Buscar

APS - GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

APS 
GESTÃO DA QUALIDADE E DE PROCESSOS 
NOME: JULIA DA SILVA BOCAIUVA RA: 3939913
SÃO PAULO - 2020
ATIVIDADE 1
Escolher um dos processos de sua organização para realizar o mapeamento deste processo; - Realizar o mapeamento detalhado; - Elaborar um procedimento operacional padrão (POP) deste processo de maneira clara e sucinta e, caso necessário, propor melhorias neste processo. 
- Atualmente trabalho no setor logístico da empresa Lacoste, o processo que escolhi para descrever e mapear são as devoluções. 
MAPEAMENTO DO PROCESSO: 
· DEVOLUÇÕES 
- O processo se inicia nas lojas que necessitam fazer uma devolução, seja ela por defeito, mercadoria não solicitada ou acordo comercial. 
- O contato de intermediação entre as lojas e nós da Lacoste, é feito através dos representantes. 
- Os representantes enviam um arquivo em Excel chamado “BD” (BOLETIM DE DEVOLUÇÃO), contendo as peças que serão devolvidas com suas referências, cores e tamanhos. 
- Os BDs precisam atingir o valor mínimo de R$300,00; caso contrário aguardamos o período de 90 dias para que eles possam ser autorizados. 
- As peças são validadas e informamos os valores corretos, feito isso, enviamos o arquivo (BD) autorizando a devolução para o representante novamente. 
- Após a autorização, aguardamos a emissão da nota fiscal de devolução ser enviada pelo cliente com os valores e informações corretas de acordo com o BD autorizado. 
- Conferimos a nota e verificamos se tudo está de acordo. 
- Solicitamos a coleta reversa dessas mercadorias e monitoramos até a chegada em nosso CD (CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO). 
- Feito isso, damos entrada no nosso setor fiscal e o crédito é concedido ao cliente (LOJAS). 
ATIVIDADE 2:
Pesquise artigos publicados em eventos científicos de relevância relacionados à Reengenharia e BPM. Avalie os resultados dos artigos e correlacione os mesmos com o case de uma empresa.
REENGENHARIA 
A Reengenharia de Processos, desenvolvida na década de 1990 por James Champy e Michael Hammer, é hoje uma importante ferramenta para reformular estruturas organizacionais e garantir mais agilidade e eficiência nos resultados da empresa.
Trata-se de um sistema que tem como objetivo redefinir e readequar determinados processos empresariais.
A reengenharia procura reestruturar a organização por meio de novas ideias e metodologias a fim de reduzir custos, aumentar rendimentos, garantir a satisfação dos clientes e promover a melhoria contínua.
BPM
BPM é a abreviação de Business Process Management, que traduzido para o português significa Gerenciamento de Processos de Negócio.
BPM é uma abordagem de gerenciamento adaptável, desenvolvido com a finalidade de sistematizar e facilitar processos organizacionais individuais complexos, dentro e fora das empresas.
O BPM tem como intuito trazer a tona informações pertinentes de como os processos são executados para que melhorias possam ser realizadas e para que os processos possam ser gerenciados possibilitando uma melhor tomada de decisões e visão do negócio como um todo.
A grande vantagem do BPM para uma empresa é a melhora continua dos processos permitindo que as organizações sejam mais eficientes, mais assertivas e mais capazes de mudanças do que aquelas com foco funcional, com abordagem de gerenciamento tradicional hierárquico.
INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS: 
OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS: 
ANÁLISE E REDESENHO DO PROCESSO 
IMPLANTAÇÃO DA SOLUÇÃO PARA O “NOVO PROCESSO”
MAPEAMENTO DO PROCESSO 
IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO 
PROCESSO: 
· NOTA DE ENTRADA E-COMMERCE (LACOSTE)
Inicialmente, temos um relatório semanal de todas as devoluções feitas em nosso e-commerce incluindo nossa loja digital da lacoste, a dafiti, netshoes e lojas americanas. 
Temos uma demanda de mais de 400 peças a serem devolvidas por semana, e temos que fazer a nota de entrada de cada uma delas, uma por vez. 
MAPEAMENTO DO PROCESSO: 
- Pegamos o número do pedido da compra, entramos em nosso sistema, inserimos o número e selecionamos quais as peças que serão devolvidas. 
- Feito isso, incluímos algumas informações, como: qual a loja que estamos nos referindo, (LACOSTE, DAFITI, NETSHOES OU AMERICANAS), se a devolução possui frete, número de volume, se foi feita através de dinheiro ou cartão, endereço do cliente, dentre outras. 
- Ao finalizar, o número da nota de entrada é emitido e alimentamos uma outra planilha com essas informações. 
- Para finalizarmos, demoramos cerca de 5 minutos para emitir cada nota. 
O processo é idêntico para todos os tipos devoluções e notas de entrada, se tornando bem repetitivo e extremamente demorado. Além dos erros que podem acontecer ao digitar um por vez. 
Sendo assim, um projeto de reengenharia e BPM seria a automatização deste processo.
A empresa já possui um sistema, basta aperfeiçoar para que ele seja feito uma vez só por semana de uma maneira mais rápida e eficaz.
As devoluções seriam importadas de acordo com a sua loja e suas respectivas informações, economizando tempo, sanando os erros e deixando o processo mais eficiente.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Mais conteúdos dessa disciplina