Buscar

Avaliando o Aprendizado 3 - Higiene e Legislação dos Alimentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	São procedimentos que vão além do monitoramento, determinando se o sistema está funcionando conforme o plano de APPCC e se o plano é cientificamente e tecnicamente sólido, se os riscos foram identificados ou tratados da maneira prevista e que podem de fato ser controlados com eficácia.
		
	
	Procedimentos de Registro
	
	Procedimentos de Monitoramento
	
	Procedimentos de Análise
	
	Procedimentos de Correção
	 
	Procedimentos de Verificação
		2
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Um grupo estudantes apresentou sintomas de vômito e náuseas 2 horas após se alimentar em uma Unidade de Alimentação e Nutrição. No ambulatório de atendimento da universidade foi detectado que o único alimento ingerido em comum foi o arroz cozido e que este havia sido preparado no início da manhã, permanecendo em temperatura ambiente até a hora do almoço. O provável agente causador da doença transmitida pelo alimento foi:
		
	
	Salmonella sp.
	 
	Bacillus cereus
	
	Staphylococcus aureus
	
	Listeria monocitogenes
	
	Clostridium botulinum
		3
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Entre os parâmetros citados a seguir, quais os que são considerados intrínsecos envolvidos no crescimento de microorganismos:
		
	
	O oxigênio, a presença de gases nos alimentos, os constituintes antimicrobianos dos alimentos, o pH dos alimentos, a estrutura biológica dos alimentos e a microbiota dos alimentos.
	
	A atividade de água, a temperatura do ambiente onde o alimento se encontra, os constituintes antimicrobianos dos alimentos, o pH dos alimentos, a estrutura biológica dos alimentos.
	
	A atividade de água, os nutrientes dos alimentos, os constituintes antimicrobianos dos alimentos, a umidade relativa do ar, a estrutura biológica dos alimentos.
	 
	A atividade de água , os nutrientes dos alimentos, os constituintes antimicrobianos dos alimentos, o pH dos alimentos, a estrutura biológica dos alimentos e a microbiota dos alimentos.
	
	O pH, a acidez dos alimentos, a temperatura, a estrutura biológica dos alimentos, a umidade relativa do ambiente.
		4
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	Os dois fatores mais pesquisados em todo o mundo para o controle, eliminação ou diminuição do número de microrganismos durante o processamento, manipulação e distribuição dos alimentos para consumo são:
		
	
	Higiene e tempo.
	
	Ambiente e higiene.
	
	Temperatura e ambiente.
	
	Temperatura e higiene.
	 
	Tempo e temperatura.
		5
          Questão
	Acerto: 0,1  / 0,1
	
	A Legislação RDC N° 216, de 15 de setembro de 2004 (RDC 216/04) dispõe sobre Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação e tem como objetivo estabelecer procedimentos de Boas Práticas para serviços de alimentação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado. Sobre esta legislação, identifique a alternativa correta:
		
	
	Setores de produção de alimentos como buffês, cantinas, lanchonetes e padarias devem seguir critérios estabelecidos em outras legislações de alimentos, já que tratam de pequenas empresas que apenas expõe o alimento preparado para o consumo e/ou venda.
	
	A RDC 216/04 é uma legislação que passou por várias modificações e atualmente não é mais utilizada para nortear parâmetros específicos para garantir condições higiênico-sanitárias em unidades produtoras de alimentos
	
	A RDC 216/04 aplica-se aos serviços de alimentação que realizam as atividades exclusivas de manipulação e preparação de alimentos, excluindo os setores que realizam fracionamento, armazenamento, distribuição, transporte, exposição à venda e entrega de alimentos preparados ao consumo.
	 
	A RDC 216/04 estabelece os Procedimentos Operacionais Padronizados que devem ser obrigatoriamente estabelecidos e implementados por setores comerciais de produção de alimentos.
	
	A RDC 216/04 estabelece procedimentos básicos de condições higiênico-sanitárias de alimentos e formas para padronizá-los, por meio dos Procedimentos Operacionais Padronizados, nos quais são seguidos por setores comerciais e industriais de produção e fabricação de alimentos.

Continue navegando