Buscar

Avaliação Online

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova de "Concepções Educacionais e Currículos em Educação de Jovens e Adultos"	
1 - A Lei de Diretrizes e Bases da educação Nacional n.º 9.394/96 prevê que a educação de jovens e adultos se destina àqueles que não tiveram acesso (ou não deram continuidade) aos estudos no Ensino Fundamental e Médio. É procedente afirmar que? (Valor: 1)
A) 	Sua clientela são os alunos de faixa etária de 7 a 17 anos.
B) 	Essa modalidade deve ser oferecida somente em sistemas gratuitos de ensino, com oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características, interesses, condições de vida e de trabalho do cidadão.
C) 	Para atender esta clientela, o MEC elaborou as Propostas Curriculares para o 1º e 2º segmentos, que se constituem em diretrizes curriculares nacionais da prática pedagógica.
D) 	Sua clientela são jovens e adultos maiores de 14 anos.
2 - A prática educativa do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos, para apresentar qualidade, deve estar pautada em conhecimentos teóricos e na reflexão sobre o seu fazer pedagógico. Deve priorizar no seu planejamento, as seguintes fases, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	Estabelecer e ordenar os objetivos de sua ação.
B) 	Elaborar provas no final de cada aula e de cada sequência de atividades.
C) 	Prever como fará a avaliação da aprendizagem.
D) 	Conhecer a realidade dos seus alunos.
3 - É axiomático explicitar que educação e currículo estão profundamente implicados em relações de poder que dá à teorização educacional crítica seu caráter fundamentalmente político. Assim, em relação ao poder pode se inferir que: (Valor: 1)
A) 	Quando contestado, o currículo, não é demonstração de que tem poder, apenas o poder não se realiza.
B) 	Se manifesta somente sob uma forma tão cristalina e identificável.
C) 	O currículo não está no centro de relações de poder, como pode parecer.
D) 	Se manifesta através das linhas divisórias que separam os diferentes grupos sociais em termos de classe, etnia, gênero etc.
4 - O que a pedagogia de Paulo Freire aproveita do pensamento deste autor é a ideia de aprender fazendo, o trabalho cooperativo, a relação entre teoria e prática, o método de iniciar o trabalho educativo pela fala (linguagem) dos alunos.
Educação é vida!
Ainda no contexto do pensamento pedagógico contemporâneo, esta afirmativa refere-se ao autor norte americano chamado de: (Valor: 1)
A) 	Carl Rogers.
B) 	Lev Vygotsky.
C) 	John Dewey.
D) 	Henri Wallon.
5 - É importante para o educador de jovens e adultos encontrar meios de fazer todos os alunos, sem exceção, acreditarem em si mesmos. Valorizar a auto-estima e contribui para a aprendizagem. As atitudes explicitadas abaixo são essenciais no trato com esta clientela, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	É preciso ter sensibilidade para ouvir e interpretar o comportamento deles.
B) 	Os conteúdos têm relação com a vida, para incentivá-los a não desistirem.
C) 	Deve-se priorizar o que é relevante de fato para a turma, pois cada um tem um ritmo e, por isso, nem sempre é possível cumprir o programa inteiro.
D) 	A avaliação deve ter um caráter de classificação para indicar os alunos que aprenderam e os que não aprenderam.
6 - Na tradição crítica, a cultura não é vista como um conjunto inerte e estático de valores e conhecimentos a serem transmitidos de forma não-problemática a uma nova geração, nem ela existe de forma unitária e homogênea. Em vez disso, o currículo e a educação estão profundamente envolvidos em uma política cultural, o que significa que: (Valor: 1)
A) 	São tanto campos de produção ativa de cultura quanto campos de contestação.
B) 	São tanto campos de produção inativa de cultura quanto espaços de contestação.
C) 	Currículo e cultura não estão intrinsecamente ligados em uma política cultural.
D) 	A cultura é vista como um conjunto inerte e estático de valores e conhecimentos.
7 - O trabalho pedagógico com o currículo multicultural deve atender algumas expectativas. São elas, EXCETO: (Valor: 1)
A) 	Preocupar-se em desfazer preconceitos e estereótipos.
B) 	Privilegiar a diversidade cultural, com a aceitação do diferente e do diverso, como base das relações sociais democráticas, em detrimento à homogeneização gestada à lógica do capital excludente.
C) 	Desenvolver o trabalho com o currículo oculto.
D) 	Difundir e conhecer saberes diversos, em contrapartida àqueles validados pelo cânon da cultura dominante.
8 - Discutindo as concepções da consciência ingênua e consciência crítica, resgata-se inicialmente a noção de consciência, que tem como conceito a representação mental da realidade exterior, do objeto, do mundo, e a representação mental de si, do sujeito, a autoconsciência, conforme afirma Vieira Pinto (2000). Para você o conceito de consciência crítica é: (Valor: 1)
A) 	É aquela que não inclui em sua representação da real idade exterior e de si mesma a compreensão das condições e determinantes que a fazem pensar tal como pensa. Não inclui a referência ao mundo objetivo como seu determinante fundamental.
B) 	Ela pode refletir sobre si, tomar-se a si mesma como objeto de sua compreensão, porém não chega a ser uma autoconsciência.
C) 	É a representação mental do mundo exterior e de si, acompanhada da clara percepção dos condicionamentos objetivos que a fazem ter tal representação.
D) 	Ela não pode levar à completa e rápida solução dos problemas que considera, e traduz-se em uma fonte de equívocos, de desperdício de recursos, de intentos frustrados.
9 - De acordo com Tyler, a organização e o desenvolvimento do currículo deve buscar responder quatro questões básicas. Uma delas "Que objetivos educacionais deve a escola procurar atingir?" diz respeito a qual ou quais aspectos educacionais: (Valor: 1)
A) 	Avaliação.
B) 	Ensino e instrução.
C) 	Currículo.
D) 	Todos aspectos.
10 - Tem sua preocupação voltada para a alfabetização de jovens e adultos, acreditando que o indivíduo não devia ser alfabetizado apenas para a leitura e escrita, mas deveria ser proporcionada uma educação politizada, crítica e de transformação de atitudes. Estamos nos referindo a... (Valor: 1)
A) 	Lev Vygotsky.
B) 	Carl Rogers.
C) 	Jean Piaget.
D) 	Paulo Freire.

Outros materiais