Buscar

Modelo BOCR para Tomada de Decisão em Negócios

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IBMR LAUREATE
Administração – Prof: Stanley
Mirian Stephanie Francisco da Silva
TEORIA DA DECISÃO E SIMULAÇÕES EM NEGÓCIOS: A1- TRAB. INDIVIDUAL -
Modelo de Tomada de Decisão conhecido (B.O.C.R - Analysis of benefits, opportunities, costs, and risks.)
Acadêmico
Rio de Janeiro 2020
A síntese multiplicativa usual de prioridades alternativas para “analysis of benefits, opportunities, costs, and risks” obtidos de modelos hierárquicos ou de rede analíticos separados, pode ser ambígua. A proporção de prioridades de benefícios e oportunidades para prioridades de custo e risco pode ser enganosa ao avaliar a lucratividade de um projeto. Se o projeto tiver uma relação benefício / custo > 1, seus benefícios superam seus custos. 
Se houver vários projetos para escolher, esses projetos geralmente serão solicitados de acordo com suas respectivas taxas de benefício / custo. Aqueles com uma razão > 1 são os atrativos que excedem o ponto de equilíbrio, e aquele com a maior taxa entre esses fornece o maior retorno sobre o dinheiro gasto e muito provavelmente seria o escolhido. Geralmente os benefícios e os custos são difíceis de expressar em termos monetários, especialmente quando alguns dos benefícios ou custos são intangíveis. 
A quantificação usando modelagem aritmética com intervalo BOCR é realizada em associação com dois tipos de modelos: processo de rede analítica (ANP) e processo de hierarquia analítica (AHP) por consenso de vários especialistas. As oportunidades na análise do BOCR geralmente capturam expectativas sobre cisão positiva, lucros futuros e receita de futuros desenvolvimentos positivos, enquanto os benefícios representam receita atual ou os lucros de desenvolvimentos positivos dos quais se tem relativamente certeza. 
Os riscos na análise BOCR capturam as consequências esperadas de futuros desenvolvimentos negativos, enquanto os custos representam perdas e esforços (atuais) e as consequências de desenvolvimentos negativos de que se tem relativamente certeza. Ela permite, portanto, uma análise potencialmente mais rica do que uma mera análise de BC, embora muitos dos aspectos que definem os fatores e seus relacionamentos sejam geralmente difíceis de especificar e quantificar. 
Critérios estratégicos são critérios muito básicos que indivíduos e grupos usam para avaliar se devem tomar alguma das muitas decisões que enfrentam em suas operações diárias. Eles não dependem de nenhuma decisão específica para suas prioridades, mas são avaliados em termos dos objetivos e valores do indivíduo ou organização. Considerando a possibilidade de tomada de decisão, evidenciou-se a importância de se adotar um processo estruturado, baseado em um procedimento consistente e independente das características do ambiente. 
Neste sentido, o Modelo BOCR pode ser combinado com diferentes métodos multicritérios. Similarmente, a síntese aditiva com prioridades de fatores adequadamente ponderadas, com base em magnitudes relativas, produzirá bons resultados, embora o uso de valores recíprocos de custos e riscos, como frequentemente preconizado na literatura, não seja recomendado; prioridades de custos e riscos negativos devem ser usadas.