diária de aproximadamente: 
2068 kcal/d
Em uma solução de nutrição parenteral 3 e m 1, que tenha em sua composição 600 ml de solução de lipídio a 2 0 %, a quantidade de energia fornecida pelas gorduras é , e m Kcal, de: 1.200

Continue navegando