Buscar

Avaliação 2 de Mediterrânea

Prévia do material em texto

2.Questão: (valor: 0,5 ponto): Mezze é o nome dado coletivamente para uma variedade de pequenos pratos com acompanhamentos, consumidos como aperitivos. Orektiká é o nome que se dá formalmente a estes petiscos. Diversos dips (cremes que podem ser combinados com diferentes alimentos como torradas, legumes, batatas chips) são servidos, com pita ou fatias de algum outro tipo de pão. Assim, crie uma preparação em no máximo 10 linhas, contendo um Orektiká e um Dip, consumidos tradicionalmente como Mezzes.
Orektiká: 
Servido com pão pita aquecido.
Dip: 
Queijo feta apimentado (queijo feta, pimenta calabresa e azeite de oliva)
Tzatziki: Iogurte grego, alho, pepino e endro, sal a gosto.
Questão: (valor: 0,5 ponto): Comida bonita, saborosa, cheirosa e também saudável, que congrega alimentos frescos como frutas, flores e legumes, ervas, azeites, carnes marinadas e grelhadas, pães ou outros alimentos à base de trigo (bolos, crepes, massas, couscous), frutos do mar e um bom vinho, ao longo do sul da Europa, Oriente Médio e Noroeste da África. Essas são as características da cozinha mediterrânea. Assim, cite uma preparação mediterrânea, a sua escolha, e a descreva (principais ingredientes, metodologia de preparo e de consumo) em no máximo quinze linhas.
Questão: (valor: 0,5 ponto): Sabemos que o prato mais famoso do Magreb é o Couscous (também chamado de Couscous Marroquino) e que o molho mais tradicional daquela região é a Harîssa, inclusive podendo ambos serem consumidos na mesma preparação. Sendo assim, pergunta-se: Qual a composição do Couscous Marroquino e qual é, no geral, a composição da Harîssa?
Couscous Marroquino é uma massa feita de semolina de trigo e Harîssa é uma pasta feita de pimentas, cominho, semente de coentro, sal e azeite.
Couscous Marroquino é uma massa feita de milho triturado e Harîssa é uma pasta feita de trigo.
Couscous Marroquino é uma massa feita de grão-de-bico e Harîssa é uma pasta feita de gergelim torrado.
Couscous Marroquino é uma massa feita de semolina de trigo e Harîssa é uma pasta feita de pimentas, gergelim, semente de coentro, sal e azeite.
Couscous Marroquino é uma massa feita de milho triturado e Harîssa é uma pasta feita de pimentas, cominho, semente de coentro, sal e azeite
Questão: (valor: 0,5 ponto): Existe um prato comum, à base de vegetais recheados, presente nas culinárias de diversos países que já foram pertencentes ao Império Otomano. A variedade mais conhecida é preparada enrolada em folhas de uva, e o recheio pode incluir arroz, abobrinha, berinjela, tomate e pimentão, com carne ou não. Sendo assim, pergunta-se: Qual o nome deste prato?
Labaneh
Harissa
Couscous
Dolmades
Fatuche
Questão: (valor: 0,5 ponto): Yufka é massa que se utiliza tanto para a elaboração de doces e pastéis turcos, como a baklava e vários tipos de börek. Se a massa for cozida levemente sobre uma grelha (em turco: sac), recebe o nome de "sac ekmeği" (pão de grelha) ou yufka ekmeği (pão de yufka), tornando-se um pão achatado. No período do Império Otomano, a Yufka teve seu nome alterado, para os idiomas ocidentais, principalmente para o grego. Sendo assim, pergunta-se: Qual o nome que a massa Yufka recebeu em grego?
Labaneh
Pita
Filo
Baharat
Fatuche
Questão: (valor: 0,5 ponto): O consumo de batatas na Espanha é muito alto e democrático, praticamente a batata é consumida em todo país, e de várias formas. Uma das formas mais comuns é a batata frita por imersão em óleo quente, servida com um molho picante à base de pimentas e alho. Com base em tais informações, responda: Sobre qual prato estamos falando?
Patatas Apimentadas;
Patatas Fritas;
Patatas Españolas;
Patatas Blancas;
Patatas à La Brava;
Questão: (valor: 0,5 ponto): O pão, na maioria dos países do norte da África e do Oriente Médio, é de preferência achatado e pode ser usado como um “envelope” dentro do qual se coloca algum recheio, como carnes e legumes grelhados. Na parte europeia do Mediterrâneo, em geral prefere-se pão com algum volume, que se corta em fatias ou pequenos pedaços para consumir. Com base no descrito acima, discorra em até 15 linhas, sobre o por quê existe a diferença entre o volume dos pães e cite um exemplo de cada.
Questão: (valor: 0,5 ponto): A Paella surgiu como alimento dos camponeses, nos séculos XV e XVI, quando saíam para o trabalho rural, levando arroz, azeite de oliva e sal, além do recipiente para cozinhar: uma panela redonda com alças, ampla e rasa chamada de “Paellera”. Passado algum tempo, a Paella difundiu-se e alcançou o litoral, e daí foram acrescentados os frutos do mar: camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo. Surgiram a feita com peixe e frutos do mar, a feita à base de peixe, frutos do mar e carnes e a feita com tinta de lula (tradicionalmente com frutos do mar). Quais são elas?
Paella Marinera, Paella Mista e Paella Negra;
Paella Madrileña, Paella Mista e Paella de Lula;
Paella Marinera, Paella Rural e Paella da Costa;
Paella Mineira, Paella Mista e Paella Marítima;
Paella Valenciana, Paella Espanhola e Paella Negra;
Questão: (valor: 0,5 ponto): Alguns países são os considerados como mediterrâneos devido à proximidade geográfica com o Mar Mediterrâneo ou com seu clima, mas não são banhados pelo mesmo. Quais são eles?
Portugal, Espanha e Itália;
França, Espanha e Portugal;
Sérvia, Portugal e Jordânia;
Estados Unidos, Canadá e México;
Angola, Marrocos e Tunísia;
Questão: (valor: 0,5 ponto): No Nordeste de Portugal, a criatividade popular permitiu a confecção de enchidos (embutidos) à base de pão e carne de galinha. Foram criadas como forma de reação por parte dos judeus Portugueses no século XVI, à proibição de não poderem comer carne de porco por motivos religiosos. Com base nas informações, responda: Sobre quais enchidos (embutidos) estamos falando?
Chouriço;
Paia de toucinho;
Alheiras;
Presunto;
Moura;
A principal característica do pão "folha", é justamente ele ser achatado, antes de chegar à Europa ele será dessa forma. Quando chegamos na Europa, verificamos que foram adotados outros costumes devido ao clima e o consumo de alguns alimentos precisam que ele seja mais prolongado, e também não se limita ao trigo, as outras regiões na Europa permitem também consumo de pães à base de milho, como as broas de milho em Portugal. Por exemplo, o pão alentejano é bem volumoso e tem seu interior (miolo), menor, para durar mais. Os costumes levaram também outros pães para consumo, mesmo achatado, por exemplo, a massa de pizza e a Itália também revolucionou receitas de outras massas que conhecemos mundialmente, para os italianos o pão e a massa de trigo é sua principal base alimentar. O pão é sem volume até chegar na Europa também era dessa forma pois os costumes do Oriente Médio e na África são utilizados como "talheres", essa região consome os alimentos com as mãos também, e usam o pão para resgatarem os molhos e carnes, dips que estão sendo diariamente consumidos, por exemplo, o conhecido pão sírio. Enquanto os pães mais volumosos, podem ser interpretados como pães para absorver os molhos, como esponjas.
Comida bonita, saborosa, cheirosa e também saudável, que congrega alimentos frescos como frutas, flores e legumes, ervas, azeites, carnes marinadas e grelhadas, pães ou outros alimentos à base de trigo (bolos, crepes, massas, couscous), frutos do mar e um bom vinho, ao longo do sul da Europa, Oriente Médio e Noroeste da África. Essas são as características da cozinha mediterrânea. Assim, cite uma preparação mediterrânea, a sua escolha, e a descreva (principais ingredientes, metodologia de preparo e de consumo) em no máximo quinze linhas.

Continue navegando