Buscar

HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS AVALIANDO APRENDIZADO 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HIGIENE E LEGISLAÇÃO DOS ALIMENTOS - AVALIANDO APRENDIZADO 4
		
          1 Questão
	
	Considerando a CVS 6, de 10 de março de 1999, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.
	· 
	Devem ser implantados procedimentos de boas práticas de modo a prevenir ou minimizar a presença de insetos e roedores. A aplicação de produtos só deve ser realizada quando adotadas todas as medidas de prevenção, só podendo ser utilizados produtos não registrados no Ministério da Saúde.
	
Compare com a sua resposta:
a) Número de pessoas 164, já que um surto é de duas ou mais pessoas. Num intervalo de tempo de 15 horas, com semelhança entre os sintomas.
b)  A investigação da cadeia de produção de alimentos/ (desde a matéria-prima, seu transporte, manipulação/preparo/fabricação) até chegar ao consumidor, para se detectar os fatores contribuintes que possibilitaram o surgimento do surto. Assim, aspectos estruturais e de procedimentos (contaminação cruzada, modo de preparo, tempo/temperatura, manipuladores, conservação dos alimentos, exposição, higiene precária, etc.). Coletar amostra biológica disponível de comensais, manipuladores e alimentos.
	
		
          2 Questão
	
	
	Qual a legislação vigente que dispõe sobre o Regulamento Técnico para aplicação das Boas Práticas de Fabricação em Seviços de Alimentação:
I) RDC 216 de 15 de setembro de 2004.
II) RDC 275 de 21 de outubro de 2002.
III) Portaria 1428, de 26 de novembro de1993.
		
	· Somente a proposição I é verdadeira.
	
	
	
Compare com a sua resposta:
O macarrão deveria ser armazenado em estoque seco, sob pallets ou prateleiras, em local higienizado e arejado. O presunto deveria estar armazenado sob refrigeração, em uma temperatura inferior a 4° C. Carne bovina, frango e camarão deveriam estar congelados, em uma temperatura de -12 a -18° C. Todos os produtos com embalagens integras e rótulos corretos apresentandos informações importantes e dentro da data de validade.
	
		
          3 Questão
	
	O sistema APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle) constitui um método pró-ativo e sistemático para controlar perigos nos alimentos. Em relação ao sistema APPCC, assinale a alternativa INCORRETA.
	 
	A ação preventiva, dentro do sistema APPCC, é baseada em procedimentos a serem seguidos quando ocorre um desvio no processo ou uma não conformidade.
	
Compare com a sua resposta: O aluno deverá descrever como fazer as etapas de pré-lavagem, lavagem, enxague e sanitização, explicitando os produtos químicos usados e a forma correta de usá-los.
	
		
          4 Questão
	 
	As doenças de origem alimentar (DOAs) ocorrem, quando uma pessoa contrai uma enfermidade, devido à ingestão de alimentos contaminados com bactérias patogênicas e/ou suas toxinas. A doença que envolve a ingestão de células viáveis do microrganismo patogênico, colonização e/ou invasão, é denominada
	  
	infecção alimentar.
	
Compare com a sua resposta: 1) NÃO EXCEDER 180°C, OBSERVAR SE HÁ FUMAÇA E MUDANÇAS FÍSICAS. 2)DEGELO SOB REFRIGERAÇÃO OU POR MICRO-ONDAS DESDE QUE SEJA LOGO COZIDO.3) ALIMENTO A 60°C DEVE ATINGIR 10°C A UM MAXIMO DE 2 HORAS. 4) SOB REFRIGERAÇÃO OU FERVURA
	
		
          5 Questão
	
	Quanto à presença de pragas e vetores nos serviços de alimentação, marque a opção correta.
		
	
	Um cuidado importante é manter o ambiente limpo de sujidades e o lixo acondicionado em recipiente apropriado para que pragas e vetores não sejam atraídos pelos resíduos de alimentos.
	
Compare com a sua resposta: O cloro é inimigo da maioria dos materiais metálicos, pois provoca corrosões. O produto está presente em alguns tipos de detergentes e até mesmo na água corrente, portanto é fundamental secar o inox dos equipamentos com um pano macio após a limpeza.

Continue navegando