Buscar

avaliando o aprendizado 1 - educação alimentar e nutricional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201705495365)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Uma paciente, após consulta com nutricionista, substitui o leite integral pelo desnatado na sua alimentação, pois foi informada dos seus benefícios no organismo. Este é um exemplo do componente ____________ do comportamento alimentar.
		
	
	Social
	
	Afetivo
	
	Situacional
	 
	Cognitivo
	
	Ambiental
	Respondido em 26/05/2019 20:55:12
	
Compare com a sua resposta:
Com as mudanças nos estilos de vida, cada vez as crianças ficam mais tempo nas creches ou escolas, onde fazem muitas das refeições, dependendo do tempo que permanece no estabelecimento. Assim, a escola participa da formação do comportamento alimentar infantil, já que a criança molda o se comportamento espelhado nos amigos e nos professores.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201705495257)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O comportamento alimentar tem suas bases fixadas na infância, transmitidas pela família, sustentadas pela tradição, crenças, valores e tabus alimentares que passam através das gerações, e que são na maioria das vezes dificeis de modificar.
Pode-se afirmar que são fatores que influenciam na mudança do hábito alimentar:
( ) poder aquisitivo
( ) disponibilidade de alimentos
( ) nível de escolaridade
( ) propagandas de alimentos
( ) aprovação social
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F), e escolha a alternativa correta considerando a ordem de cima para baixo.
		
	
	F, V, V, F, V
	
	F, F, V, V, V
	 
	V, V, V, V, V
	
	V, F, V, F, V
	
	V, V, V, F, F
	Respondido em 26/05/2019 21:44:18
	
Compare com a sua resposta:
Espera-se que o estudante seja capaz de identificar duas ações e, ao mencioná-las, apresente possíveis impactos dessas ações na saúde do escolar. Na avaliação da questão, será considerada a importância da argumentação em relação à proposta.
Ações definidas pela Portaria Interministerial n.° 1.010, de 2006:
I. Definir estratégias, em conjunto com a comunidade escolar, para favorecer escolhas saudáveis; 
II. Sensibilizar e capacitar os profissionais envolvidos com alimentação na escola para produzir e oferecer alimentos mais saudáveis;
III. Desenvolver estratégias de informação às famílias, enfatizando sua co-responsabilidade e a importância de sua participação neste processo;
IV. Conhecer, fomentar e criar condições para a adequação dos locais de produção e fornecimento de refeições às boas práticas para serviços de alimentação, considerando a importância do uso da água potável para consumo; 
V. Restringir a oferta e a venda de alimentos com alto teor de gordura, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal e desenvolver opções de alimentos e refeições saudáveis na escola; 
VI. Aumentar a oferta e promover o consumo de frutas, legumes e verduras;
VII. Estimular e auxiliar os serviços de alimentação da escola na divulgação de opções saudáveis e no desenvolvimento de estratégias que possibilitem essas escolhas;
VIII. Divulgar a experiência da alimentação saudável para outras escolas, trocando informações e vivências; 
IX. Desenvolver um programa contínuo de promoção de hábitos alimentares saudáveis, considerando o monitoramento do estado nutricional das crianças, com ênfase no desenvolvimento de ações de prevenção e controle dos distúrbios nutricionais e educação nutricional; 
X. Incorporar o tema alimentação saudável no projeto político pedagógico da escola, perpassando todas as áreas de estudo e propiciando experiências no cotidiano das atividades escolares; e Promover educação alimentar na escola, incluindo oficinas de culinária.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201705495404)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Pesquisas nacionais apontam alguns padrões e tendências no consumo alimentar dos brasileiros nas últimas décadas consistentes com o aumento da prevalência de doenças crônicas não transmissíveis e com o excesso de peso. Entre eles podemos citar os seguintes:
		
	
	consumo excessivo de açúcares, declínio do consumo de gorduras de origem vegetal, redução do consumo de carnes;
	
	incremento no consumo de biscoitos e refrigerantes, aumento no consumo de ovos e gordura animal, declínio no consumo de arroz e feijão;
	
	consumo excessivo de açúcares, aumento no consumo de ovos e gordura animal e consumo insuficiente de frutas e hortaliças;
	
	declínio do consumo de gorduras de origem vegetal, redução do consumo de carnes e consumo excessivo de açúcares.
	 
	incremento no consumo de biscoitos e refrigerantes, consumo insuficiente de frutas e hortaliças e declínio no consumo de arroz e feijão;
	Respondido em 26/05/2019 21:44:08
	
Compare com a sua resposta: a) Cognitivo: "Ao ser indagada pela nutricionista o que a paciente entende por alimentação saudável, a paciente informou que sabe que deveria consumir saladas, frutas, verduras e legumes todos os dias e evitar doces e frituras em excesso." Afetivo: "No relato da paciente, a mesma informou estar se divorciando e por isso passou por momentos de ansiedade precedidos por episódios de comer compulsivo que resultaram no ganho de peso." Situacional: "Durante a consulta a paciente referiu a necessidade de adequar os alimentos propostos para a dieta a sua nova realidade financeira, uma vez que ela disporá de recursos financeiros muitos limitados por estar desempregada." b) Estágio: Preparação/ Decisão "A paciente mostrou que entende que precisa modificar sua alimentação e que pretende iniciar a nova dieta na próxima semana."
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201705495287)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Estudar os hábitos de consumo alimentar envolve análise dos vários fatores que influenciam diretamente este comportamento, tais como os sociais, psicológicos, culturais e econômicos. Este último, o fator econômico, parece ser o mais determinante principalmente nos países em desenvolvimento. A variável renda tem uma forte influência na escolha dos alimentos e acaba determinado a quantidade e qualidade dos alimentos na mesa da população menos privilegiada. Observando os resultados da Pesquisa de Orçamentos Familiares 2002-2003 do IBGE, pode-se afirmar que:
A) 40% da população brasileira está acima do peso.
B) houve uma queda expressiva na quantidade de consumo no domicilio de produtos alimentares básicos como o arroz, feijão, carnes e leites.
C) observou-se uma tendência crescente no consumo de alimentos preparados com aumento representativo no consumo de iogurtes e refrigerantes.
D) que o consumo relativo de legumes, verduras e frutas ficou bem abaixo do limite mínimo de 7% determinado pela Organização Mundial de saúde.
E) o aumento no consumo de alimentos preparados pode ser decorrente de aspectos sociais como a escassez de tempo para preparo e consumo dos alimentos, devido principalmente ao aumento do número de mulheres que trabalham fora entre outras varáveis. Esta necessidade de se "ganhar tempo" acaba forçando a escolhas muitas vezes inadequadas em termos nutricionais.
Avalie as afirmativas acima e escolha a opção correta.
		
	
	Está correta somente a alternativa A.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Estão corretas somente as alternativas A, C e E.
	
	Estão corretas somente as alternativas A, B e D.
	 
	Estão corretas somente as alternativas A, C e D.
	Respondido em 26/05/2019 21:44:28
	
Compare com a sua resposta:
Na elaboração de um programa de educação nutricional, o conhecimento prévio dos hábitos alimentares e da população alvo, favorece a definição dos objetivos, do conteúdo programático e da metodologia que serão utilizados com uma determinada comunidade ou grupo de indivíduos sadios ou enfermos, antevendo os possíveis problemas e dificuldades.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201705495414)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Veja a seguinte notícia: "Senado aprova proibição de comida gordurosa em cantinas escolares. Com o objetivo de combater a obesidade infantil, o Senado aprovou nesta quarta-feiraprojeto que proíbe as cantinas escolares de venderem alimentos com baixo valor nutricional ou ricos em gordura e sódio. Os estabelecimentos que não obedecerem às novas regras terão o licenciamento e a renovação dos alvarás suspensos. Pela proposta, os estabelecimentos comerciais situados em escolas de educação básica que venderem bebidas de baixo teor nutricional, como refrigerantes, ou alimentos ricos em açúcar, gordura saturada, trans ou sódio não poderão continuar instaladas no local (Folha On Line, Cotidiano, 14/08/2013) ". 
Essa notícia confirma os recentes achados na população brasileira, que tem apresentado índices altos de excesso de peso especialmente na faixa etária de 5 a 9 anos
PORQUE
o hábito alimentar infantil não tem sido beneficiado com as mudanças do padrão alimentar brasileiro dos últimos anos, que tem consumido grandes quantidades de alimentos industrializados que tem baixo teor nutricional, são ricos em açúcar, gordura saturada, trans ou sódio.
		
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira
	Respondido em 26/05/2019 21:44:35
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá ser capaz de citar algum determinante do comportamento alimentar: família, mídia, renda, escola, humor, aspectos fisiológicos e psicológicos, dentre outros, e explicar como interfere no padrão alimentar.

Outros materiais