Buscar

AVALIAÇÃO II- PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jardel Fonseca Moreira (1932685)
	
	Disciplina:
	Psicologia Organizacional e do Trabalho (PSI52)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637363) ( peso.:1,50)
	Prova:
	18076425
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O processo de comunicação está sujeito a um conjunto de variáveis que podem restringir ou limitar as etapas do processo de comunicação, bem como constituir fontes de ruído, comprometendo a transmissão das mensagens. Essas barreiras ou restrições ao processo de comunicação podem ser: humanas, semânticas, físicas ou cognitivas. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta um exemplo de cada tipo de barreira:
	 a)
	Emoções, interpretação de idioma, significado de sinais e ruídos ambientais.
	 b)
	Variáveis de situação, ambiente de trabalho, gírias e expressões populares e percepções.
	 c)
	Falhas mecânicas, limitações pessoais, translação de idioma e pouca atenção.
	 d)
	Decodificação de gestos, pouca atenção, canal congestionado e dificuldade de compreensão.
	2.
	Assim como a literatura sugere diferentes definições para o termo liderança, o mesmo ocorre em relação a proposição de diferentes estilos de liderança, por exemplo: autocrática, liberal e democrática. A respeito dos diferentes tipo de liderança, assinale a alternativa CORRETA que identifica o estilo de liderança liberal:
	 a)
	Neste estilo de liderança, o líder participa ativamente de todas as atividades do grupo de forma consultiva.
	 b)
	Neste estilo de liderança, o líder permite que o grupo trabalhe de forma livre, pois acredita que possua maturidade suficiente para isso.
	 c)
	Neste estilo de liderança o líder determina as tarefas que membro do grupo irá executar, bem como seu colega de trabalho.
	 d)
	Neste estilo de liderança o líder é uma figura orientadora, que expõe diferentes perspectivas de trabalho ao grupo.
	3.
	Por questões relacionadas a valores, princípios e interesses pessoais, é comum que haja algum tipo de conflito no ambiente de trabalho. Contudo, muitos conflitos são desnecessários e poderiam ser evitados com atitudes simples. Com relação às situações que podem ser entendidas como fontes de conflito, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Inveja.
(    ) Fofocas.
(    ) Cumprir o horário.
(    ) Intrigas de colegas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	4.
	Todas as pessoas possuem um conjunto de características individuais que podem nos aproximar ou afastar de algumas características de outras pessoas, porém, todos nós somos seres únicos. E a liderança é um comportamento que pode ser aprendido, ou seja, todo indivíduo pode ser um líder, desde que exista uma construção desta liderança e uma formação deste indivíduo para se tornar um líder. Sobre algumas das características essenciais que um líder deve ter, analise as opções a seguir:
I- Compartilhar responsabilidades.
II- Centralizar as decisões.
III- Valorizar diversas perspectivas.
IV- Enxergar conflitos como oportunidades.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I, II e III estão corretas.
	5.
	Líderes de sucesso apresentam diferentes características em comum, como, por exemplo, determinação, carisma, sistema de valores justos e honestos, senso de direção etc. A descrição "corresponde a um conjunto específico de aptidões utilizadas no processamento e conhecimento das informações relacionadas à emoção" refere-se a qual das características?
	 a)
	Autocontrole.
	 b)
	Empatia.
	 c)
	Autoconsciência.
	 d)
	Inteligência emocional.
	6.
	A capacidade de negociação tem ganhado cada vez mais destaque no mundo corporativo. Saber como proceder corretamente durante uma negociação e, sobretudo, alcançar bons resultados, isto é, ter boa capacidade de negociação, têm sido considerada uma competência essencial para líderes e administradores. Sobre o processo de negociação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É um processo que tem como objetivo conduzir as partes interessadas a um acordo, cujo os resultados sejam satisfatórios e colaborativos
	 b)
	Visa atender exclusivamente aos interesses individuais de uma das partes envolvidas, normalmente a que detém maior poder de barganha.
	 c)
	Trata-se de um processo unidirecional, no qual uma das partes propõe uma solução e a outra parte a aceita, visando solucionar o problema.
	 d)
	Desconsidera os conflitos de interesse entre os envolvidos, pois o objetivo do processo em si é identificar a melhor solução possível.
	7.
	Alguns fatores podem constituir barreiras à compreensão do que é comunicado. Com relação aos fatores que constituem barreiras humanas, analise as opções a seguir:
I- Limitações pessoais.
II- Preocupações.
III- Ruídos ambientais.
IV- Canal congestionado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I e IV estão corretas.
	 b)
	As opções II e III estão corretas.
	 c)
	As opções III e IV estão corretas.
	 d)
	As opções I e II estão corretas.
	8.
	Uma empresa de Logística Paulistana tem uma equipe extremamente motivada, mas que há meses não atinge suas metas. Ao conversar com algumas pessoas da equipe, Pedro - gerente de recursos humanos - descobriu que muitos integrantes da equipe atribuem essa falta de resultado positivo a João - gerente de operações - dizem que João é "boa pessoa", porém deixa que cada um da equipe tome suas decisões, além de não acompanhar e controlar o trabalho da equipe. Isso ocasiona desgaste entre os membros da equipe, já que nem todos possuem maturidade para lidar com toda essa liberdade. Nesta perspectiva, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o estilo de liderança adotado por João e o que ele poderia fazer para reduzir o desgaste entre os membros da equipe:
	 a)
	O estilo de liderança adotado por João é o estilo autocrático. Neste, o líder é duro e impositivo. Esse tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva, pois o líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. Para minimizar os problemas que vem enfrentando, João poderia adotar o estilo de liderança liberal, deixando todos à vontade para tomarem as decisões necessárias.
	 b)
	O estilo de liderança adotado por João é o estilo liberal. Neste estilo, o líder deixa todos à vontade, pois parte-se do princípio de que o grupo atingiu a maturidade e não necessita da supervisão de seu líder. Para minimizar os problemas que vem enfrentando, João poderia adotar o estilo de liderança democrático, pois neste caso o líder passa a ser responsável pela decisão, porém há elevada participação dos liderados no processo decisório.
	 c)
	O estilo de liderança adotado por João é o estilo democrática. Neste estilo, o líder é atuante, consultivo e orientador. Os membros da equipe "liderados" participam do processo decisório. Esse tipo de liderança é voltado para as pessoas (liderados). Para minimizar os problemas que vem enfrentando, João poderia adotar o estilo de liderança liberal, deixando todos à vontade para tomarem as decisões necessárias.
	 d)
	O estilo de liderança adotado por João é o estilo autocrático. Neste, o líder é duro e impositivo. Esse tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva, pois, o líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. Para minimizar os problemas que vem enfrentando, João poderia adotar o estilo de liderança democrático, pois neste caso há participação dos liderados no processo decisório.
	9.
	Dentro da organização, existem grupos e equipes de trabalho. Grupos e equipes diferem entre si por possuírem características bastante peculiares. Com relação às características próprias de grupo e equipe, associe os itens, utilizando o código a seguir:I- Grupo.
II- Equipe.
(    ) Decide, discute e delega.
(    ) Possui responsabilidade mútua e individual.
(    ) Possui liderança compartilhada entre seus membros.
(    ) É um líder único e forte.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - I - II.
	 b)
	I - II - II - I.
	 c)
	II - II - I - I.
	 d)
	I - I - II - I.
	10.
	Existem vários estilos de liderança. Em um deles, o líder deixa todos à vontade, pois entende que o grupo atingiu a maturidade e não precisa da supervisão dele. Esta afirmação se refere a qual estilo de liderança?
	 a)
	Liderança Liberal.
	 b)
	Liderança Democrática.
	 c)
	Liderança Parcial.
	 d)
	Liderança Autocrática.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais