Buscar

analise saponificação falta referencia

Prévia do material em texto

Índice de saponificação (AOCS Cd 3-25)
Introdução
O índice de saponificação é uma indicação da quantidade relativa de ácidos graxos de alto e baixo peso molecular. Os ésteres de ácidos graxos de baixo peso molecular requerem mais álcali para a saponificação, portanto o índice de saponificação é inversamente proporcionais ao peso molecular dos ácidos graxos presentes nos trialcilgliceróis. Isto acontece porque, em um mesmo peso de amostra, a quantidade de grupos carboxílicos será maior em trialcilgliceróis com ácidos graxos de baixo peso molecular e consequentemente, o consumo de KOH será maior e vice-versa. O índice de saponificação não serve para identificar o óleo, pois muitos óleos possuem estes índices muito semelhantes (188 -196). Esta determinação é útil para verificação do peso molecular médio da gordura e da adulteração por outros óleos com índices de saponificação bem diferentes.
Objetivos
O objetivo deste relatório é determinar o índice de saponificação do óleo de soja.
Materiais
Frasco de erlenmeyer de 250 ml;
Refrigerante de fluxo;
Bureta de 25 ml;
Chapa elétrica;
Reagentes
Solução alcoólica de hidróxido de potássio 4%;
Solução alcoólica de fnolftaleína a 1%;
Ácido clorídrico 0,5N.
Procedimentos
Foram pesados 5,2337g da amostra do óleo de soja no frasco de erlenmeyer de 250ml. Com auxilio de uma bureta, foram adicionados 50mL da solução alcoólica KOH a 4%. Durante 1 hora houve o aquecimento para que houvesse ebulição branda. Após resfriar, a parte interna do condensador foi enxaguada com água destilada e adicionado 2ml do indicador fnolftaleína. Foram titulados 22,1ml de HCl 0,5N até que a coloração roxa desapareceu. No branco, foram titulados 54,5ml de amostra até a coloração roxa desaparecer. 
Resultados
A quantidade de hidróxido de potássio gasto na saponificação foi de 32,4ml. No cálculo de índice de saponificação = V x f x 28/p, onde:
V = diferença entre os números de ml de HCL 0,5N gastos nas duas titulações.
f = fator do ácido clorídrico 0,5N.
p = numero de gramas da amostra.
28 = mg de KOH neutralizados por 1ml de HCl 0,5N.
Os resultados obtidos foram:
Índice de saponificação = 32,4 ml x 1,087 x 28/ 5,2337g = 188,4mg de KOH/g. 
Conclusão
Conforme Ribeiro e Seravalli (2004), a reação de saponificação pode estabelecer o grau de deterioração e a estabilidade, verificar se as propriedades dos óleos estão de acordo com as especificações e identificar possíveis fraudes e adulterações. Quanto menor o peso molecular do ácido graxo, tanto maior será o índice de saponificação, grosseiramente; para as gorduras vegetais, quanto mais altos os índices de saponificação mais se prestam para fins alimentares (MORETTO e FETT, 1998). Segundo a legislação brasileira (ANVISA, 1999), o Índice de Saponificação para o óleo de soja deve estar entre 189 e 195 mg KOH/g, portanto o valor encontrado para a amostra está um pouco abaixo do permitido. O resultado encontrado pode ser justificado devido às condições de armazenamento inadequadas que estava sujeita a amostra analisada: exposta a luz, sofrendo alterações de temperatura, por esta não ser controlada, contato com o oxigênio, contaminação provinda do ambiente ou manuseio, entre outras.

Continue navegando