Buscar

caso clinico microbiologia.docx

Prévia do material em texto

CASO CLÍNICO – MICROBIOLOGIA
	M.S, mulher branca, 19 anos de idade, solteira, moradora de um bairro que não possui um saneamento adequado, procura um PS em função das constantes dores no corpo, náuseas, vômito e falta de apetite. Relata ter tido inflamações frequentes na garganta quinze dias antes da visita ao médico.
 HISTÓRICO DO PACIENTE: Além de faringite a paciente relatou ter sentido:
- dores de cabeça, 
- calafrios 
- dores musculares
- erupção cutânea (pequenas manchas vermelho-escarlate de textura áspera na pele que apareceram inicialmente no tronco, depois tomaram o rosto e pescoço). 
Acrescentou também ter uma má alimentação e histórico de carência nutricional quando criança o que debilita o sistema imunológico ficando assim vulnerável a vários tipos de infecções.
DIAGNÓSTICO: O diagnóstico da escarlatina é feito principalmente com observações clínicas (associação de febre, inflamação da garganta e erupção puntiforme de cor vermelho vivo e de distribuição típica), entretanto deve ser confirmada através da pesquisa do estreptococo num esfregaço colhido por swab da garganta na região chamada nasofaringe (coleta-se a secreção exsudado).
A confirmação da doença também pode ser feita após a cura através de exames de sangue (testes sorológicos). Por fim antibiograma para identificação de sensibilidade a Bacitracina fechando o diagnóstico laboratorial.
Após a realização do exame foi confirmada a presença de Estreptococo beta hemolítico do grupo A, ou seja, Streptococcus pyogenes que é a causadora da escarlatina, doença que acomete a paciente.
É uma espécie de bactérias Gram-positivas com morfologia de coco, pertencentes ao género Streptococcus, do grupo A de Lancefield (colônias β-hemolíticas, com vários fatores de virulência).
TRATAMENTO: O tratamento de escolha para a escarlatina é a penicilina que elimina os estreptococos, evita as complicações da fase aguda, previne a febre reumática e diminui a possibilidade de aparecimento de glomerulonefrite (lesão renal). Nos doentes alérgicos à penicilina o medicamento habitualmente utilizado é a eritromicina.
COM BASE NO CASO CLÍNICO, RESPONDA:
01.  Dentre os microrganismos relacionados no caso clínico, selecione o mais importante e descreva as suas características e mecanismos de patogenicidade.
02. Descreva os métodos utilizados para o isolamento e identificação do microrganismo relacionado no caso clínico.
03. Caso o paciente tenha utilizado antibiótico cite os mecanismos de ação e de resistência desses antibióticos.
04. Quais os fatores ambientais que favorecem para a instalação do quadro infeccioso e de evolução da doença.
05. Descreva as possíveis estratégias de profilaxia da doença relacionada no caso clínico.

Continue navegando

Outros materiais