Buscar

Artigo Diagrama de Ishikawa

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

DIAGRAMA DE ISHIKAWA: análise da ferramenta e aplicação em uma empresa de segmento.....
1. Introdução
O presente artigo tem como finalidade analisar o Diagrama de Ishikawa como uma ferramenta da qualidade. Ao desenvolver o estudo de qualidade vê-se que o assunto tem uma abrangência maior de estudo, e tem como ferramentas literaturas e inúmeros trabalhos desenvolvidos. Entretanto na atualidade tem diversos enfoques, a mesma foi originada no ambiente industrial e se alastrou por vários setores econômicos como o setor de prestação de serviços. 
O conceito de qualidade tem mudado ao longo do tempo. Desde o início da era industrial a qualidade era tratada como meio de conferir os trabalhos realizados pelos artesãos. Com alta competitividade das empresas o foco da qualidade é alterado, o mercado passa a ser comandado pelos clientes ao invés daqueles que produzem, isso gerou uma mudança significativa no conceito de qualidade. Para definir certamente o conceito de qualidade deve-se avaliar o contexto em que está sendo aplicada.
Diante do contexto acima, no decorrer do artigo será relatado um estudo especifico da ferramenta. Diagrama de Causa-efeito (Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe), que segundo Silva (2001), tem uma forma gráfica usada como metodologia de análise para representar fatores de influência (causas) sobre um determinado problema (efeito). Será exposto ainda as funções a importância, sua definição e os componentes que compõe essa ferramenta.
Para melhor compreensão do tema abordado, optou-se por uma revisão teórica de diversos pesquisadores e pensadores da área, que proporcionam conhecimentos significativos e esclarecimentos relevantes que contribuíram na atuação dos futuros profissionais. O presente trabalho se justifica pela necessidade de ampliar os conhecimentos acerca do Diagrama de Ishikawa ou Espinha de peixes que contribuíram na formação acadêmica e no campo de atuação dos alunos de Engenharia de Produção.
2. Desenvolvimento
2.1. Definição e Modo de fazer
O Diagrama de Ishikawa é considerado uma ferramenta gráfica usada nas organizações para gerenciar e controlar a qualidade em diversos processos, ou seja, proporciona a reflexão sobre as causas e efeitos de determinado problema bem como preveni-lo. E é feito após uma análise criteriosa, quais são as causas que fazem com que o efeito ocorra.
De acordo com Silva (2001), o Diagrama de Ishikawa é conhecido também como Espinha de Peixe e serve para apresentar a relação de causa e efeito da qualidade e os diversos fatores envolvidos. Esses fatores podem ser divididos em secundários e terciários, com o objetivo de identificar os problemas. Tem uma estrutura com base de que todos os fatores são implicados na elaboração de um produto ou efeito. O autor afirma que os fatores mencionados e que são utilizados pela indústria são chamados de “os seis Ms”. Método: É a forma como é executado o trabalho ou um procedimento; Matéria-prima: Aquela utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas; Mão de Obra: A pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas; Máquinas: Muitos problemas são derivados de falhas de máquinas. Isto pode ser causado por falta de manutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada; Medida: Qualquer decisão tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema; Meio Ambiente: O ambiente pode favorecer a ocorrências de problemas, está relacionada neste contexto a poluição, poeira, calor, falta de espaço, etc.
Este conceito de divisibilidade de um processo permite controlar sistematicamente cada um deles separadamente, podendo desta maneira conduzir a um controle mais eficaz sobre o processo todo. Controlando-se os processos menores é possível localizar mais facilmente o problema e agir mais profundamente sobre sua causa. (CAMPOS, 2004, p.21)
	
Falconi em seus estudos mostra que o Diagrama de Ishikawa foi originalmente apresentado pelo engenheiro químico, Kaoru Ishikawa em 1943, o qual se propôs a representar graficamente os processos de um projeto para facilitar o gerenciamento e o Controle de Qualidade. O que contrapõe a ideia de vários autores que relatam que o referido diagrama foi apresentado em época diferente.
Já Ishikawa (1993), diz que esta ferramenta é caraterizada como um importante instrumento no controle da qualidade, portanto pode ser aplicada em diversas atividades e contribuir na identificação de extravio no fluxo logístico. O diagrama apresenta o formato de uma espinha de peixe com a seguinte estrutura:
Figura x: Representação ilustrativa do Diagrama de Ishikawa.
Fonte: https://blog.luz.vc/o-que-e/diagrama-de-ishikawa/
De acordo com Werkema (1995), para fazer o Diagrama de Ishikawa devem ser seguidos alguns passos: definir o problema a ser estudado e o que se deseja obter; Estudar e conhecer o processo envolvido através de observação, documentação, troca de ideias com pessoas envolvidas; Fazer uma reunião com as pessoas envolvidas no processo e discutir o problema, incentivar todos a exporem suas ideias, fazer um brainstorming; Organizar todas as informações coletadas e organizá-las em: causas principais, secundárias, terciárias, eliminando informações sem importância; Montar o diagrama, e conferir com todos a representação da situação atual; Marcar aquilo que é mais importante para obter o objetivo que se pretende alcançar.
2.2. Importância
Um dos gurus mais enfáticos com suas opiniões, Ishikawa, foi essencial com seu método conhecido como Diagrama de Ishikawa, tendo suas bases na educação e treinamento dentro do controle da qualidade, visando as evoluções técnicas, soluções de problemas dentre outras causas no ambiente de trabalho.
O seu diagrama é basicamente uma ferramenta objetiva para encontrar a raiz de um problema, relacionando com causas mais influentes (máquina, materiais, mão-de-obra, meio ambiente, medida e método).
A sua importância se deve ao fato da fácil analise e entendimento, além de ser usado como uma ferramenta estatística devido a sua estrutura flexível. Podendo ser aplicada em diversas ambientes de trabalho, tomando medidas corretivas e preventivas de maneira eficaz, mantendo o foco no cliente ao propor melhorias e/ou ajustes.
2.3. Função
De acordo com Ishikawa (1993), o diagrama de causa e efeito, também conhecido como Diagrama de Ishikawa é uma ferramenta que tem como objetivo organizar o raciocínio na identificação da causa raiz do problema. A ferramenta relaciona o efeito a ser pesquisado com as causas mais influentes. As razões do problema são classificadas em seis tipos de causa, nas quais elas afetam todo o processo.
Essa classificação é conhecida como 6 M’s devido aos 6 nomes que começam com a letra M (máquina, materiais, mão-de-obra, meio ambiente, medida e método).
2.4. Exemplo prático
2.4.1. Empresa Analisada
Indústria fabricante de bebedouros industrial, residencial e comercial, há 12 anos no mercado.
A empresa é sediada em Betim-MG, e seus principais clientes de montagem industrial e comercial estão localizados em todo território brasileiro.
2.4.2. Estudo de caso
Em reunião realizada na empresa, foi discutido sobre a implantação do Diagrama de Ishikawa, para organizar e aperfeiçoar a logística e layout interno da empresa, para melhor eficiência nas entregas de pedidos no menor prazo e com qualidade. Eliminando dessa forma, custo que não agregam valor ao produto nem a empresa.
Constatou-se que na etapa de acabamento havia uma deficiência em locomoção maior que o necessário para busca de matéria prima e insumos.
Outro problema encontrado foi no layout da empresa que afetava diretamente na área de acabamento, que fazia com que a produção andasse ao contrário, atrasando assim a finalização do produto.
O Diagrama de Ishikawa foi utilizado para identificar, qualificar os problemas encontrados e categorizar em qual classe os problemas se enquadram. Foi utilizado o diagrama abaixo.
Figura x: Diagrama de Ishikawa
Fonte: Autoria própria 
Foram identificados 5 problemas cruciais que comprometiam todo o setor; conforme citados abaixo:
Falha na execução das tarefas e treinamentos mal realizados,
Mau posicionamento dos setores e equipamentos,
Peças não padronizadas,
Má utilização do tempo para fabricação do produto,
Maquinário mau posto no local de trabalho.
Mau posicionamento das chapas de PP.
3. Resultados
Após ser implementado o Diagrama de Ishikawa na empresa, foram realizadas as análises do antes e depois da sua implantação. Abaixo serão apresentados todos os resultados. 
Os 5 problemas levantados foram distribuídos no Diagrama de Ishikawa conforme resultados a seguir: 
Figura x : Diagrama de Ishikawa
Fonte: Autoria própria.
Durante a análise com a equipe envolvida no estudo foram levantados 3 problemas considerados mais graves, sendo o 1º má utilização do tempo para fabricação do produto que ocorria pelo fato dos colaboradores terem que andar muito para pegar peças para montagem do produto, o qual foi solucionado com a aplicação do trabalho padronizado, deu-se por meio de orientação aos colaboradores uso dos dispositivos sugeridos, tais como carrinho de transporte de itens para não haver locomoção grande para busca de peças, além da criação de quadro de ferramentas para melhor localização.
O 2º problema dito como peças não padronizadas, um dos motivos que mais atrasava a produção, pelo fato que muitas das vezes era necessário retrabalho das peças, para solução foram montados gabaritos para que todas as peças tivessem a mesma marcação e furação e que qualquer colaborador pode-se exercer a atividade.
Já o 3º problema foi dito como mau posicionamento dos setores e equipamentos, podendo ser observado que os setores de acabamento e refrigeração estavam trocados fazendo com o produto passasse pela refrigeração para o acabamento e voltava novamente para refrigeração como mostra abaixo.
Figura x : Imagem ilustrativa do antigo layout da empresa
Fonte: Autoria própria
Foi modificado o layout da empresa fazendo com que o mau posicionamento não existisse mais e a colocação das maquinas e materiais próximos dos setores que os utilizam, como ilustrado abaixo.
Figura x : Imagem ilustrativa do novo layout da empresa
Fonte: Autoria própria
4. Discussões
Através dos exemplos e definições citadas pode-se perceber que a utilização da ferramenta é necessária para adequá-la ao contexto e a realidade da empresa, a aplicação da ferramenta no exemplo mostrou que todos os objetivos propostos foram alcançados. Assim, quanto à aplicação das ferramentas podemos destacar que o diagrama de Ishikawa foi utilizado para relacionar as possíveis causas dos problemas. 
Foi possível perceber que mesmo se tratando de setores e problemas diferentes a aplicação da ferramenta estava direcionada para o mesmo fim, objetivando identificar as causas dos problemas bem como definir ações que poderiam eliminar o problema ou reduzir seus efeitos, tornando evidente a busca pela melhoria continua dos processos e o seu controle necessário para adequá-las ao contexto e a realidade da empresa, fazendo que todos os objetivos propostos fossem atingidos ou fossem estabelecidas novas metas e ações.
 Fica evidente que a importância de se conhecer, controlar e melhorar os processos pode ser atribuída a uma visão moderna de gerenciamento onde a estrutura da empresa deve ser adaptada aos processos de forma sistemática e integrada para alcançar a eficiência dos sistemas produtivos e a conformidade dos produtos, tendo como auxilio ferramentas da qualidade.
5. Considerações finais
REFERENCIAS
FALCONI, Vicente Campos. Gerência da qualidade total. Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1989.
 
SILVA, Reinaldo Oliveira. Teorias da administração. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2001.
CAMPOS, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia. 8ª edição. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviço Ltda., 2004.
WERKEMA, M. C. C. Ferramentas estatísticas básicas para o gerenciamento de processos. Belo Horizonte: Fundação Cristiano Ottoni, 1995
MIGUEL, Paulo Augusto Cauchick. Qualidade: enfoques e ferramentas. São Paulo: Artliber, 2001. 263p

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais