Buscar

Prova MPOAV

Prévia do material em texto

1) Como propriedades dos tecidos vegetais, meristema e parênquimas, interferem nas propriedades dos órgãos vegetais por eles constituídos?
Tanto o Meristema quanto o parênquima são tecidos vegetais, o meristema é o tecido vegetal que dá origem aos demais tecidos vegetais, possuem grande capacidade de multiplicação, nele são encontradas grandes quantidades de vitaminas e minerais; o parênquima é um outro tecido vegetal derivado do meristema e possui também a propriedade de estimular a replicação celular, além de serem mais resistentes a danos mecânicos causados pela colheita até a mesa do consumidor; as propriedades desses órgãos vegetais interferem nos órgãos pois se pegarmos o meristema por exemplo, órgão vegetais que possuem grande quantidade de células meristemáticas são extremamente frágeis e necessitam de grande cuidado desde sua colheita até o consumidor, já células parenquimatosas possuem um maior enrijecimento e proteção visto que os tecidos estão mais diferenciados ocasionam maior proteção.
2) Em que tipo de órgãos vegetais as plantas colocam amido como substância de reserva?
As plantas gostam muito de colocar substâncias de reserva, como o amido, em raízes e caules, pois nessas estruturas elas conseguem armazenas e utilizar para seu metabolismo quando necessitarem.
3) Que tipo de nutrientes encontramos em caules? Caules comercialmente mais importante como matéria prima alimentícia?
Em caules encontramos muitos nutrientes entre eles estão as substâncias de reserva da planta como o amido, sem contar que ainda possuem, proteínas, carboidratos, entre outros nutrientes. Um dos caules mais importantes comercialmente falando é a batata inglesa que serve de dieta para muitas pessoas além de que é possível criar mitos pratos, inclusive pratos finos utilizando essa matéria prima.
4) Que contribuição folhas oferecem a nutrição humana?
As folhas oferecem a alimentação humana diversos nutrientes importantes tais como vitaminas, minerais, proteínas e carboidratos, esses dois últimos em parcelas mais reduzidas, além de serem muito recomendas para quem tem dieta regrada por possuírem uma longa cadeia para degradar fazendo com que transmita uma sensação se saciedade
5) Flores constituem alimento? Quais as funções das flores?
Sim; as flores constituem alimento ara diversos animais, principalmente pássaros e até para nós humanos, entretanto, é muito raro a implantação de flores na dieta humana. As flores tem como função básica a formação de frutos, não existe fruto se antes não ocorreu uma fecundação.
6) O que são e qual é a característica de frutos secos e deiscendentes?
Os frutos secos são aqueles que possuem o seu pericarpo seco e se caracterizam por quando maduros se abrirem liberando as sementes.
7) Em que parte vegetal, de que espécie, encontramos grandes quantidades de proteína?
Nas sementes das leguminosas encontramos uma grande quantidade de proteínas, as chamadas proteínas vegetais, em leguminosas como o feião, grão de bico, ervilha, etc são encontradas grande número de proteínas. 
8) O que caracteriza o climatério?
As frutas climatéricas são aquela que após a colheita ainda continuam seu metabolismo, isto é, continuam respirando e devido a esse processo ocorre diversas modificações no fruto tais como a textura, cor da casca, maciez, entre outras características.
9) Como a temperatura influencia a velocidade do metabolismo/respiração?
A temperatura é um importante fator de alteração do metabolismo de frutas climatérias, isto é, ao serem colidas essas frutas podem ser submetidas a dois processos envolvendo a temperatura que pode ajudar a aumentar ou diminuir sua velocidade, se ocorrer um aumento da temperatura ocorrer também um aumento do metabolismo da fruta e ela acaba por amadurecer mais rapidamente e caso contrário se ocorrer uma diminuição da temperatura no local de armazenamento ocorre também uma diminuição na respiração/metabolismo fazendo com que a fruta não amadureça tão rápido e sim mais lentamente.
10) CO2 e O2 influenciam a vida de prateleira?
Sim, a presença do gás O2 pode influenciar a vida de prateleira de muitas matérias primas de origem vegetal pois ao se colocar oxigênio demais naquela matéria prima acaba por ela sofrer uma oxidação e assim acaba ficando com uma coloração não muito atrativa para o consumidor; no caso do CO2 que é um gás muito utilizado pela sua característica antimicrobianas e em medidas controladas pode ser considerado um gás inerte ao alimento fazendo com que esse alimento não sofra as mesmas alterações que se fosse utilizado o oxigênio, sendo assim, é um gás que possui muitas funções na indústria de alimentos principalmente na conservação do alimento.

Continue navegando