Buscar

Os efeitos do treinamento de endurance e suplementação de tiamina em anti-fadiga durante o exercício

Prévia do material em texto

Os efeitos do treinamento de endurance e suplementação de tiamina em anti-fadigadurante o exercício
INTRODUÇÃO
A vitamina ajusta o metabolismo energético em atividades físicas e é amplamente usada como um suplemento dietético para melhorar o desempenho no exercício. [1-3]. Entre as vitaminas, a tiamina é uma coenzima da piruvato desidrogenase (PDH), que estimula a conversão do piruvato para o acetil-CoA e desempenha um papel importante no metabolismo dos carboidratos. Ele também desempenha um papel como uma coenzima da cadeia ramificadadescarboxilase que reage à reação físico-química da oxoglutarato desidrogenase e dos aminoácidos de cadeia ramificada na formação de succinil-CoA no ciclo TCA [4]. Diminuir a tiamina na célula degrada a ativação da enzima, diminui a biossíntese de ATP e causa fadiga [5]. Um nível tão baixo de tiamina no corpo pode degradar o desempenho do exercício. Tiamina tetraidrofurfuril dissulfeto (TTFD), tiamina lipossolúvel, é efetivamente absorvida de vários órgãos em comparação com a tiamina solúvel em água, o cloridrato de tiamina (THCL) que limita a absorção, convertido em tiamina no citoplasma e no fosfatoéster [6-8]. Uma dose diária recomendada de tiamina é de 0,5 mg / 1000 Kcal para um adulto saudável.
Portanto, a tiamina pode ser suficientemente absorvida; caso contrário, o consumo de energia seriaalimentos limitados ou refinados seriam tomados em demasia na vida diária [9]. No entanto, é relatado que o pedido de tiamina pode aumentar, estimulando a via metabólica usando tiamina sob exercício contínuo [4]. Kaiserauer et al. [10] relatam que o nível de tiamina é baixo para um atleta sob intensivo treinamento. Guilland et al. [11] relatam que a deficiência de vitamina em sedentarismo é restaurada para a faixa normal, mas não é eficaz para atletas após a suplementação de multivitaminas com tiamina. Hasegawa et al. [12] propõem que a ingestão de tiamina e riboflavina aumentam para atletas durante a estação, em comparação com o período de entressafra. Tal resultado sugere que os atletas em treinamento contínuo podem experimentar tiamina
insuficiência. Além disso, se uma pessoa toma vitamina B (B1, B2, B6), vitamina C e outras vitaminas menos de um terço das necessidades diárias recomendadas, observa-se que o consumo máximo de oxigênio e o limiar de lactato diminuem significativamente dentro de 4 semanas, causando problemas no desempenho do exercício através da deficiência de vitaminas [13].
Van der Beek et al. [14] relatam que o consumo máximo de oxigênio diminui em cerca de 11,6% e o acúmulo de lactato aumenta em 7% como resultado de deficiências de tiamina, riboflavina e vitamina B6 em 24 homens adultos saudáveis ​​por mais de 11 semanas. Além disso, Fogelholm et al. [15] anunciam que o coeficiente de ativação de eritrócitos aumenta significativamente como resultado da suplementação de multivitamínicos para 42 estudantes universitários ativos com baixos níveis de tiamina, riboflavina e vitamina B6 por 5 semanas. No entanto, esse resultado é do estudo envolvendo o complexo de vitamina B, e por esse motivo é difícil dizer que o efeito é apenas da tiamina, o que requer um estudo envolvendo ingestão única de tiamina. Até agora, observa-se que a suplementação única de tiamina diminui a fadiga em idosos e trabalhadores manuais [16,17] e prolonga a duração do tempo de nado até a exaustão, ao mesmo tempo em que diminui o limiar de lactato e concentração de lactato [18-20].
No entanto, Doyle et al. [21] e Webster [22] propõem que a ingestão de TTFD não afeta o desempenho no exercício. Estudos observando o efeito da administração única de tiamina não chegam a uma conclusão clara e a suplementação de uma semana período é muito curto, exigindo investigação sobre o efeito sobre a suplementação a longo prazo. Enquanto isso, é relatado que o exercício regular aumenta a ativação do PDH no modelo exposto ao diabetes e melhora o metabolismo de carboidratos [23]. Observa-se que muito suplemento de tiamina é eficaz em melhorar a complicação diabética [24-30]; Também está confirmado que o resultado está relacionado à ativação da PDH, pois a suplementação de tiamina aumenta a ativação da PDH [31]. Portanto, a suplementação de tiamina sugere que ela ativaria o PDH no mesmo nível de exercício regular, e é necessário verificar como a suplementação de tiamina afeta pessoas saudáveis.
Tais resultados mostram que a suplementação de tiamina pode prevenir a fadiga e aumentar o desempenho no exercício, mas há estudos insuficientes na Coréia sobre o efeito do exercício na fadiga após tomar tiamina por um longo período. Além disso, se a suplementação de tiamina é utilizada como uma administração eficaz na melhoria do metabolismo de carboidratos semelhante ao treinamento de resistência precisa ser verificada. Portanto, este estudo teve como objetivo observar o efeito do treinamento de endurance e suplementação de tiamina na anti-fadiga durante o exercício.
MÉTODOS E MATERIAIS
Assuntos
Os sujeitos do estudo são 9 universitárias do departamento de educação física com uma carreira no atletismo ou Taekwondo. Eles nunca usaram drogas ou suplementos nutricionais por 6 meses antes do experimento e sua condição de saúde é boa. O tratamento com placebo, tratamento de treinamento de resistência e tratamento com tiamina são administrados para os mesmos indivíduos. Cada tratamento é aplicado por 4 semanas e o experimento de medição repetitiva foi projetado para compensar o efeito do tratamento anterior estabelecendo um intervalo de uma semana entre o tratamento para observar as mudanças nos suplementos dietéticos e administração de exercícios, enquanto a ordem de tratamento compensa o erro de a ordem de administração aplicando o método de atribuição aleatória. As características físicas dos sujeitos. 
O treinamento de resistência e o método de tratamento com tiamina.
O treinamento de resistência é realizado por 4 semanas usando a bicicleta ergométrica. A intensidade do exercício é configurada para 70% do consumo máximo de oxigênio obtido a partir do teste de carga máxima de exercício gradual. O exercício é realizado 5 vezes por semana, com 1 hora e 20 minutos de aquecimento e desaquecimento e 40 minutos de exercício principal. Todos os sujeitos realizam o exercício de bicicleta ao mesmo tempo. Tiamina
(dissulfureto de tiamina-tetra-hidrofurfurilo: TTFD, Ecological Concord, Calif., EUA) é administrado durante 4 semanas com 10 mg por peso durante 3 vezes 30 minutos após uma refeição com 150 ml de água. Durante o experimento, o nutricionista treina o método dietético e de ingestão de tal forma que eles não sejam insuficientes em proteínas, vitaminas, minerais e ferro para cada 3 semanas com base sobre os hábitos alimentares de cada sujeito, e os sujeitos são orientados a não pular refeições.
Teste de carga de exercício
Os participantes mantêm seu jejum por mais de 12 horas antes do experimento e fazem sua refeição regular 2 horas antes do início do exercício principal, no dia do experimento. O exercício é de 60 minutos a 50rpm com 70% do máximo captação de oxigênio usando a bicicleta ergométrica. Após o exercício por 60 minutos, o resfriamento é realizado por 5 minutos a 0,5KP e os participantes descansam por 30 minutos. A avaliação do esforço percebido é medida a cada 5 minutos de exercício com 70% do consumo máximo de oxigênio, usando a escala de Borg [32]. A figura 1 mostra o procedimento de exercício para o experimento.
Coleta de sangue e análise
A coleta de sangue é realizada 7 vezes com 10ml cada utilizando o cateter instalado na veia antecubital 2 horas antes do experimento, imediatamente antes do exercício, com intervalo de 15 minutos durante 1 hora de exercício, após 5 minutos de resfriamento e 15 e 30 minutos durante os períodos de recuperação. Para verificar o tratamento com tiamina e o treinamento de resistência, são analisados glicose, lactato, amônia, ácido graxo livre, insulina e glucagon. Tiamina e 5-HT são observados a partir do sangue logo antese após o exercício. O sangue é analisado pela Korea Green Cross Corporation.
Análise de dados
A ANOVA repetida de duas vias é aplicada à glicose, lactato, amônia, ácido graxo livre, insulina, glucagon, tiamina, 5-HT e avaliação do esforço percebido para verificar a interação entre o tempo de início do exercício e o método de tratamento , tratamento com tiamina, tratamento com placebo) A ANOVA repetida unidirecional e a diferença menos significativa (LSD) são aplicadas para verificar a diferença entre os fatores dependentes para cada exercício como comparação post-hoc. Além disso, um teste t dependente é realizado para verificar a diferença entre o repouso e logo após o exercício para o tratamento com tiamina e 5-HT. Todos os dados do estudo são expressos pela média e desvio padrão e o nível significativo é inferior a 0,05.
RESULTADOS
As alterações de glicose, lactato, amônia, ácido graxo livre, glucagon, insulina durante o exercício em bicicleta ergométrica e recuperação.
O resultado da análise da aplicação da ANOVA repetida de duas vias para analisar as mudanças na glicose durante o exercício entre três métodos de tratamento, como mostrado na Tabela 2, não mostra interação significativa entre o método de tratamento e o início do exercício; e efeitos significativos são descobertos dependendo do método de tratamento e do início do exercício.
O resultado da aplicação do one-way repetido ANOVA para analisar a diferença de glocuse entre 3 métodos de tratamento e o LSD mostra que o tratamento de treinamento é significativamente menor do que o tratamento placebo após 15 e 30 minutos do exercício (p <0,05) e tratamento com tiamina é significativamente menor do que o tratamento com placebo (p <0,05) aos 15 e 60 minutos após o exercício e 30 minutos durante o recuperação "e, em particular, o tratamento com tiamina aos 30 minutos da recuperação é significativamente menor do que o tratamento de treinamento (p <0,05). O resultado da análise da análise ANOVA repetido de duas vias para analisar as mudanças no lactato durante exercício entre 3 métodos de tratamento, como mostrado na Tabela 2, mostram que efeitos significativos são descobertos dependendo do método de tratamento e do início do exercício.
O resultado da aplicação da ANOVA repetida de um fator para analisar a diferença de lactato entre 3 métodos de tratamento e o LSD mostra que o tratamento de treinamento é significativamente menor que o tratamento placebo após 15, 45 e 60 minutos do exercício (p <0,05) e o tratamento com tiamina é menor que o tratamento placebo de 15 minutos para cada um dos períodos de recuperação (p <0,05) e, em particular, o tratamento com tiamina aos 60 minutos da recuperação é significativamente menor que o tratamento de treinamento (p <0,05) . O resultado da análise da aplicação da ANOVA repetida de duas vias para analisar as mudanças na amônia durante o exercício entre 3 tratamentos os métodos, como mostrado na Tabela 2, mostram que efeitos significativos são descobertos dependendo do método de tratamento e do início do exercício. O resultado da aplicação de um caminho repetido ANOVA para analisar a diferença de amônia entre 3 métodos de tratamento e o LSD mostram que o tratamento de treinamento é significativamente menor que o tratamento placebo de 15 minutos para cada um dos pontos de recuperação do exercício (p <0,05) e o tratamento com tiamina é significativamente menor do que o tratamento de treinamento antes de 120 minutos para o exercício e no início do exercício (p <0,05); e em
Em particular, o tratamento com tiamina a partir de 15 minutos para todos os pontos de recuperação é significativamente menor do que o tratamento de treinamento (p <0,05). Em particular, o tratamento com tiamina aos 15 e 30 minutos da recuperação é significativamente menor do que o tratamento de treinamento (p <0,05). O resultado da análise da aplicação da ANOVA repetida de duas vias para analisar as mudanças no ácido graxo livre durante o exercício entre três métodos de tratamento, como mostrado na Tabela 2, não mostra interação significativa entre o método de tratamento e o início do exercício; e efeito significativo é descoberto dependendo do tempo de exercício (p <0,05). O resultado da aplicação do one-way repetido ANOVA para analisar a diferença de FFA entre 3 métodos de tratamento e o LSD mostra que o tratamento de treinamento é significativamente maior do que o tratamento com placebo no exercício iniciação (p <0,05) e significativamente menor do que o tratamento placebo (p <0,05). O tratamento com tiamina é significativamente menor do que o tratamento de treinamento no início do exercício, 15 e 60 minutos após o exercício. O resultado da análise de a aplicação da ANOVA repetida de duas vias para verificar as alterações no glucagon durante o exercício entre três métodos de tratamento, como mostrado na Tabela 2, não mostra interação significativa entre o método de tratamento e o início do exercício; e significativo os efeitos são descobertos dependendo do método de tratamento e do início do exercício.
O resultado da aplicação do one-way repetido ANOVA para analisar a diferença de glucagon entre 3 métodos de tratamento e o LSD mostra que o tratamento de treinamento é significativamente menor do que o tratamento placebo 120 minutos antes do exercício, início do exercício, 30 minutos no exercício e 30 minutos na recuperação do exercício (p <0,05) e no tratamento com tiamina antes de 120 minutos e no início do exercício em comparação ao tratamento com placebo (p <0,05); em particular, o tratamento com tiamina desde o início do exercício até 30 minutos e 30 minutos da recuperação é significativamente menor do que o tratamento de treinamento (p <0,05). O resultado da análise da aplicação da ANOVA repetida de duas vias para analisar as mudanças na insulina durante o exercício entre três métodos de tratamento, como mostrado na Tabela 2, mostra que os efeitos são descobertos dependendo do método de tratamento e do início do exercício.
O resultado da aplicação do one-way repetido ANOVA para analisar a diferença de insulina entre 3 métodos de tratamento e o LSD mostra que o tratamento de treinamento é significativamente menor do que o tratamento com placebo desde o início do exercício até 30 minutos do exercício.
O resultado da análise da aplicação da ANOVA repetida de duas vias para verificar as mudanças na tiamina durante o exercício entre três métodos de tratamento, como mostrado na Tabela 3, não mostra interação significativa entre o método de tratamento e o início do exercício, e efeitos significativos são descobertos dependendo do método de tratamento, antes e depois do exercício (p <0,05). O teste T dependente é aplicado para verificar a diferença na tiamina antes e depois do exercício para cada tratamento, mostrando que todos os 3 métodos aumentam significativamente antes e depois do exercício (p <0,05); e um caminho ANOVA repetida e aplicação de LSD aplicada para verificar a diferença na tiamina para cada método de tratamento antes e depois do exercício mostra que o tratamento de treinamento é significativamente baixo antes e após o tratamento de treinamento comparado ao tratamento com placebo (p <0,05), e o tratamento com tiamina é significativamente maior do que o placebo e os tratamentos de treinamento antes e depois do exercício.
O resultado da análise da aplicação da ANOVA repetida de duas vias para analisar as mudanças na 5-HT durante o exercício entre 3 métodos de tratamento, como mostrado na Tabela 3, mostra que efeitos significativos são descobertos dependendo do método de tratamento e do início do exercício (p <0,05). Um teste T dependente aplicado para verificar a diferença na 5-HT antes e depois do exercício para cada tratamento mostra que um aumento significativo (p <0,05) é descoberto no tratamento de treinamento e no tratamento com tiamina após o exercício, e o one-way ANOVA repetida e a aplicação de LSD aplicada para verificar a diferença na 5-HT para cada método de tratamento antes e apóso exercício mostra que o tratamento de treinamento é significativamente alto antes e após o tratamento de treinamento em comparação com o tratamento com placebo (p <0,05), e o tratamento com tiamina é significativamente maior do que o placebo e os tratamentos de treinamento antes e depois do exercício. Em particular, o tratamento com tiamina é significativamente maior que o treinamento
tratamento (p <0,05).
As alterações do EPR durante o exercício em bicicleta ergométrica
O resultado da análise da aplicação da ANOVA repetida de duas vias para analisar as alterações na PSE durante o exercício entre três métodos de tratamento, como mostrado na Tabela 4, não mostra
interação significativa entre o método de tratamento e o início do exercício; e efeitos significativos são descobertos dependendo do método de tratamento e do início do exercício. O one-way repetido ANOVA e o LSD aplicado para verificar
A diferença na PSE entre 3 métodos de tratamento para cada exercício mostra que o tratamento de treinamento é significativamente menor do que o placebo de 10 a 60 minutos após o exercício (p <0,05) e o tratamento com tiamina é significativamente menor do que o tratamento placebo para todos os exercícios. períodos de exercício (p <0,05) .5)
DISCUSSÃO
O resultado da pesquisa mostra que a concentração de glicose no sangue é significativamente menor no tratamento de treinamento do que no tratamento com placebo aos 15 e 30 minutos do treinamento; o tratamento com tiamina é significativamente baixo de 15 a 60 minutos após o exercício. É relatado que a concentração de ácidos graxos livres diminui com o aumento da oxidação de gordura durante o exercício com a mesma intensidade de treinamento, resultando na diminuição da oxidação de carboidratos e economizando o glicogênio muscular [33-35]. O tratamento de treinamento mostra diminuição na concentração de ácidos graxos livres de 30 minutos a 45 minutos após o exercício; significativamente diminui 60 minutos após o exercício. Portanto, considera-se que o treinamento regular diminui a carboidratosoxidação e a glicose no tratamento de treinamento. Além disso, a suplementação de tiamina ativa o PDH para o tratamento com tiamina [36,37], catalisando o piruvato a acetil-CoA, aumentando o movimento para os músculos esqueléticos e diminuindo a glicose no sangue. Esse resultado é o mesmo de Choi [38] que relatou uma redução significativa na glicose no sangue em comparação com o tratamento com placebo durante o exercício, quando a tiamina é suplementada por uma semana a estudantes universitárias do sexo feminino com especialização em educação física. Considera-se que o acúmulo de lactato e amônia durante o exercício aumenta os íons de hidrogênio e a acidose nos músculos e é conhecido como uma das principais causas de fadiga muscular [39,40]. O lactato concentração no sangue diminui significativamente durante o exercício no tratamento de treinamento e tratamento com tiamina no presente estudo. Tal resultado é o mesmo com a pesquisa de Philips et al. [41] que relatam diminuição na concentração de lactato durante o exercício de ciclismo por um mês com 60% do consumo máximo de oxigênio para o homem destreinado. Enquanto isso, Park e Gubbler [42] observam que a produção de lactato diminui após tomar tiamina, e Van der Beek et al. [14] relatório que o consumo máximo de oxigênio diminui e o acúmulo de lactato aumenta em 7% como resultado de deficiência de vitamina, incluindo tiamina por 11 semanas entre homens saudáveis. Além disso, o estudo de Knippel et al. [18] propõe que o lactato diminui a concentração durante o exercício com a suplementação de tiamina para os ciclistas, o que é o mesmo com o resultado do presente estudo. Tal resultado está de acordo com um estudo que afirma que a ativação da PDH diminui o lactato acumulação [43,44] e a suplementação de tiamina ativa PDH [31,45]. Além disso, acredita-se que os materiais de fadiga diminuem pelo engajamento efetivo do tratamento de treinamento e do tratamento com tiamina no metabolismo energético processo da concentração de amônia para o mesmo resultado da concentração de lactato. Aumentar o uso de glicose nos músculos esqueléticos durante o exercício faz com que o fígado forneça a glicose necessária durante o exercício através da glicogenólise e da gluconegênese [46].
O aumento do glucagon no sangue aumenta a excreção de glicose no fígado e o uso de glicose nos músculos como resultado [47]. É relatado que o treinamento de endurance aumenta a sensibilidade do glucagon no fígado [48,49], mas o estudo mostra que o tratamento de treinamento não apresenta grandes mudanças em comparação com o tratamento com placebo.
No entanto, verificou-se que a concentração de glucagon é significativamente elevada em comparação com os tratamentos aos 15 e 30 minutos do exercício para o tratamento com tiamina. Tal resultado é o mesmo com o relatório de Choi [38], que observa o aumento da concentração de glucagon durante o exercício após a suplementação única de tiamina. Portanto, considera-se que o glucagon aumenta para manter a demanda necessária para o metabolismo, utilizando eficazmente o glucagon no sangue através da suplementação de tiamina.
A insulina diminui com o aumento no período do treinamento de resistência [50] e o treinamento de resistência repetitiva é relatado para diminuir
a concentração de insulina sob a mesma intensidade de exercício [51]. O estudo mostra que a concentração de insulina diminui gradualmente, independentemente do material administrado, aos 60 minutos após o exercício, mas não há diferença entre o tratamento grupos. A tiamina é absorvida pelo intestino delgado, observada nos músculos esqueléticos, fígado, coração, rins e cérebro com alta concentração, sendo necessário um suprimento contínuo com o armazenamento limitado nos tecidos com meia-vida de 10 a 20 dias [52 ]. O nível de tiamina no plasma para um pessoa é relatada entre 0,018 e 0,855μmol · mg-1 [53-55] e o nível de tiamina está dentro da faixa normal no estado de repouso dos indivíduos. Além disso, verifica-se que o nível de tiamina aumenta significativamente para todos os grupos de tratamento após 60 minutos do exercício, a necessidade metabólica de glicose na parte posterior do exercício e a concentração de tiamina.
O tratamento de treinamento por 4 semanas diminui significativamente a concentração de tiamina no repouso em comparação com o tratamento com placebo. Tal resultado é o mesmo com o estudo de Sato et al. [56] que observa a diminuição da concentração de tiamina para o treinamento de atletas de natação e de Kaiserauer et al. [10] que relatam que a concentração de tiamina diminui para o treinamento de atletas. Tal resultado sugere que a tiamina exógena é necessária para o treinamento contínuo. Soares [57] relata que o grupo treinado apresenta maior concentração de serotonina do que o grupo não treinado durante o descanso para o público em geral. Propõe-se que a concentração de serotonina aumente em repouso após o tratamento com pilates por 12 semanas [58]. O estudo também mostra uma concentração significativamente alta de serotonina durante o repouso após 4 semanas de treinamento em bicicleta ergométrica no tratamento de treinamento em comparação com o tratamento com placebo. É relatado que o aumento da serotonina no cérebro após o exercício intensivo por um longo tempo causa fadiga central [59] e o aumento da concentração de serotonina no cérebro é inibido pelo treinamento contínuo [60].
No entanto, Pitsiladis et al. [61] propõem que a serotonina no cérebro não é um preditor do nível de serotonina na fadiga central e no cérebro; e está estabelecido que a interpretação da serotonina no sangue não alcançou um resultado claro. O presente estudo mostra um aumento significativo na concentração de serotonina nos tratamentos de treinamento e tiamina em comparação com o tratamento com placebo após 60 minutos do exercício. Diz-se que o aumento de serotonina no cérebro durante a resistência
o exercício é causado pelo aumento do triptofanona condição de alta concentração de ácidos graxos livres no sangue [62]. O estudo mostra baixas concentrações de lactato e amônia no sangue ea avaliação do esforço percebido no treinamento e tratamento com tiamina em comparação com o tratamento com placebo após 60 minutos do exercício, e ácido graxo livre não aumenta.
Portanto, espera-se que a concentração de serotonina no sangue não seja a mesma com o cérebro, e estudos mais específicos sejam necessários no futuro. Os tratamentos de treinamento e tiamina mostram uma diminuição significativa na avaliação do esforço percebido do que no tratamento com placebo. Boyle et al. [63] observam que a diminuição da glicose
concentração no cérebro afeta a avaliação do esforço percebido. Portanto, a razão pela qual a avaliação do esforço percebido é baixa é que a quantidade suficiente de glicose é fornecida ao sistema nervoso central usando-se efetivamente a glicose da suplementação de tiamina para o tratamento com tiamina.
A combinação de tais resultados confirma que a suplementação de tiamina por mais de 4 semanas traz efeito significativo sobre o metabolismo energético durante o exercício, diminui a concentração de lactato e amônia e a avaliação do esforço percebido; também afeta positivamente o anti-fadiga e pode ser usado como um tratamento eficaz semelhante ao treinamento de resistência. O treinamento de endurance com a suplementação de tiamina ou o tratamento complexo de glicose ou frutose com diferentes índices glicêmicos pode ser fornecido como os dados básicos para estudos futuros que possam verificar o efeito da atividade biológica.

Continue navegando