Buscar

Evolução do Endomarketing nas Empresas

Prévia do material em texto

A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE ENDOMARKETING
 Em tempos de escassez de recursos naturais e de deterioração ambiental, a preocupação com o bem-estar a longo prazo e o interesse público começam a fazer parte da agenda de prioridades para algumas empresas.
 Num cenário caracterizado pelo ritmo das mudanças na economia mundial, pela transformação dos mercados, que agora voltam-se para o setor de serviços com muito mais interesse e disposição de investimentos, pela necessidade de as empresas se estruturarem  e oferecerem planos de abordagem aos empregados que visem a máxima qualidade do produto-atendimento oferecido aos seus mercados, o Endomarketing servirá, cada vez mais, para "facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando objetivos da organização, harmonizando e fortalecendo estas relações".
 Do mesmo modo que a empresa busca definir seu posicionamento perante os clientes e mercados, buscando controlar os elementos que devem dar sustentação à realização de tais diretrizes é também sua tarefa eleger suas prioridades para o Endomarketing perante seu público interno e, obviamente, buscar a concretização dessas prioridades.
PARA QUE SERVE O ENDOMARKETING?
 Facilitar e realizar trocas construindo relacionamentos com o público interno, compartilhando os objetivos da empresa ou organização, harmonizando e fortalecendo estas relações. 
 O Endomarketing busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado para alcançar o público externo das organizações, para uso em seus ambientes internos. O Endomarketing funciona como “fio condutor” das estratégias de marketing das empresas ao fazer a ligação entre o funcionário, o produto e o cliente, utilizando as ferramentas de marketing, comunicação, recursos humanos e psicologia para promover integração, envolvimento e absorção de novas filosofias, informações, estratégias e práticas operacionais no mercado interno de uma organização.
Dentre os objetivos do Endomarketing podemos destacar:
·	A integração da noção de “cliente” nos processos internos da estrutura organizacional, proporcionando melhoria na qualidade de produtos e serviços.
·	Melhoria do clima organizacional pela maximização dos canais de comunicação e relacionamento, com a consequente elevação da qualidade da interação e coesão em todos os níveis da organização.
·	Retenção de talentos e diminuição de turnover, ao estimular o desenvolvimento das qualidades exigidas para o ganho de competitividade empresarial: talentos, capacidade, visão.
·	Compartilhamento dos valores e objetivos da empresa entre seus diversos departamentos.
·	Aumento da qualidade do trabalho desenvolvido, pelo incremento da integração sinérgica e do comprometimento do colaborador, por meio do seu reconhecimento e valorização.
·	Conscientização dos participantes sobre a importância dos relacionamentos humanos que ocorrem dentro das organizações, sensibilizando o “cliente interno” para a motivação pessoal e profissional.
 A afirmação de Ducker indica que o papel do marketing é compreender muito bem o cliente, para que o produto ou serviço se adapte perfeitamente a ele; dessa forma, a venda será uma consequência natural. Este conceito aproxima a função de Marketing à de RH: conhecer para satisfazer.
 Podemos concluir então que o objetivo mais importante do Endomarketing é garantir que a empresa possua um conjunto de talentos humanos plenamente identificados com a missão e visão da organização e conscientes do impacto de suas ações sobre o público externo. Consequentemente, dispostos a ajudá-la a atingir seus objetivos de ação voltada para os clientes. Para que isto seja alcançado é necessário que as empresas, cada vez mais, se preocupem com a valorização e reconhecimento do seu público interno.

Continue navegando