Buscar

ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO SARA (1)

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
	Avaliando Aprend.: SDE0392_SM_201603361278 V.1 
	Aluno(a): SARA SELLI LIRA
	Matrícula: 201603361278
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	08/06/2018 14:35:14 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201604140240)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sabe-se que o Fator de Correção (FC) do tomate é 1,17 e o per capita do tomate na salada servida em uma determinada Unidade de Alimentação e Nutrição que atende a 1200 pessoas por dia é de 60g (somente no almoço, três vezes/semana). Para o consumo de uma semana deverão ser comprados:
		
	
	25,272kg de tomate para a salada.
	 
	252,720kg de tomate para a salada.
	
	216,000kg de tomate para a salada.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604274424)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A produção de refeições em Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), de modo geral, obedece aos princípios da organização de trabalho taylorista, com ritmo acelerado, gestão de múltiplas tarefas, às vezes em condições de trabalho inadequadas. Nesse contexto, considere um funcionário de 43 anos de idade, que trabalha há 15 anos em uma UAN institucional. Há cinco anos ele vem relatando cansaço, dores musculares, fraqueza, alterações do sono, com reflexos na saúde e no comportamento: hipertensão, dispepsia, taquicardia, tensão e ansiedade. Considere, ainda, que recentemente a empresa em que esse funcionário trabalha recebeu visita de fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego, que identificou o descumprimento de requisitos exigidos nas seguintes Normas Regulamentadoras (NR): NR-6, NR-7, NR-9 e NR-17. Com base na situação hipotética relatada acima, avalie as afirmações a seguir. I. A NR-7 sugere a elaboração, pelas empresas empregadoras, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), com o objetivo de se promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores. II. Os Programas de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) devem estabelecer critérios e mecanismos de avaliação da eficácia das medidas de proteção implantadas, considerando os dados obtidos nas avaliações realizadas no controle médico previsto na NR-7. III. Para evitar acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, é necessário implantar um conjunto de medidas técnicas, educativas, médicas e psicológicas, cabendo ao empregador cumprir e fazer cumprir as normas de segurança no trabalho. IV. Uma UAN bem planejada, entre outras vantagens, proporciona aumento da produtividade, redução de acidentes de trabalho e da ocorrência de doenças relacionadas ao trabalho, o que pode contribuir para minimizar os sintomas apresentados pelo referido funcionário. É correto apenas o que se afirma em:
		
	
	I e IV.
	 
	II, III e IV.
	
	I e II.
	
	I, III e IV.
	
	II e III.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604540637)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A normatização de todas as operações realizadas com vistas a produção e distribuição de refeições em unidades de alimentação e nutrição deve estar respaldada em cinco elementos do processo administrativo que, segundo Fayol, são?
		
	 
	Padronização, definição de propósito, coordenação e controle.
	
	Praticidade, simplicidade, identidade, resultados e controle.
	 
	Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
	
	Equilíbrio, segurança, ajuste, coordenação e controle.
	
	Planejamento, ajuste, coordenação, identidade e controle.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201603503423)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Glossário da Resolução CFN N° 380/2005 (anexo I) diferencia a Ficha Técnica de Preparações da Ficha Técnica de Produto.
De acordo com a Resolução CFN N° 380/2005 a Ficha Técnica de Preparações é o formulário de especificação de preparações dietéticas, destinado aos registros dos componentes da preparação e suas quantidades per capita, das técnicas culinárias e dietéticas empregadas, do custo direto e indireto, do cálculo de nutrientes e de outras informações, a critério do serviço ou unidade de alimentação e nutrição;
Enquanto que a ficha Técnica de Produto é o formulário de especificações do produto, constando as características gerais e nutricionais, como descrição do produto, finalidade, composição, embalagem, validade, informação nutricional, registro no Ministério da Agricultura ou da Saúde, entre outros dados;
		
	
	A primeira descrição esta correta e a segunda descrição esta errada.
	
	Ambas descrições estão erradas.
	
	A primeira descrição esta errada e a segunda descrição esta correta.
	
	Ambas as descrições estão corretas mas a segunda não se aplica à área de atuação do nutricionista.
	 
	Ambas descrições estão corretas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604488245)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A normatização de todas as operações realizadas com vistas à produção e distribuição de refeições em Unidades de Alimentação e Nutrição deve estar respaldada nos seguintes elementos do processo administrativo:
		
	
	equilíbrio, responsabilidade, comando e controle;
	
	organização, segurança, ajuste e responsabilidade.
	 
	planejamento, organização, direção e controle;
	
	equilíbrio, segurança, ajuste e comando;
	
	planejamento, ajuste, coordenação e direção;
	
	
		 ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
	Avaliando Aprend.: SDE0392_SM_201603361278 V.1 
	Aluno(a): SARA SELLI LIRA
	Matrícula: 201603361278
	Desemp.: 0,5 de 0,5
	08/06/2018 14:44:53 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201603507861)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Avalie as afirmativas com relação à política de compras adotada pela UAN.
I - A opção pelo tipo just in time, reduz o estoque e consequentemente o volume de recursos parado, porém necessita de fornecedores confiáveis, para não ocorrer o desabastecimento. 
II - A compra do tipo mensal está diretamente relacionada a localização da UAN e a capacidade de abastecimento do mercado, pois economicamente não é uma boa opção. 
III - O abastecimento em um único dia da semana é o ideal, pois independe da capacidade de armazenamento da UAN e facilita o trabalho do almoxarife.
IV - O abastecimento de semi-perecíveis, ocorre frequentemente quinzenalmente, se configurando em uma boa opção, embora dependa do volume de refeições produzidas e consequentemente da capacidade de estocagem.
É correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I, II e IV
	
	II e IV
	
	I e III
	
	III e IV
	
	I, II e III
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604421555)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Unidades de Alimentação e Nutrição devem possuir áreas operacionais que facilitem a produção de alimentos seguros. Quanto a este tema, marque a opção INCORRETA.
		
	
	A delimitação com paredes completas de áreas destinadas à higienização dos utensílios visa minimizar o risco de contaminação.
	
	A política de compras e de abastecimento e o padrão de cardápios constituem fatores intervenientes no dimensionamento de áreas em Unidades de Alimentação e Nutrição.
	 
	Para facilitar as operações de limpeza, é permitida a instalação de ralos, quando sifonados, no interior das câmaras frigoríficas e antecâmaras.
	
	A despensa ou almoxarifado não deve apresentar ralos para escoamento da água.
	
	O cálculo da área do refeitório baseado na acomodação de 1/3 dos comensais é justificado pela reutilização do espaço durante a distribuição das refeições.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201603503556)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A área de administração de materiais em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) é estratégica por vários razões, por exemplo: 
- Representa o percentual dos gastos com materiais no orçamento geral da UAN representa em média valores percentuais que variam entre 30% a 50% deste total; 
- Uma perfeita sincronização de compras, manutenção de giro de estoque e controle da produção, melhora o nível de serviço sendo,portanto uma vantagem competitiva com diminuição das trocas de cardápios ou até de perdas em razão de vendas não realizadas, garantindo a execução perfeita do cardápio planejado.
Marque a opção correta:
		
	
	A primeira afirmativa e a segunda afirmativa são falsas;
	
	Ambas as afirmativas são verdadeiras mas a segunda afirmativa não é uma uma justificativa correta da primeira.
	
	A primeira afirmativa é falsa e a segunda afirmativa é verdadeira;
	 
	Ambas as afirmativas são verdadeiras;
	
	A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda afirmativa é falsa;
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604377460)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	É uma ação do serviço de nutrição de uma unidade produtora de refeições, podendo ser realizada pelo nutricionista:
		
	
	preenchimento da ficha de avaliação do material.
	
	dar entrada no sistema de controle de estoques.
	
	emissão da ordem de compras
	 
	elaboração detalhada dos itens a serem solicitados.
	
	envio da cópia do pedido de compras.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603577532)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A escolha das cores no ambiente de trabalho está diretamente relacionada ao seu índice de reflexão, ou seja, à quantidade de luz que retorna ao meio ambiente após incidir numa superfície. Dessa forma, é correto afirmar que:
		
	
	As cores claras absorvem mais luz do que cores escuras.
	
	A cor preta é recomendada para pisos de cozinha.
	
	A cor bege é recomendada para tetos de cozinha.
	 
	A cor creme é recomendada para paredes de cozinha.
	
	As cores escuras refletem mais luz do que cores claras.
	
	
		 ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
	Avaliando Aprend.: SDE0392_SM_201603361278 V.1 
	Aluno(a): SARA SELLI LIRA
	Matrícula: 201603361278
	Desemp.: 0,2 de 0,5
	08/06/2018 14:48:39 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201604441850)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Identifique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo, com relação às exigências sanitárias para as edificações, instalações, equipamentos, móveis e utensílios nas Unidades de Alimentação e Nutrição.
		
	
	edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a facilitar as operações de manutenção, limpeza e, quando for o caso, desinfecção.
	
	Devem existir lavatórios exclusivos para a higiene das mãos, principalmente na área de armazenamento e de distribuição das preparações.
	
	Os equipamentos, móveis e utensílios que entram em contato com alimentos devem ser de materiais que não transmitam a eles substâncias tóxicas, odores, nem sabores, conforme estabelecido em legislação específica.
	 
	As caixas de gordura e esgoto podem estar localizadas na área interna, desde que os ralos sejam sifonados e as grelhas possuam dispositivo que permitam seu fechamento.
	 
	A edificação e as instalações devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604493516)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	O Desperdício pode ser classificado como sinônimo da falta de planejamento e/ou de qualidade e pode ser evitado com organização e controle adequados. Quanto às perdas na UAN, assinale a alternativa incorreta:
		
	
	Sobra limpa é caracterizada pelo excesso de produção, ou seja, as sobras no fogão ou passtrought que não foram para o balcão de distribuição.
	
	Perdas de insumos antes de serem preparados são perdas que ocorrem devido à compra dos insumos com prazo de validade curto, armazenamento inadequado, troca de cardápio, etc
	 
	Pode-se calcular o resto ingesta a partir da fórmula: peso do resto dividido pelo peso da refeição distribuída x 100.
	 
	Sobra suja é caracterizada pela sobra de alimentos nos pratos dos comensais. Quanto maior a quantidade de resto ingesta, menor a satisfação dos comensais.
	
	A sobra suja Pode ocorrer devido preparação com aparência ruim, falta de conhecimento sobre o rendimento dos insumos utilizados, falta de ajuste de per capitas.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604493204)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Organograma é um gráfico organizacional que representa as relações formais dentro de uma empresa. O organograma de autoridade funcional visa:
		
	
	Autoridade deliberativa exercida por um Conselho.
	 
	Autoridade técnica de aconselhamento, para pesquisas, levantamentos, trabalhos específicos de orientação técnica.
	
	Retratar as funções, de forma estática, respeitando a estrutura delineada pelo organograma.
	
	Poder direto do chefe imediato em relação aos subordinados.
	 
	Divisão da autoridade para a realização das atividades.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604427984)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Quanto à segurança e saúde do trabalhador hoje é imperativo para muitas empresas demonstrar o seu comprometimento com a Saúde e Segurança Ocupacional. Muitas empresas estão se certificando para garantir um destaque no mercado competitivo. Algumas normas regulamentadoras são básicas e o gestor de UAN deve estar ciente. Avalie as alternativas e marque a correta:
		
	
	O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais visa promover e preservar a saúde dos trabalhadores e estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados, de acordo com a NR7.
	
	De acordo com o PCMSO o custo do primeiro exame é do funcionário e os demais sem ônus para o empregado. Todos os outros procedimentos relacionados ao PCMSO serão pagos pela empresa.
	
	Não compete aos componentes da CIPA requerer ao SESMT ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente.
	 
	O vice-presidente da CIPA é eleito pelos funcionários.
	
	EPC é todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201604500718)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O Ministério do Trabalho, por meio da Norma Regulamentadora nº 07 (NR-7), determina a realização do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), cujo objetivo é avaliar e prevenir as doenças adquiridas no exercício de cada profissão. Sobre essa norma, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) O programa de medicina ocupacional envolve a execução de programas de proteção da saúde dos funcionários, palestras de medicina preventiva, elaboração do mapa de riscos ambientais, relatório anual e arquivos de exames médicos. ( ) O PCMSO pode incluir a realização dos exames médicos admissional, periódico ou demissional. ( ) Os exames compreendem avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional, exame físico e mental e exames complementares. ( ) A primeira via do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) ficará arquivada no escritório central da empresa, e a segunda via poderá ser entregue ao trabalhador ou ao seu chefe imediato. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
		
	 
	V ¿ F ¿ V ¿ F.
	
	F ¿ V ¿ V ¿ F.
	
	V ¿ F ¿ V ¿ V.
	
	F ¿ V ¿ F ¿ V.
	
	V ¿ V ¿ F ¿ F.
	
	
	 ADMINISTRAÇÃO DE UNIDADE DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
	Avaliando Aprend.: SDE0392_SM_201603361278 V.1 
	Aluno(a): SARA SELLI LIRA
	Matrícula: 201603361278
	Desemp.: 0,4 de 0,5
	08/06/2018 14:57:32 (Finalizada)
	
	
	1a Questão (Ref.:201604075562)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	1. Uma indústria de calçados pretende se instalar em uma área rural, cuja distância da cidade mais próxima fica a 10km e quer definir em seu projeto a existência do restaurante institucional para atender 1000 funcionários no almoço. Estabeleceu o horário de 11 as 14h para o atendimento, utilizará mesas quadradas de 4 lugares e calculamum tempo médio de 20 minutos por comensal, para utilização do serviço, visto que possuem sala de recreação anexa. Deseja saber antes de projetar a estrutura física e equipamentos o índice ou indicador de rotatividade do restaurante, quantos comensais podem ser atendidos por período e quantas mesas serão necessárias.
		
	
	c) A rotatividade será de 9 grupos, compostos por aproximadamente 110 comensais sendo necessárias 110 mesas;
	
	e) A rotatividade será de 9 grupos, compostos por 110 comensais sendo necessárias 55 mesas.
	 
	e) A rotatividade será de 9 grupos, compostos por aproximadamente 112 comensais sendo necessárias 28 mesas.
	
	b) Não será possível realizar estes cálculos anteriores à construção da UAN
	
	d) A rotatividade será de 10 grupos, compostos por 100 comensais sendo necessárias 100 mesas;
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201604491226)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A resolução n°26 de 17 de junho de 2013, que dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar aos alunos da educação básica no âmbito do programa nacional de alimentação escolar (PNAE) estabelece que:
		
	
	No mínimo 10% dos recursos deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.
	
	Oferecer cardápios apenas para alunos com doenças crônicas, celíacos dentre outras patologias.
	
	A realização do diagnóstico e acompanhamento do estado nutricional dos estudantes pelo nutricionista responsável técnico é facultativo.
	 
	No mínimo 30% dos recursos deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar.
	
	Não há restrição em relação a aquisição de alimentos enlatados, embutidos, doces e preparações semiprontas ou prontas para o consumo.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201604493501)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Para avaliação dos recursos humanos de uma Unidade de Alimentação e Nutrição, além da avaliação de atitude, higiene e segurança no trabalho podem-se apontar os seguintes indicadores:
		
	
	Avaliação de desempenho
	 
	rotatividade de pessoal
	
	taxa de absenteísmo;
	
	índice de produtividade
	 
	índice de sobra limpa, rejeito alimentar e sobra suja
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201604418734)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Qual o Indicador de Pessoal Fixo de uma UAN que produz 500 refeições em 10 minutos e os funcionários apresentam jornada de trabalho de 6 horas?
		
	
	13 funcionários
	
	11 funcionários
	
	12 funcionários
	
	15 funcionários
	 
	14 funcionários
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201603507815)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considere que uma UAN institucional possui 2 caldeirões industriais a gás vapor com capacidade para 500 litros cada e que após reforma serão destinados a cocção de feijão e arroz, com per capitas cru de 50g e 70g respectivamente e que todos os 2000 comensais farão uso dos dois itens e que estes possuem fator de cocção 3. Pode-se afirmar que:
		
	
	Os caldeirões industriais poderão cozinhar até 160kg dos dois alimentos citados o que será suficiente para a unidade visto que precisa cozinhar 70kg de arroz e 50kg de feijão.
	
	Os caldeirões industriais possuem capacidade para cozinhar até 330kg dos dois alimentos citados o que será suficiente para a unidade visto que precisa cozinhar 140kg de arroz e 100kg de feijão.
	 
	Os caldeirões industriais possuem capacidade para cozinhar até 150kg o que será suficiente para a unidade visto que precisa cozinhar 140kg de arroz e 100kg de feijão.
	
	Os caldeirões industriais poderão cozinhar até 150kg de feijão o que será insuficiente para a unidade visto que precisa cozinhar arroz e feijão.
	
	Deverão ser adquiridos novos equipamentos com capacidade superior aos existentes para atender a quantidade de arroz e feijão a ser cozido.

Mais conteúdos dessa disciplina