Buscar

Prévia do material em texto

PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR 
 Gestão Escolar Teoria e Prática
 PEDAGOGIA
 Jane Kely Silva César Rodrigues
 Matrícula: 201903561353
Pedagogia
 Montes Claros MG
 2020
 
 Gestão Escolar Teoria e Prática
O termo gestão deriva do latim gestione e significa gerir, gerência, administração. Administrar é planejar, organizar, dirigir, controlar recurso, visando atingir determinado objetivo. Gerir é fazer as conduzir a organização para seus objetivos. Portanto, gestão é o ato de conduzir para a obtenção dos resultados desejados. (Oliveira; PEREZ JR.; SILVA, 2002, p.136)
A Gestão escolar tem como objetivo propiciar ao ambiente escolar uma administração eficiente sendo fundamental na democratização abrangendo os aspectos pedagógicos assim como também os burocráticos, sendo objetivo principal da gestão administrativa da escola é cuidar dos recursos materiais, físicos e financeiros da instituição.
 A gestão é responsável por cuidar do patrimônio e assegurar a coerência de sua utilização.
A Proposta de Prática como componente curricular tem com principal objetivo esclarecer a gestão democrática. Apoiar os dirigentes do sistema de ensino geral, para que tenhamos igualdade e qualidade de educação acessível para todos. Para que esse processo tenha sucesso é necessário por em prática todo conhecimento estudado, se adequando a transformações que acontecem constantemente. Quando temos em mente o desenvolvimento democrático e a efetivação da cidadania, pensamos em uma escola que forme nossos jovens orientados para a participação social e respaldados por valores e justiça social.
O termo gestão deriva do latim gestione e significa gerir, gerencia, administração. Administrar é planejar, organizar, dirigir, controlar recurso, visando atingir determinado objetivo.
 Gerir é fazer as coisas acontecerem e conduzir a organização para seus objetivos. Portanto, gestão é o ato de conduzir para a obtenção dos resultados desejados.
Para melhor capacitação e serviço as escolas privadas e o MEC oferecem programas de gestores: Escola de Gestores: 
A Rede de ensino Coleguium (Grupo ELEVA) oferece para seus professores um curso de gestores, sendo assim capacitando os para os cargos de gestão escolar, tais eles sendo coordenadora pedagógica e direção, dando oportunidades de conhecimento das bases de gestão de acordo com o que a rede acredita ser o melhor caminho para ajuste de seus funcionários.
PRADIME — Tem como objetivo oferecer a todos os dirigentes da rede municipal de educação e as equipes técnicas de gestão da educação uma variação de programas de aperfeiçoamento. Sendo cursos on-line e presenciais, palestras e oficinas de capacitação.
Escola de Gestores da Educação Básica — O programa busca qualificar gestores da educação básica pública, oferecendo cursos para contribuição da gestão escolar democrática e uma educação de qualidade. O 
MEC com Isso espera melhora dos índices educacionais das escolas municipais.
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros municipais da Educação (PRO CONSELHO) - Fortalece os conselhos municipais já existente e estimula a criação de novos com a comunidade ajudando e também fiscalizando as políticas educacionais.
Programa Nacional de Fortalecimento de Conselhos escolares - Tem como objetivo estimular a implantação dos conselhos escolares por meio de material didático específico e formação continuada, de acordo com a necessidade do sistema de ensino das políticas educacionais e dos profissionais envolvidos com a gestão escolar democrática. São oficinas de elaboração de projetos, encontros municipais para a formação de conselhos, formação continuada em conselhos escolares, elaboração de material didático-pedagógico específico, curso de extensão a distância. 
Conclusão
Gestão Escolar é uma importante área de atuação profissional do licenciado em Pedagogia, sendo que compreende a administração, coordenação e orientação pedagógica da escola, além de demandar grandes responsabilidades por parte da equipe gestora, como a promoção de uma gestão participativa e democrática.
 Foi usado como ferramenta o portal do MEC, E uma pesquisa com alguns gestores e professores de conhecimento particular e de redes de ensino privado,que atendem crianças de 1 a 7 anos. A gestão tem sofrido dificuldades pois na maioria da vezes os profissionais não exercem somente seus respectivos cargos, pois a demanda é dificilmente adequada para que somente duas gestoras consigam monitorar e organizar o trabalho. Mesmo com toda dificuldade as gestoras convocam reuniões com toda equipe e com a comunidade escolar para que seja democrático, sendo assim ajustando todos os métodos e a equipe.
Bibliografia: 
https://diversa.org.br/planejamento-escolar-inclusivo-repensando-pratica-no-inicio-ano-letivo/?gclid=CjwKCAjwlbr8BRA0EiwAnt4MTtXuycURvzKcCXM4l_21mhFMKPfg98JwMG3pXb1xnMaCJD-SMQZ9jRoCLdYQAvD_BwE
https://escolaweb.com.br/gestao-escolar/qual-e-o-perfil-ideal-de-um-gestor-escolar/
http://portal.mec.gov.br
https://conteudo.elevaplataforma.com.br/gestao-escolar-saudavel-guia-diretores?utm_campaign=boas_vindas&utm_medium=email&utm_source=RD+Stationhttps://d335luupugsy2.cloudfront.net/cms/files/46119/1529090979gestao-escolar-saudavel-guia-diretores.pdf
http://portal.mec.gov.b 
r/expansao-da-rede-federal/195-secretarias-112877938/seb-educacao-basica-2007048997/18765-apoio-a-gestao-escola