Buscar

Prova Discursiva Didática e Planejamento Fael

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome da instituição: Colégio Celtas de Votuporanga
 
	Nome do Pedagogo(a):
 
	Como o pedagogo se organiza para elaboração da formação continuada dos professores?
A organização para a elaboração da formação continuada dos professores passa em um primeiro momento por conhecer cada profissional, levando-se em consideração os pontos fortes (tidos como virtudes) e os pontos que demandam de atenção. Desta forma, e de maneira individualizada, pode-se extrair o melhor de cada profissional.
Em um segundo momento, compare-se o conhecimento pedagógico com a realidade concreta. 
A troca de experiência com os professores é fundamental para que a formação continuada possa ser significativa e benéfica. 
Da mesma maneira, ouvir os alunos também é importante neste processo. Desta maneira, é possível identificar falhas ou aspectos positivos no processo de ensino-aprendizagem, bem como tomar ciência dos anseios, sugestões e reclamações dos alunos, tudo com a finalidade de corrigir pontos falhos ou reforçar práticas bem sucedidas.
Com essas informações, é possível elaborar ou escolher cursos adequados para a realidade pedagógica desta unidade de ensino.
	A formação continuada tem influência na prática docente? Qual é essa influência?
Sim. A formação continuada melhora a prática pedagógica, uma vez que serve como aprimoramento ou reciclagem profissional. Através dela, os professores relembram conceitos, entram em contato com novas ideias, trocam experiência, tomam ciência sobre novas tendências, e desta maneira, podem corrigir, melhorar ou enriquecer a prática docente. 
Levando-se em consideração as novas tendências tecnológicas e o papel da escola em desenvolver múltiplas capacidades (inclusive aquelas necessárias ao mercado de trabalho), e a velocidade com que novas tecnologias surgem, a formação continuada também tem um papel significativo, já que serve como atualização ou mesmo apresentação de novas temáticas aos professores e auxiliam o docente a construir um entendimento sobre o assunto, possibilitando assim a construção de estratégias de abordagem destes temas em sala de aula.
 
	Sabe-se que a formação é de suma importância e é encarada como um processo constante e contínuo. Como esse processo é visto na escola?
O processo de formação continuada é visto como muito produtivo. Todos os professores tem a chance de falar, expressar duas opiniões, dar sugestões e até mesmo fazer reinvindicações sobre o tema. Os cursos e os materiais de leitura são dinâmicos, atuais e trazem temas importantes e significativos para a prática docente. 
Todos os profissionais desta instituição entendem a importância da formação continuada e conseguem ver os benefícios que ela traz para a prática em sala de aula. Uma vez entendida a eficácia e os benefícios, todos os profissionais se engajam nos temas e nos cursos propostos, se dedicando ao estudo dos mesmos e trazendo grandes contribuições para os momentos de discussão. Tudo isso reflete positivamente na prática pedagógica.
	4-Para que a formação continuada atinja seu objetivo, precisa ser significativa para o professor. Segundo pesquisas na área, as atividades de capacitação docente têm apresentado baixa eficácia porque são desvinculadas da prática. Na escola que você visitou, a prática é aliada à teoria? Explique.
 Na escola visitada a prática é aliada à teoria. Todos os temas discutidos e cursos realizados abordam assuntos relativos à prática pedagógica e maneiras de se melhorar as conexões entre professor e aluno, facilitando assim a aprendizagem.
 Pude notar que os cursos, materiais e discussões que ocorrem à título de formação continuada acontecem em momentos distintos (introdução ao tema; discussão sobre a importância dele; estudo sobre o tema, contextualização com a prática em sala de aula; reflexão; soluções ou sugestões para um problema; depoimentos sobre experiências relativas ao tema; críticas ou sugestões; fechamento) que quando pensados em uma totalidade, acabam por contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento pessoal e profissional do professor, trazendo benefícios imensuráveis para a prática pedagógica.

Outros materiais